Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CRYSTAL WEAR MODAS


CRYSTAL WEAR MODAS

QUALIDADE - CHARME - ELEGÂNCIA - OPÇÃO - NOVIDADE - BELEZA - BRILHO - TRANSPARÊNCIA

É COMO SERVIMOS

AV. CENTRAL - Q.119 - L 4 - LOJA 1 - CORDEIRINHO - MARICÁ - RJ

TELS: 2648.2725 - 9807.9719

ABERTA DE TERÇA A SÁBADO DAS 9 AS 18h

AOS DOMINGOS DE 9 AS 14h

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

APAGÃO EM MARICÁ - AMPLA VERSUS FURNAS


APAGÃO EM MARICÁ - AMPLA VERSUS FURNAS

Noticiou o jornal O Globo de quarta-feira, dia 17/02/2010, pag.12:

“Pane deixa seis municípios sem energia elétrica”

“Concessionária diz que problema foi causado por Furnas”

Apagão seria o nome certo. Pane elétrica é para automóvel. Os jornais estão aliviando os danos a favorecer as concessionárias.
A Ampla se manifestou informando apenas que a interrupção se deu a partir das 19h. Deixou sem energia elétrica os municípios de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, e Petrópolis. Na maioria das cidades o apagão se deu desde as 18h, e a energia foi restabelecida quatro horas depois. No bairro da Barra de Maricá e Zacarias é comum durar de três a quatro horas enquanto no Centro o restabelecimento é feito com no máximo uma hora.
Disse o jornal que o problema foi na subestação de Adrianópolis que pertence a Furnas Centrais Elétricas.
O famoso jogo de empurra também presente. O ônus pertence a uma e o bônus a outra concessionária ou central, ou seja, uma recebe o dinheiro do povo e a outra tenta justificar as irregularidades.
Em Maricá temos sofrido apagões quase que diariamente. Vem desde o Natal. Basta ter um fim de semana que o sofrimento da população residente aumenta. Não são minutos como a Ampla alega, são horas na verdade. Se somarmos o tempo dos apagões na Barra de Maricá e Zacarias desde o Natal, já temos um somatório de mais de 24 horas sem energia elétrica. Há desligamentos e religamentos que duram dez minutos, duas a três vezes sucessivas no mesmo horário e muita gente não chega nem a notar. Recorrer ao Judiciário de nada, ou quase nada, adiantará. A proteção velada que se traduz nas indenizações de pequeno valor não intimidam a Ampla, pois não lhe serve de punição e forma eficaz de impor uma melhoria e, até evitar outras ações judiciais. Com o valor pequeno nas indenizações (existe até tabela) compensa a concessionária a continuar agindo com descaso, desrespeito, e indiferença com a população.
Como exemplo clássico de indiferença e desrespeito é o que está acontecendo na Barra de Maricá e Zacarias, onde, além dos apagões gerais veiculados na imprensa, todos os dias falta energia elétrica. Basta checar a partir do encontro da rua zero com a Av. Central, são três condomínios residenciais horizontais, e três verticais, contando apenas a quadra que engloba as ruas zero e um e mais a av. central, isto fora as casas residenciais e comércio como padaria, bares e um supermercado.
No Condomínio Residencial Barra Europa tem casa que o ar refrigerado liga mas não firma ou aciona o motor/compressor pois a voltagem que chega só atinge 85 volts ao invés dos 110V prometidos pela Ampla. O aparelho sofre com os sucessivos liga/desliga e logo apresentam defeitos. O jeito é colocar relógio trifásico e procurar uma das fases que mais se aproxima dos 110V. E tem mais, o regulador de voltagem do fax fica oscilando na maior parte do dia. O micro-ondas fica com a rotação insuficiente e a luz oscila. A energia só melhora um pouco a partir de meia noite e até às oito da manhã seguinte. Todos os eletricistas contatados e que trabalham nestes bairros foram unânimes em afirmar que o problema não está só na rua zero e início da av. central, é de todo o bairro, vai além da rua treze. Uma das soluções apontadas pelos profissionais eletricistas seria a troca de vários transformadores colocados nas ruas porque eles foram instalados há muito tempo quando a população do bairro era menos da metade, e hoje já não atende ao número de prédios existentes e de pessoas residindo, sendo que o número de pessoas aumenta em muito nos fins de semana, mormente nos condomínios.
Outra sugestão é instalar relógio trifásico (a Ampla cobra taxa alta para trocar) e cabos mais grossos para não haver perda (evitar emendas) pelo caminho entre o relógio e a caixa distribuidora, (o cabo 16 PP está a mais de R$ 9,00 o metro) alem de dar preferência a ar refrigerado de 220 V e com a indicação do IMETRO com a letra “A” de pouco consumo, e a mesma coisa com os chuveiros, micro-ondas, freezers e geladeiras, e fazer uma distribuição pela casa equilibrando a amperagem em cada fase.
Aja dinheiro para gastar por causa do descaso da Ampla. Se parte dos apagões há culpa das Centrais Elétricas, a outra parte cabe indubitavelmente a Ampla que não atende a contento a população e não investe em melhorias.
Mais uma, última, sugestão: Segundo Tim Maia - “CHAME O SÍNDICO!” ou unam-se e façam um abaixo-assinado contra a Ampla, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Associação do Bairro, contra todos os culpados, etc...