Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

MARICÁ TERÁ NOVO VEREADOR

Por unanimidade de votos (6X0) o TRE-RJ julgou procedente o pedido do PDT-Maricá em Ação de Perda do Cargo Eletivo por desfiliação partidária sem justa causa cometida pelo Vereador Paulo Maurício - pedindo ainda a posse imediata do suplente, que no caso será o advogado Claudio Ramos.
Leiam o Acórdão publicado hoje, dia 30/03/2012:

Data de Publicação: 30/03/2012
No TRIBUNAL: Dados do processo
Jornal: Diário Oficial do Rio de Janeiro
Caderno: TRERJ
Página: 00010
Local: Tribunal Regional Eleitoral.
SECRETARIA JUDICIÁRIA.
Coordenadoria de Sessões
Publicação: Acórdãos
ACORDAO N° 56.572 - PETICAO N° 345-75.2011.6.19.0055
Requerente: PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA - PDT, Diretório Municipal de Maricá
Advogados: MARCUS STANLEY SILVA ROSA e outros
Requerido: PAULO MAURICIO DUARTE DE CARVALHO
Advogado: Carlos Alberto Mello dos Santos
Requerido: PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO - PRB, Diretório Municipal de Maricá
Relator: Juiz LEONARDO ANTONELLI
Data do julgamento: 28/03/12
Decisao: POR UNANIMIDADE, JULGADO PROCEDENTE O PEDIDO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.
Total de Publicações: 1
-------------------------------------------------






quarta-feira, 28 de março de 2012

Câmara aprova PEC dos Procuradores Municipais




Câmara aprova PEC dos Procuradores Municipais

Matéria ainda terá de passar pelo segundo turno de votação antes de ir ao Senado

A Câmara aprovou em primeiro turno, por ampla maioria de votos, (396 votos a favor, 2 contra e uma abstenção), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 153/2003, que altera o artigo 132 da Carta Magna para autorizar municípios a organizar a carreira de procurador público municipal. A proposta também determina a inclusão no texto constitucional da necessidade de formalização, por parte dos municípios, de uma atividade profissional que já é obrigatoriamente disciplinada por estados, Distrito Federal e União.

Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco

De acordo com o texto da PEC, os procuradores municipais terão como responsabilidade prestar consultoria e assessoramento jurídico para as prefeituras, como uma espécie de advogados-gerais dos municípios. De autoria do deputado licenciado Maurício Rands (PT-PE), a matéria tramita na Casa desde setembro de 2003, e ainda precisa de outro turno de votação antes ser encaminhada ao Senado. Deputados ainda têm de obedecer ao prazo regimental de cinco sessões plenárias antes da nova deliberação.

Confira a íntegra da PEC

“Nada mais justifica excluir os municípios da exigência constitucional de organizarem suas carreiras de procurador. Nada mais justifica a possibilidade de ausência de controle de legalidade, ou um controle deficiente, decorrente da falta de mão-de-obra especializada ou de entrega de tal controle a pessoas estranhas ao quadro efetivo da administração municipal. A ausência de pareceres, proferidos por procuradores concursados, leva à descredibilidade da administração pública frente aos órgãos externos de controle [...]. Cabe esclarecer que os municípios com menor potencial econômico instituirão a carreira de procurador municipal de forma proporcional as suas possibilidades”, diz a PEC em sua justificativa, registrando ainda que a matéria foi demandada pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais, com o objetivo de regulamentar a situação da advocacia pública “no âmbito dos municípios”.

A PEC 153 foi o único item pautado para votação em plenário nesta terça-feira (27), depois de reunião de líderes que também levou ao acordo em torno de duas das prioridades governistas no Congresso – a Lei Geral da Copa e a atualização do Código Florestal Brasileiro. No bojo desse consenso, foi atrelada às duas votação a deliberação, no Senado, da criação do Funpresp, o fundo de aposentadoria dos servidores públicos federais (leia mais sobre o assunto).

por Fábio Góis | 27/03/2012 22:05

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/camara-aprova-pec-dos-procuradores-municipais/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+congresso+%28Congresso+em+Foco%29

Íntegra da PEC:

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº , DE 2003

(Do Sr. MAURÍCIO RANDS)

Altera o art. 132 da Constituição Federal

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Art. 1º O artigo 132 da Constituição Federal abaixo enumerado passa a vigorar com as seguinte redação:

"Art. 132. Os Procuradores dos Estados, Municípios e Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.

Parágrafo único. Aos procuradores referidos neste artigo é assegurada estabilidade após 3 (três) anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante os órgãos próprios, após relatório circunstanciado das corregedorias."

Art. 2º Esta Emenda Constitucional entrar em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

O presente projeto de Emenda Constitucional nasce como pretensão da Associação Nacional dos Procuradores Municipais - ANPM, tendo por escopo regulamentar a questão da Advocacia Pública no âmbito dos Municípios.

Merece registro o fato de que o Brasil possui mais de 5.500 (cinco mil e quinhentos) municípios, sendo que princípios insculpidos no Texto Constitucional, de observância imperativa pela Administração Pública, em sentido amplo, demandam a valorização, como ocorreu em plano federal e estadual, da carreira de Procurador.

A previsão, em plano constitucional, da carreira de procurador municipal é medida que vai ao de encontro do regime jurídico-administrativo e, por conseguinte, é indisponibilidade do interesse público, pela administração.

O Princípio da Legalidade também se efetiva no plano interno da Administração Pública, com o exercício do controle preventivo, feito pelos pareceres jurídicos e, no plano externo pela eficiente representação judicial, através de Procuradores concursados, e, portanto com independência funcional.

Nada mais justifica excluir os Municípios da exigência constitucional de organizarem suas carreiras de Procurador. Nada mais justifica a possibilidade de ausência de controle de legalidade, ou um controle deficiente, decorrente da falta de mão-de-obra especializada ou de entrega de tal controle a pessoas estranhas ao quadro efetivo da Administração Municipal.

A ausência de pareceres, proferidos por Procuradores concursados, leva à descredibilidade da Administração Pública frente aos órgãos externos de controle, Tribunais de Contas e Ministério Público.

Cabe esclarecer que os Municípios com menor potencial econômico instituirão a carreira de Procurador Municipal de forma proporcional as suas possibilidades.

Certo de poder contar com o apoio dos nobres pares, encaminho a presente Proposta de Emenda Constitucional.

Sala das Sessões, em ......... de .......................... de 2003.

Deputado MAURÍCIO RANDS

PT-PE

--------------------------------------------------

Lei Orgânica do Município de Maricá - RJ - promulgada em 05/04/1990:

Seção V

DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Art. 142 - A representação judicial, extrajudicial e Consultoria Jurídica do Município, ressalvada a representação judicial e extrajudicial da Câmara Municipal, são exercidas pelos Procuradores do Município, membros da Procuradoria Geral, instituição essencial à formalização dos atos da justiça administrativa, diretamente vinculada ao Prefeito com funções de supervisão dos serviços jurídicos da administração direta e indireta no âmbito do Poder Executivo.

§ 1° - O Procurador Geral do Município, nomeado pelo Prefeito, dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, após o referendo da maioria absoluta dos Vereadores.

§ 2° - O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.

§ 3° - Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a Procuradoria Geral do Município fará a cobrança judicial e extrajudicial através de seus Procuradores.

§ 4° - Fica garantida a participação dos Procuradores Municipais nos órgãos de instâncias colegiadas administrativas e fiscais, na forma da lei.

Art. 435 - A carreira de Procurador Municipal, a organização e funcionamento da instituição serão disciplinados em Lei Complementar, observadas as diretrizes e sistemas da presente lei.

Foto: barra de Maricá aberta.

--------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais Ficha Limpa - CNJ

Nos jornais: CNJ quer estender ficha limpa aos tribunais de Justiça

De acordo com O Estado de S. Paulo, Conselho deve votar hoje uma resolução proibindo a contratação para cargos de confiança quem for enquadrado pela lei. Jornais destacam a escolha de José Serra como candidato tucano à prefeitura de SP

Conselho quer estender Ficha Limpa aos TJs

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vota hoje a resolução que estende a todos os tribunais do País a proibição de contratar para cargos de confiança pessoas que estejam enquadradas pela Lei da Ficha Limpa. Com início previsto para 9h30, a sessão será presidida pelo vice-presidente do órgão, ministro Carlos Ayres Britto, que no próximo dia 19 assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

De iniciativa do conselheiro Bruno Dantas, a resolução tem o apoio da maioria dos membros do CNJ, inclusive de Ayres Brito. Ele defende a Ficha Limpa como um avanço no País, não apenas para os candidatos, mas para toda a administração pública.

A resolução determina que o nomeado ou designado, antes da posse, terá de declarar por escrito, sob penas da lei, não incidir em qualquer das hipóteses que contrarie a lei. A veracidade da declaração será comprovada mediante certidões negativas fornecidas pela Justiça Federal, Justiça Eleitoral, tribunais de contas, Justiça estadual, Justiça militar e pelos órgãos públicos em que trabalhou nos últimos 10 anos.

CNJ vai ao Rio investigar folha salarial de juízes

A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desembarca hoje no Tribunal de Justiça do Rio para uma inspeção na folha de pagamento dos magistrados. Eliana Calmon, a corregedora nacional, escalou equipe de oito juízes e 12 servidores para examinarem os contracheques da toga. A investigação vai alcançar unidades judiciárias e administrativas da Justiça estadual de primeiro e segundo graus.

A folha de subsídios do TJ do Rio mostra que desembargadores e juízes de primeiro grau chegam a ganhar mensalmente de R$ 40 mil a R$ 150 mil.

A remuneração média de R$ 24 mil é acompanhada sistematicamente de “vantagens eventuais”. Alguns desembargadores receberam, ao longo de um ano, R$ 400 mil, cada, somente em penduricalhos. Em dezembro de 2011 um desembargador recebeu R$ 511 mil. Um outro recebeu R$ 349 mil. No total, 72 desembargadores receberam mais de R$ 100 mil – seis tiveram rendimentos superiores a R$ 200 mil.

PT pressiona por abertura de inquérito contra Demóstenes

O PT e partidos aliados ameaçam representar contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, caso não encaminhe ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para investigar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e outros parlamentares citados na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, por suposto envolvimento com a máfia dos caça-níqueis.

A investida para pressionar Gurgel foi acertada ontem e é o primeiro passo de uma articulação para a abertura de processo no Senado contra Demóstenes, que poderia resultar na cassação de seu mandato. A partir de uma denúncia formal ao STF, o PT e partidos aliados teriam fundamento para pedir ao Conselho de Ética da Casa que avalie a situação do senador.

por Congresso em Foco - 26/03/2012

O Estado de S. Paulo

Continue lendo em:Link

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/nos-jornais-cnj-quer-estender-ficha-limpa-aos-tribunais-de-justica/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+congresso+%28Congresso+em+Foco%29

----------------------------------------------

quinta-feira, 22 de março de 2012

RIO BONITO TEM FICHA LIMPA

O Prefeito do Município de Rio Bonito, Jose Luiz Alves Antunes, o Mandiocão, sancionou a Lei 1786, de 29.02.2012, a chamada "Lei Ficha Limpa Municipal", que estabelece critérios e exigências para a ocupação de cargos efetivos e comissionados na Administração Municipal.
O Projeto de Lei foi de iniciativa do Vereador Aliezio Nunes de Mendonça - PP - e ex-presidente do legislativo municipal por duas vezes.
A referida lei foi publicada no jornal local - "Folha da Terra", de 10.03.2012, pag.8, ano 16, edição 590.
Na região fluminense Rio Bonito foi o primeiro município a editar a lei ficha limpa municipal, a exemplo de centenas de municípios do Brasil.

terça-feira, 20 de março de 2012

COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL DE RIO BONITO - RJ


BC decreta liquidação da Cooperativa Rural de Rio Bonito no RJ

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Cooperativa de Crédito Rural de Rio Bonito Ltda, com sede em Rio Bonito, no Rio de Janeiro.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU). O motivo para a liquidação, segundo ato assinado pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, foi o comprometimento patrimonial e financeiro da instituição.

Sergio Luiz Borges de Azevedo foi nomeado como liquidante. Em decorrência da liquidação, tornaram-se indisponíveis os bens dos ex-administradores da cooperativa Edesio Martins Filho, Euclides Tarre de Oliveira, Luiz Santiago Borges, Marco Aurélio dos Santos e Mário Campos da Silveira.

(Murilo Rodrigues Alves | Valor)

16/03/2012 - 11h20 | do UOL Economia

http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/03/16/bc-decreta-liquidacao-da-cooperativa-rural-de-rio-bonito-no-rj.jhtm

Foto: Cachoeira do Cunha - Serra do Mar.

quinta-feira, 15 de março de 2012

PNUMA no Brasil

PNUMA no Brasil

O PNUMA, principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

Estabelecido em 1972, o PNUMA tem entre seus principais objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento; alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para aumentar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das futuras gerações.

Com sede em Nairóbi, no Quênia, o PNUMA dispõe de uma rede de escritórios regionais para apoiar instituições e processos de governança ambiental e, por intermédio desta rede, engaja uma ampla gama de parceiros dos setores governamental, não-governamental, acadêmico e privado em torno de acordos ambientais multilaterais e de programas e projetos de sustentabilidade.

Em 2004, o PNUMA pôs em marcha uma estratégia para reforçar suas atividades no país com a inauguração de um escritório em Brasilia. Este processo de descentralização de ações, deverá alcançar em breve outros países em desenvolvimento com o objetivo de facilitar a identificação de prioridades e o desenvolvimento de iniciativas que atendam especificidades subregionais e nacionais.

No Brasil, o PNUMA trabalha para disseminar, entre seus parceiros e à sociedade em geral, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos em temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, por outro lado, para promover uma mais intensa participação e contribuição de especialistas e instituições brasileiros em foros, iniciativas e ações internacionais. O PNUMA opera ainda em estreita coordenação com organismos regionais e subregionais e cooperantes bilaterais bem como com outras agências do Sistema ONU instaladas no país.

Dentre as principais áreas temáticas de atuação do PNUMA no período 2010-2011 estão as mudanças climáticas, a gestão de ecossistemas e biodiversidade, o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis e a governança ambiental.

Nestas áreas, o PNUMA procurará contribuir para o diálogo entre os gestores públicos, atores da sociedade civil, do setor privado e acadêmico abordando temas como:

A compilação e análise integrada de informações sobre o estado do meio ambiente e os impactos de processos de desenvolvimento sobre os recursos naturais, com objetivo de produzir subsídios para tomadores de decisão e apoiar a elaboração de políticas ambientais.

A identificação e desenvolvimento de alternativas para minimizar impactos negativos ao meio ambiente causados por padrões insustentáveis de produção e consumo, enfocando, principalmente, a eficiência de recursos.

assistência ao desenvolvimento de capacidades, de conhecimento científico e transferência de tecnologias para fortalecer a implementação de acordos ambientais multilaterais.

Implementação de ações integradas e de cooperação sul-sul entre países em desenvolvimento no âmbito de blocos de regionais e subregionais.

Promoção de parcerias integrando o setor privado em uma nova cultura de responsabilidade ambiental e criação de espaços para a preparação e participação da sociedade civil e setores acadêmicos para atuar solidariamente na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável.

O PNUMA Brasil atua em estreita colaboração com o Escritório Regional para a América Latina e Caribe, baseado no Panamá, e mobiliza recursos técnicos de suas diversas unidades especializadas localizadas em Nairobi, Paris, Genebra, Cambridge etc.

Por intermédio do link www.unep.org pode-se acessar maiores informações sobre os programas e as atividades do PNUMA em todo mundo, além de documentos técnicos (nos idiomas oficiais inglês, francês e espanhol), publicações, campanhas e outras informações de interesse ambiental.

PNUMA - Escritório do Brasil

Endereço EQSW 103/104, bloco C, 1º andar

Setor Sudoeste

Brasília-DF

70670-350

Tel: + 55 61 3038 9233

Fax: + 55 61 3038 9239

Email: pnuma.brasil@unep.org

http://www.pnuma.org.br

--------------------------------------------------------

Manejo de Ecossistemas

Ecossistemas promovem o bem-estar humano através do fornecimento dos mais variados serviços. A gestão ecossistêmica é uma abordagem para o gerenciamento de recursos naturais enfocada na capacidade dos ecossistemas de suprir as demandas ecológicas e futuras necessidades humanas.

A gestão ecossistêmica se adapta a necessidades emergentes, a novas informações e promovem o bem estar humano através dos serviços oferecidos. Fomenta uma visão compartilhada de um futuro desejável da integração de perspectivas sociais, ambientais e econômicas ao manejo de sistemas ecológicos naturais definidos geograficamente.

Selecionada como uma das seis áreas prioritárias da estratégia do PNUMA para o período 2010-2013, a gestão ecossistêmica requer o desenvolvimento de metodologias, mecanismos e instrumentos que o PNUMA vem aperfeiçoando e colocando à disposição dos países a sua experiência em:

maior integração de abordagens ecológicas nos processos de planejamento e desenvolvimento;

reforço de capacidades e apoio tecnológico para o uso de ferramentas de manejo do ecossistema (conservação, proteção, restauração, gestão sustentável, legislação, certificação);

Realinhamento dos programas ambientais e financiamento de medidas de proteção contra a degradação de serviços prioritários do ecossistema;

Avaliação e monitoria (ex. Indicadores, pesquisa etc);

Avaliação de riscos;

Definição de metodologias para o pagamentos por serviços ecossistêmicos, mecanismos de incentivos e financiamento;

Governabilidade entre gestores públicos, privados e atores sociais relevantes.

Tendo em vista que os serviços ecossistêmicos são interligados (ver figura abaixo) e não podem ser considerados isoladamente, o PNUMA promove uma perspectiva holística para lidar com aspectos como regulamentação, abastecimento, apoio e hábitos culturais, visando reverter o declínio de recursos através de uma maior resiliência e melhor funcionamento dos ecossistemas.

---------------------------------------------------------

Substâncias Nocivas e Resíduos

Substâncias químicas são parte integral do dia-a-dia e, atualmente, mais de 100 mil substâncias diferentes encontram-se em uso. Indústrias que produzem e utilizam essas substâncias têm um enorme impacto em termos de geração de empregos, comércio e crescimento econômico mundial.

Entretanto, apesar dos benefícios provenientes de substâncias químicas, é cada vez mais conhecido o potencial impacto adverso que tais substâncias podem causar à saúde humana. Entre estas se incluem:

Substâncias persistentes, biocumulativas e tóxicas (PBTs);

Substâncias químicas cancerígenas ou mutagênicas, ou que afetam negativamente os sistemas reprodutor, endócrino, imunológico ou nervoso;

Produtos químicos que oferecem perigos imediatos (tóxicos, explosivos, corrosivos);

Poluentes orgânicos persistentes (POPs),

Gases causadores de efeito estufa e substâncias destruidoras do ozônio (ODS);

Resíduos hospitalares, caso não sejam adequadamente manejadas e descartadas.

Os impactos causados por estas substâncias no meio ambiente podem afetar espécies sensíveis e ecossistemas e até causar problemas em larga-escala, como a eutrofização da água e depleção do ozônio estratosférico.

O progressivo ritmo de crescimento da produção, do comércio e do uso global de substâncias químicas (o consumo de químicos em países em desenvolvimento pode chegar a um terço do consumo mundial em 2020) coloca países, populações e governos frente ao complexo desafio de descontinuar, limitar ou readequar o uso de substâncias químicas em função de suas consequências, seu desenvolvimento econômico e tecnológico e capacidade de gestão.

A economia global está também testemunhando um aumento rápido na geração de resíduos perigosos (resíduos industriais, águas residuais, óleos, baterias usadas etc). Tais resíduos não somente oferecem riscos por sua própria natureza, mas também apresentam o potencial de contaminação de grandes quantidades de resíduos não-perigosos, caso não manejados separadamente. A segregação, o tratamento e o descarte apropriado de resíduos perigosos são, portanto, de grande importância.

A atuação do PNUMA nesta área inclui o papel de facilitador das negociações de tratados internacionais sobre químicos e resíduos, oferecendo Secretariado para:

Convenção de Basiléia para o Controle dos Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e sua Disposição;

Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio;

Convenção de Roterdã (ou Convenção PIC) sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado para o Comércio Internacional de Certas Substâncias Químicas e Agrotóxicos Perigosos;

Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs);

Protocolo de Montreal sobre Substâncias que destróem a Camada de Ozônio;

Programa Global de Ação para a Proteção do Meio Ambiente Marinho de Atividades Baseadas ns Terra;

Abordagem Estratégica para o Manejo Internacional de Substâncias Químicas.

--------------------------------------------------------

Governança Ambiental

Desde 1972, quando o PNUMA foi criado, progressos consideráveis se registraram para aperfeiçoar os marcos legais e institucionais e a capacidade técnica para abordar os temas ambientais nas esferas globais, regionais e nacionais.

Com o apoio do PNUMA realizaram-se várias cúpulas internacionais, conferências ministeriais e adotaram-se centenas de acordos ambientais multilaterais para determinar o curso de ação sobre a degradação ambiental e o uso insustentável dos recursos naturais.

Entretanto, a efetiva implementação destes acordos se vê desafiada pela complexa e fragmentada arquitetura de governança ambiental internacional que conta com um elevado número de instituições que lidam com a questão dentro ou fora do Sistema das Nações Unidas.

As múltiplas atribuições e papéis, distribuidos entre instituições de várias esferas e segmentos e a dificuldade de coordenar as atividades e financiamentos no contexto internacional se rebate também a nível nacional onde os temas ambientais são tratados por diferentes atores e setores e com distintos enfoques o que dificulta a integração efetiva entre os aspectos econômicos e sociais e adequada gestão de recursos naturais e ambiente.

Neste contexto, o PNUMA vem trabalhando com os países membro na construção de um enfoque estratégico de longo prazo que possibilite um programa de trabalho coerente e uma melhor definição das tarefas e responsabilidades dos vários segmentos para responder rápida e efetivamente aos desafios ambientais emergentes e para atender as prioridades ambientais acordadas.

Várias conferências internacionais se sucederam com o objetivo de:

catalisar e coordenar esforços internacionais, buscando a implementação de ob jetivos acordados internacionalmente e apoiando processos de governança ambiental.

apoiar os processos e instituições de governança ambiental nacionais, sub-r egionais e regionais.

buscar coerência e articulação de mandatos no âmbito do Sistema Nações Unidas ;

assegurar financiamento estável, adequado e compatível com as demandas e desafios da área ambiental

estabelecer uma base científica forte, coherente e com credibilidade para apoiar os processos de tomada de decisão.

facilitar a transição para uma economia verde global

Governança Ambiental Internacional

Processo Belgrado, 27 - 28 Junho 2009

Primeiro encontro do grupo de consultores composto por Ministros ou Representantes de alto-nível em Governança Ambiental Internacional

---------------------------------------------------------

Eficiência de Recursos

A elevação dos níveis de produção, comércio e consumo de materiais para responder à crescente demanda por alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível está entre as maiores ameaças ambientais de nosso tempo. O crescimento econômico e o atendimento às necessidades básicas da população mundial não podem ser sustentados pelos atuais padrões de produção e consumo. Ao mesmo tempo, uma grande parcela da população mundial está ainda consumindo muito pouco para as suas necessidades básicas.

Responder a este duplo desafio requer uma combinação de políticas novas, investimento redirecionado, aplicação de tecnologias ambientalmente saudáveis, cooperação internacional e capacitação para reformular as economias nacionais, bem como a economia global.

---------------------------------------------------------

Consumo e Produção Sustentável

Por meio de seu Programa Regional sobre Consumo e Produção Sustentável para a América Latina e Caribe, o PNUMA vem impulsionando diversas atividades em relação a compras sustentáveis, rotulagem ambiental, ecodesenho, e produção mais limpa.

As experiências acumuladas até então estão disponíveis online em um site desenvolvido pelo PNUMA em colaboração com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A Rede de Informação e Capacitação em Consumo e Produção Sustentável (CPS) para América Latina e Caribe coloca à disposição uma biblioteca virtual sobre produção sustentável, cursos à distância, boletins informativos sobre atividades e projetos, calendário de cursos, reuniões e eventos, fóruns de diálogo e um sistema de busca de documentos por título, autor, categoria temática e área de influência.

Uma importante atividade relativa ao Processo de Marrakech é o apoio especial a economias emergentes (Brasil, África do Sul, China e Índia) na identificação de prioridades e no desenvolvimento de planos de ação e projetos de CPS.

Neste marco, uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas pelo PNUMA a nível global tem componentes, estudos ou projetos piloto em implementação no Brasil como se detalha abaixo.

Construções sustentáveis

O setor de construções é chave para o desenvolvimento sustentável, tanto em termos de geração de emprego e renda, de investimentos, de desenvolvimento tecnológico e industrial como também quanto aos potenciais impactos negativos ao meio ambiente. Estima-se que os edifícios sejam responsáveis por mais de 40 % do uso global de energia e 30% das emissões de gases de efeito estufa, o que torna as edificações responsáveis por boa parte do uso de recursos, geração de desperdício, consumo de energia e emissão de carbono na sociedade.

As iniciativas colocadas em andamento por governos, indústria, companhias privadas e universidades de incorporar ao máximo as variáveis ambientais ao setor da construção civil são, portanto, extremamente bem vindas tanto no que diz respeito a um uso mais eficiente de recursos naturais, como à mitigação das mudanças climáticas.

O PNUMA vem desenvolvendo simultaneamente no Brasil e na Tailância a Iniciativa de Habitação Social Sustentável (SUSHI, da sigla em inglês). O projeto, coordenado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e que congrega parcerias com outras instituições públicas federais e do Estado de S. Paulo, tem como objetivo mapear e avaliar práticas de construção sustentável em programas habitacionais, principalmente os de baixo custo, e desenvolver uma abordagem para garantir que esses programas incluam - desde a fase de projeto e ao longo de todo o ciclo de vida das edificações - princípios de sustentabilidade e boa gestão ambiental.

Rotulagem Ambiental (Eco-Labelling)

O projeto de rotulatem ambiental destina-se a intercambiar experiências e construir capacidades junto a indústrias e governos de países em desenvolvimento.

Esse projeto desenvolve-se simultaneamente no Brasil, China, Índia, Quênia, México, África do Sul e na região sudeste africana, países em que um setor foi selecionado. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Associação Brasileira de Papel e Celulose com o objetivo de fornecer ferramentas para que o setor alcance um padrão de excelência ambiental ao longo de todo o ciclo de vida do produto e avance em questões de rotulagem ambiental. A experiência da União Europeia, de países nórdicos e eventos em várias partes do mundo proporcionam estímulo e a capacitação para promover a competitividade das empresas e a crescente adequação a padrões internacionais de sustentabilidade de seus produtos de exportação. [Saiba mais]

Turismo sustentável

A indústria de turismo é uma das maiores empregadoras do mundo e apresenta uma grande diversidade de impactos - positivos e negativos - na vida das pessoas e no meio ambiente. Perda na biodiversidade, destruição da camada de ozônio e contribuição para as mudanças climáticas fazem parte dos impactos ambientais negativos deste cada vez mais importante setor da economia mundial. Diante disso, o PNUMA atua no apoio a governos e às organizações voltadas ao turismo (como operadores turísticos, hotéis e gestores de destinos turísticos) para a formulação ou reforço de políticas efetivas e implementação de programas que incorporem sustentabilidade como um dos valores da atividade turística e da manutenção da base produtiva dessa indústria.

Os consumidores também são alvo das ações da organização, no sentido de estimular a demanda pelo turismo sustentável. Dentro deste marco, a cidade brasileira de Paraty, no Rio de Janeiro, foi selecionada para a implementação do projeto piloto da campanha mundial Passaporte Verde. O objetivo é oferecer ao turista informações sobre como contribuir com o desenvolvimento sustentável a partir de atitudes responsáveis no momento da escolha do destino, em relação ao que fazer quando chegar lá, antes de ir embora e até depois de voltar para casa.

--------------------------------------------------------

É hora de agir, diz Secretário-Geral da Rio+20 em visita ao Brasil

Para Sha ZuKang, o maior desafio da Rio+20 é a implementação de ações para a economia verde e erradicação da pobreza.

Continue lendo em...

http://www.pnuma.org.br/

MARICÁ - RECADO PÚBLICO: DUTO DO COMPERJ, NÃO!

RECADO PÚBLICO: DUTO DO COMPERJ, NÃO!

Por unanimidade, o recado foi dado na Audiência Pública do “Projeto do Emissário Terrestre e Submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro”: - Fora, duto do COMPERJ!

A sociedade civil, em pleno exercício de cidadania, cumpriu seu papel e registrou na história do município de Maricá: - 24 de janeiro de 2012 – o dia do Não! Dia em que seus cidadãos se reuniram e viraram a mesa na Audiência Pública, aquele já conhecido e desconsiderado rito de passagem, passe-livre para os megaempreendimentos poluidores, usurpadores de referências ambientais e culturais. Em total cumplicidade, o poder público, aliado ao poder econômico, representado pelo INEA/CECA – órgão ambiental licenciador, assumiu o papel de mestre de cerimônia e apresentou seus atores, todos a serviço da liberação da absurda licença. A mesa da “festa” foi montada com pompa de corte, decorada com arranjos de flores mortas, impróprias! Os componentes, integrantes das equipes de consultores, da Petrobras e do INEA, identificados com pulseiras azuis, impróprias! Suas atitudes e discursos os identificavam, impróprios!

Em alta performance, experiente na função, o Presidente da CECA se apresentou ao público, destacando seu papel oficial, com a missão de receber as observações da plateia, “porque uma audiência pública não cancela o licenciamento, mas agrega recomendações ao processo”. Destacou, ainda, que seriam aceitas perguntas por escrito e que o uso da palavra estaria garantido aos (14) participantes já inscritos, via internet, de acordo com normas do CONEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Assim, foi dada a largada para as questões de ordem: “Vale o escrito? Não é isso o que está escrito no papel que descreve as – Normas de procedimentos para Audiência Pública – assinado pelo INEA e distribuído na pasta da Petrobras”, alerta o militante, Fernando Tinoco,também experiente, lendo o item 4: - "o Presidente declarará aberta a primeira fase da Audiência Pública, assim como aberto o prazo para a apresentação de perguntas escritas e inscrições para o uso da palavra durante os debates..." Diante disso, recuou o presidente da mesa e liberou o microfone, tempos depois de submeter a plateia, inclusive, ao relato dos projetos sociais da empresa, dedicados aos municípios afetados, como “uma grande oportunidade de promover o desenvolvimento da região do entorno”. Tempo perdido com tanto bla-bla-bla, pura propaganda enganosa, também imprópria! Além disso tudo, o foco fundamental está na outra questão da fala do presidente, sobre o papel da Audiência Pública: –“não cancela, mas agrega contribuições”. Segundo o item 6 das – Normas de procedimentos para Audiência Pública: “... ocasião em que apresentará explicação sobre o licenciamento ambiental, a ausência até o momento de decisão sobre a expedição da licença ambiental ao empreendimento, o caráter consultivo e os possíveis desdobramentos da Audiência Pública e o termo final do período de análise e decisão sobre a licença, o qual também levará em conta o que for apresentado na Audiência Pública e no período seguinte de oferecimento de comentários suplementares”. Vale o escrito? Assim, como bem observou uma participante, simples dona de casa: – Registrem bem o resultado da Audiência: “O povo de Maricá disse não ao duto!” E outra completou: “Nossa casa, nossa regra!” Vale o registro? Ponto final.

– A resistência, em Maricá, existe e está atuante como nunca, organizando seus movimentos e atuando em várias frentes em defesa dos ambientes naturais e culturais, como os pescadores tradicionais da comunidade Zacarias e os grupos em defesa das lagunas e restinga, como bem destacaram Flávia Lanari, representante da APALMA, e a Professora Desiré... da Associação Pró-restinga.

Como os donos do poder tanto gostam de destacar, também houve fartura de argumentos técnico-científicos contrários ao emissário, muito bem estudados e apontados pelos participantes, também embasados em pareceres dos meios acadêmicos. Dentre os muitos aspectos negativos do EIA, destaco o flagrante desrespeito à APA de Maricá e ao Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET, Unidade de Conservação administrada pelo próprio órgão licenciador, o INEA. A mesma mão que deve proteger licencia sua contaminação! Pasmem!

A área marinha do PESET, demarcada entre a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara, na enseada do bananal e entorno, (onde há ocorrência de vórtices), será alvo da pluma dos efluentes contaminantes: cianetos, fenóis, óleos e graxas... (toda a tabela periódica). Biodiversidade ignorada, biodiversidade perdida! Pesca artesanal de Itaipu e Maricá também em extinção!

Diante de tal ameaça, concreta, o Conselho Consultivo do PESET, integrado por representantes da sociedade civil, criou um Grupo de Trabalho dedicado a analisar o Estudo de Impacto Ambiental, ao longo do último ano. O Coordenador do GT, o ambientalista Cássio Garcez, apresentou na Audiência as principais questões (em anexo) que levaram à total desqualificação do EIA.

Essa Audiência Pública deve se tornar um marco. O marco zero para o INEA rever sua postura ética e a política pública ambiental que implementa no Estado do Rio de Janeiro. Se é que se pode considerar a existência de algum planejamento ambiental nesse governo, que esteja acima e além das politicagens partidárias. Exemplo claro? A inexistência de um eficaz plano de contingência, falha revelada diante do último acidente ocorrido na bacia de exploração de petróleo no litoral de Campos. Imagens fortes: mancha de óleo de enormes dimensões se estendendo pelo mar aberto. E o monitoramento? E as consequências? Quem sabe? E o pagamento das multas? Quem recebe? E as nefastas medidas compensatórias? O crime não compensa! A biodiversidade perdeu!

Laura França

Fonte: Alerta Google - Jornal Território Livre - marica.com.br

--------------------------------------------------------

Jornalista

Pós-graduada em Planejamento Ambiental-UFF

Ex-integrante do Movimento Cidadania Ecológica

Ex-Administradora do PESET (1993 a 1996)

Integrante do GT-Duto do Comperj

--------------------------------------------------------

URGENTE - DUTOS DO COMPERJ - MARICÁ

URGENTE: DUTOS DO COMPERJ, Carlos Minc e Prefeito de Maricá

Fátima Cristina

fatimapiramide

20:15 (2 horas atrás)

para Jean, bcc: mim

E...

Como anunciar 60 milhões de compensação ambiental do COMPERJ por conta do emissário, se a obra ainda não foi licenciada?

Que carro na frente dos bois é esse? Está tudo errado...

E...

Quer dizer que a obra vai ser feita em Itaipuaçu mas quem se beneficia é Araçatiba?

Que proposta indecente é essa!?

REPASSEM ESSE EMAIL, POR FAVOR.

A AUDIÊNCIA É AMANHÃ E NÃO PODEMOS FALTAR.

Fátima Cristina

---------- Mensagem encaminhada ----------

De: Ana Paula Carvalho (Aluap)

Data: 12 de março de 2012 17:52

Assunto: Fw: Secretário Carlos Minc e Prefeito de Maricá anunciam investimentos de R$ 93 milhões em saneamento

Para:

Que palhaçada é esta???

Como marcam uma audiência para amanhã e só informam hoje?????

É para não dar tempo de nos mobilizar/organizar???

Vejam a comunicação abaixo.

Att.,

Ana Paula de Carvalho

From: Secretaria de Comunicação

Sent: Monday, March 12, 2012 5:17 PM

To: undisclosed-recipients:

Subject: Secretário Carlos Minc e Prefeito de Maricá anunciam investimentos de R$ 93 milhões em saneamento

Secretário Carlos Minc e Prefeito de Maricá anunciam investimentos de R$ 93 milhões em saneamento

Nesta terça-feira (13/03), a partir das 18 horas, o Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebe o secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, para uma Audiência Pública sobre os principais projetos de saneamento na cidade e o anúncio de R$ 93 milhões em obras para a ampliação dos sistemas de coleta de esgoto no município. O valor corresponde a R$ 33 milhões do PAC2 do Estado somado a R$ 60 milhões referentes à contrapartida da Petrobras à construção do emissário submarino do Comperj, que passará por Maricá.

O investimento será aplicado nas regiões do Centro e de Araçatiba, com aplicação na construção de canalização e de estações de tratamento terciário de efluentes - das quais a água sai mais limpa após ser tratada. As obras serão realizadas em locais onde a Prefeitura também fará a pavimentação de ruas.

A Audiência Pública será realizada no Colégio Cenecista, na Rua Barão de Inoã, nº 137, no Centro.

Marcelo Moreira

FSB COMUNICAÇÕES

Cel.: + 55 21 8158.0934 (CLARO)

Cel.: + 55 21 9200.3128 (TIM)

Tel.: + 55 21 2637.1925

Website: http://www.fsb.com.br

domingo, 11 de março de 2012

PESQUISAS ELEITORAIS - POR QUÊ?

Instituto DataKuaKua e Instituto Sempalavras - pesquisas - por quê?

Os intitulados fizeram pesquisas de intenções de votos nos quintos dos ..., isto é, nos quinto, sexto e sétimo, distritos de “Marikaa-city”, e levantaram a seguinte lebre:

Antes de dar a lebre, devemos dizer, “Sempalavras” demais, que qualquer semelhança é mera coincidência com os fatos aqui narrados ou personagens da nossa história politica contemporânea.

Continuando...

a) intenção de voto espontânea significa que não foi apresentado ao entrevistado nenhum nome de candidato;

- e desta forma decorre que, se o entrevistado só conhece um candidato ou só existe um candidato publicamente declarado, de conhecimento público e notório, como o fato de um político que afirmou concorrer à reeleição, esta fato e metodologia, por si só, mascara o resultado, e numa avaliação equivocada pode virar “faca de dois legumes” (homenagem ao saudoso ex-vereador) ou seja, dar um tiro no pé.

Assim, apresentaram à mesa de bar o seguinte resultado, na encolha, de umas previas na cidade “marikaacitense”: (e dizendo que era sigiloso)

Em primeiro: Patus grilus falantis - com 28%;

Em segundo: Reiqueromais - com 18%; (para muitos Ficha Suja I);

Em terceiro: Medicu tentis mais - com 17%;

Em quarto: Tribunus vidrus - com 14%; (para muitos Ficha Suja II);

Em quinto: Tiradentes - com 11%.

Em sexto: outros somados - 2%

Indecisos: 10%

b) quando a pergunta ao entrevistado foi (em outro dia): “em quem você votaria dentre estes cinco nomes presselecionados:

obs: isto é, se foi direcionado, e na ordem ofertada ou veemência como dado nome é pronunciado pelo entrevistador leva a influenciar o entrevistado “alienado político” ou já “comprometido” com algum dos precandidatos, e assim prejudica uma avaliação futura.

1°- Reiqueromais - 22%

2° - Medicu tentis mais - 19%

3° - Patus grilus falantis - 18%

4° - Tiradentes - 12%

5° - Tribunus vidrus - 11%

6° - nenhum destes - 18%

c) nesta a pergunta foi feita (?) da seguinte forma: “em quem você não votaria se a eleição fosse hoje” - nota-se que a intenção era saber o índice de rejeição dos lordes, alcaides, ex-alcaides - e assim apresentaram o resultado:

1° - Patus grilus falantis - 60%

2° - Reiqueromais - 28%

3° - Tribunus vidrus - 7%

4° - Tiradentes - 3%

5° - Medicu tentis mais - 1%

6° - outros - 1%

Estas pesquisas certamente deram trabalho, pois, segundo os institutos apresentaram na mesa de bar, foi de bar em bar que colheram os resultados, pegando desengarrafamentos enormes, (chapinha por chapinha) em três dias exaustivos, (malhando o fígado), nesta complexa cidade “marikaacitense”, onde muitos súditos colaram uma estrela em suas carroças para identificá-los entre si e não se estranharem na bebedeira cuja a ressaca deste time dura quase quatro anos.

Nos bares próximos às margens do “Lago Sujo” onde o alcaide permitiu que os lordes e os súditos jogassem esgotos de seus banheiros diretamente sem tratamento, o cheiro, melhor dizer, o fedor, era tanto que as equipes encontraram dificuldades para encontrar alguém que parasse por um minuto apenas para responder as perguntas rápidas. Segundo os institutos o fedor era causado por uma gigantesca mortandade de peixes, em especial muitos bagres e alguns robalos. Perguntados sobre a causa, as respostas foram unânimes: esgotos jogados diretamente nos canais e nas manilhas de águas pluviais, que desembocam nas lagoas. Um crime com muitas vítimas mas sem um agente sequer preso ou processado. Autoridades do cochilo. Omissão e prevaricação em larga escala.

A pesquisa foi realizada também na frente da sede onde impera a nova alcaidessa com seus súditos “ad nutum” e sob a orientação do dedo do “seu José” (não confundir com “seu Jorge”), e jeito “sereno” de mandar. Parábolas à parte, mas lembrando o maior tribuno da história da humanidade, que lutou por todos e foi crucificado em plena campanha, quando respondeu a uma pergunta (não era pesquisa) de um dos seus apóstolos, que queria saber por que entre eles só falava por parábolas, e então o Mestre Tribuno respondeu que era para não jogar pérolas aos porcos. Assim é, continuando a falar das pesquisas daqueles institutos esquisitos, sempre por parábolas, vamos dando o recado, entenda quem tiver inteligência para entender, posto que no entendimento dos inteligentes pesquisa deste tipo pode ser realmente “faca de dois gumes” (homenagem aos inteligentes), ainda mais feita na surdina, umas servem para avaliações sérias e reservadas, outras se prestam para maquiagem de resultados e divulgação farta a confundir todo o sistema. As sérias são verdadeiras ferramentas de trabalho, as outras são como “lobo em pele de cordeiro” a enganar os desprovidos e alienados, fartos num povo sofrido e enganado pelos lordes das câmaras dos comuns e pelos alcaides.

Segundo o analista político lorde Picianius, quem tem índice de rejeição igual ou superior a intenção de votos pode “tirar o cavalo da chuva” e retirar a candidatura para não continuar a gastar o vil metal, as “moedas cunhadas”, então, para quem entende um pingo é letra, alcaide e ex-alcaides devem refugar a largada e deixar a corrida para os outros. Façam as apostas. Exemplo típico de bom alcaide da província próxima o brizolius que não alcançou o reino brazilius porque a rejeição plantada por opositores na mídia lhe davam 30% enquanto os votos eram de igual índice, o mesmo acontecendo com o ex-alcaide garotinhus mas bom de voto tanto que depois foi para a casa dos lordes.

Pesquisar ou não pesquisar, eis a questão. Dicotomia política.

Quantas vezes se tem acesso a uma pesquisa séria e verdadeira e nela não se acredita?

E quantas vezes ocorre o contrário, conhecendo-se pela mídia uma pesquisa fraudulenta ou equivocada mas nela se acreditando porque bem preparada como propaganda?

O povo deveria fazer o que fez com a “Lei Ficha Limpa” que nasceu de movimento popular, e repetir neste momento para modificar a lei vigente para só autorizar pesquisa eleitoral para uso interno dos partidos e proibir divulgações de toda a ordem.

Nesta eleição vindoura todos têm de rezar e confiar na autoridade maior do tribunal que regula e alimenta as urnas eletrônicas, até porque esta autoridade mor está sempre à ordem e luta para tornar feliz a humanidade, e assim não teremos mais surpresas em resultados finais.

Nunca se sabe quando uma pesquisa é verdadeira ou não. Às vezes enganam até quem as encomenda. A coleta por amostragem é insuficiente. A metodologia, período de realização da pesquisa, questionário completo aplicado ou a ser aplicado, o nome de quem pagou pela realização do trabalho, dentre tantas outras exigências, não inibe o mal que produz uma pesquisa como ferramenta de publicidade.

Portanto, os súditos da “província marikaacitense” devem esquecer esta tal de pesquisa e votar num candidato sério, que preze pela organização familiar, pelo direito à cidadania, pelo respeito ao povo que o cerca, pelo amor à cidade em mora, mas que tenha competência demonstrada na sua vida particular e na vida pública.