Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MARICÁ - O VIADUTO DO QUAQUÁ SERÁ INAUGURADO


O viaduto do quaquá finalmente será inaugurado no final do ano de 2013.
Dentro do "slogan" que ganhou força "Governo Quaquá faz mal feito, mas faz", este viaduto que o Rulk
afirmou que "liga o nada a lugar nenhum" veio tardiamente quando a engenharia avançou para permitir
fazer algo bem melhor do que está sendo entregue a população. Vários engenheiros deram suas opiniões
e enumeraram alguns itens que deixam a categoria profissional estarrecida: 1- pouca profundidade das colunas centrais onde receberão impacto do fluxo das correntes d'água ao abrir a barra; 2 - o vão central poderia ser mais extenso para evitar ter uma coluna bem ao meio da correnteza onde acarretará assoreamento e receberá maior impacto do fluxo; 3 - sua posição de direcionamento foi dentro de uma política urbana ultrapassada, lançando o fluxo de tráfego sobre a antiga Avenida Central, que tem nome de avenida mas largura de simples rua urbana (hoje denominada de Maysa), com predios construídos sem os devidos e necessários recúos e afastamentos frontais, mas politicamente acertado levando-se o comprometimento deste governo petista com as construções na restinga em Zacarias de "resorts", espigões, aparts hotéis (rua zero - rua dos pescadores). A av. central ou Maysa irá lançar e escoar o fluxo de veículos sendo uma importante via a invadir a restinga e aliviar os usuários dos resorts e etc; 4 - o correto seria usar como saída/entrada do viaduto a av. João Saldanha que poderia ser duplicada para trafego em dois sentidos com mão única de cada lado da via; o posicionamento foi um desastre; 5 - em se falando de desastre, muitos serão os acidentes decorrentes da falta de competência e planejamento da equipe do prefeito, difícil de não acreditar que não haverão muitos acidentes no sentido Guaratiba-Barra de Maricá bem no local da cabeceira do viaduto onde um cotovelo se construiu com um aclive acentuado; 6 - da mesma forma a saída quase dentro de um predio indo no sentido para o posto de gasolina onde se deverá frear após o declive da cabeceira para entrar na primeira rua à direita. De bom alvitre lembrar que os que saírem da praia pela rua 12 e forem usar a rua de acesso para a João Saldanha se depararão com muitos carros em sentido contrário pois não há sinalização adequada de contramão. Agora só nos resta a prova dos nove, que será quando São Pedro mandar encher a lagoa o obrigar a abrir a barra. A prova final. Até lá vamos acompanhar os noticiários com os acidentes que poderiam ser evitados e que o atual e incompetente Secretário Municipal de Transportes não consegue ver (ou pensar).
Feliz Ano de 2014 para a população e muita sorte para os usuários.