Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INEA - RESTINGA DE MARICÁ

NOTÍCIA DA SEMANA

INEA - Restinga de Maricá

A restinga de Maricá, na Zacarias, junto a Rua Zero, está ameaçada de novas invasões, toleradas, ignoradas pelas autoridades (in) competentes.

Só agora, recentemente, no último dia 19 de agosto de 2010, foi sentida a presença do INEA-RJ, e de um fiscal de obras da Prefeitura de Maricá, de nome Francisco.

A conversa foi longa mas nada de prático e eficaz resultou definido. Todos os ocupantes ilegais permanecem com suas invasões, com casa de moradia (bem recente), bares (há quase um ano), garagens. Parte dos invasores, ocupantes ilegais de uma área que é caracterizada como de restinga (flora e fauna), com APA definida, área “non aedificandi”, são moradores do próprio bairro ou até da mesma rua. São sabedores da irregularidade e da ilegalidade mas não se intimidam ante a algumas e esparsas ações das autoridades omissas e desleixadas.

A invasão da restinga no limite da rua zero é nova mas aumenta a cada mês, tanto que já se vê tijolos e telhas empilhadas aguardando a próxima ação que não dura mais do que algumas horas. É só esperar e em breve novo barraco estará pronto. A exemplo das invasões na Zacarias junto a Lagoa de Maricá se repetem as ações. A cada invasor que se estabelece vende um pedaço para um futuro invasor e assim sucessivamente tudo vai ser tomado e o local mais bonito de Maricá se transformará numa favela, a rua em um corredor perigoso, e as autoridades públicas municipais, estaduais e federais, a tudo assistindo de braços cruzados. No futuro as autoridades chegarão com fuzis e metralhadoras nas mãos para fazerem a ocupação e implantação das chamadas UPPs. Primeiro as autoridades fazem vista grossa, deixam a situação a chegar ao caos total, depois chegam como salvadores da pátria dando tiro pra todo o lado, balas perdidas matando inocentes, e então se vangloriam de que a solução chegou com a UPP.

O mercado imobiliário no local ferve e as ofertas não param. Negociam o que lhes não pertencem. Negociam o patrimônio público mais valioso da região por valores ínfimos. Não se vê ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Onde está o atual Secretário de Meio Ambiente de Maricá? Nada vê, nada sabe? E o Secretário Municipal de Obras? Também está vendado? De Secretários oriundos de Niterói e Nova Iguaçu a Prefeitura está servida.

A Rua Zero é o cartão de visita da Zacarias, da Barra de Maricá e de Guaratiba. É a sala de visita. É o local de chegada para todos que moram ou visitam os bairros e se dirigem às praias via Ponte do Boqueirão. A rua zero já deveria estar asfaltada, com meio-fio, sarjetas, placas indicativas, iluminação moderna.

Não somente o INEA vem sendo omisso e inoperante. O INEA é órgão novo mas englobou outros órgãos estaduais que igualmente eram inoperantes. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente também se omite. Mas outros órgãos que deveriam agir e dar exemplos nada fazem, temos na área federal o IBAMA, o SPU - Serviço de Patrimônio da União, - o MPF - Ministério Público Federal -, CONAMA, etc e tal.

“O por quê?” de tanta omissão se deve ao fato de se ter muitos órgãos para atuar contra a mesma violação as leis e desrespeito ao patrimônio público.

O Governo Federal é petista, o Governo Estadual é peemedebista, o Governo Municipal é petista. Estão entrelaçados numa grande coligação na esfera federal, e estadual. Se todos fazem parte de um mesmo grupo de interesses partidários não poderão no futuro alegar que inoperância e desleixo se deveu a discórdias políticas. Aliás, a questão ambiental e de desenvolvimento sustentável não deveria estar subjugada a questões politiqueiras, espera-se que sempre esteja acima destas picuinhas de bastidores políticos. O prefeito Quaquá é petista e deveria usar esta condição, situação e oportunidade única, para agir em nome da Cidade, do Bairro, e não usar os próprios ocupantes irregulares para fazer campanha para sua esposa Zeidam a alcançar um cargo eletivo de Deputada Estadual pelo PT. Primeiro deve-se fazer o dever de casa, dar o bom exemplo, e não fazer promessas de transformar o ilegal em le gal. Se Quaquá é Zeidam, e Zeidam é Quaquá, juntos bem que poderiam melhorar os bairros da Zacarias e da Barra de Maricá, dando bom exemplo, fazendo obras, e por consequência, certamente teriam o reconhecimento popular e o Governo Municipal cresceria de conceito e isto ajudaria a eleger a Zeidam. Por um caminho inverso não se vislumbra chance de vitória da Zeidam ou que venha a melhorar o conceito do atual governo. A situação se agrava quando se sabe que o Prefeito e a primeira dama moram na Rua Treze e conhecem de perto a situação. Vale a reflexão do que foi escrito. Só falar em urbanismo, meio ambiente, e desenvolvimento sustentável, não basta. Havemos de agir, de fazer alguma coisa real, prática, importante, e de efeito rápido, pois o tempo é implacável, e em breve estaremos sob o verdadeiro caos que nos acena para encontro futuro. A esperança morreu, está enterrada, e pintada de verde, no seu lugar está a vontade de agir e a perseverança.

Do blog - http://marikaa-za.blogspot.com/ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.