Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CÂNCER DE PELE - MELANOMA



Terça-feira, 30 de Setembro de 2008
Câncer de pele - melanoma

A cada ano, aumentam as incidências de câncer de pele no Brasil. O tipo mais agressivo, o melanoma, mata no mundo milhares de pessoas, todos os anos. Se for detectado no início, no entanto, antes de atingir camadas profundas da pele, a possibilidade de cura é grande. Por isso, não dá para bobear. Quanto antes detectarmos o problema, melhor. Aí vão uns números, que mostram como isso faz diferença. Em países desenvolvidos, onde a população é mais informada quanto aos sinais de perigo, e onde se consegue prontamente tratamento, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos - tempo que se espera para considerar o problema curado.

Já nos países em desenvolvimento, onde a desinformação é maior, a procura por ajuda demora mais e nem todos conseguem acesso a tratamento rápido, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Essa diferença não acontece por diferenças na qualidade do tratamento. Ela reflete o momento em que o paciente foi diagnosticado e tratado. Quanto antes, melhor.

Dito isso, insisto na importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista. Paralelamente, você mesmo pode - e deve - aumentar suas próprias chances de diagnóstico precoce.

O auto-exame de pele

Arma simples e poderosa, o auto-exame de pele tem que ser realizado com regularidade. Uma boa hora é depois do banho, e a freqüência ideal é uma vez ao mês. Assim você fica conhecendo a sua pele em detalhes, e perceberá sem demora se alguma coisa mudar.

Você pode me perguntar: "Mas eu não sou especialista. Será que isso vai mesmo me ajudar?" Aí vão mais números, que mostram que o auto-exame ajuda. Estudos comparativos mostram que dá para aumentar em 60% suas chances de sobreviver a um melanoma se você fizer o auto-exame. Ele é fácil, e pode salvar a sua vida. Melanoma não aparece só em quem é clarinho. Pessoas mais morenas também podem ter o problema. E mais. O melanoma não aparece apenas nas áreas expostas ao sol. Mesmo aquelas áreas da pele que ficam sempre cobertas precisam ser examinadas.

Durante o auto-exame, preste atenção aos seguintes itens:

1- Repare nos locais em que você tem pintas
2- Procure por pintas novas
3- Observe se alguma de suas pintas coça, arde ou sangra
4- Repare se alguma pinta mudou de cor, de tamanho ou de textura
5- Procure lesões endurecidas, que podem ser da cor da pele, mais claras, translúcidas ou róseas
6- Repare se alguma ferida não está cicatrizando ou está formando continuamente uma casquinha

Veja também se alguma das suas pintas se encaixa no ABCDE de risco para melanoma:

A - de Assimetria da lesão. Pintas simétricas costumam ser benignas, ao contrário das assimétricas
B - de Bordas irregulares, cheias de reentrâncias e saliências
C - de Cor. Se a pinta tiver dois ou mais tons, pode ser perigosa
D - de Diâmetro. Pintas medindo mais que 6 mm, são mais preocupantes
E - de Expansão, ou crescimento da lesão

O passo a passo do auto-exame

Você vai precisar de um espelho onde possa ver seu corpo inteiro, e de um segundo espelho, menor, para segurar na sua mão. Comece o exame pela cabeça. Observe seu rosto, pescoço, orelhas e lábios. Não se esqueça do couro cabeludo. Para isso, use uma escova ou um secador de cabelos, que afastam os fios deixando a pele mais visível.

Depois, é a vez do tórax. Observe a parte da frente, desde os ombros até a cintura. As mulheres não devem se esquecer de examinar sob as mamas. Vire-se de costas para o espelho grande e, com a ajuda do espelho menor, veja suas costas. Olhe com calma, desde os ombros até a cintura. Olhe também as nádegas e os genitais. Acabada essa etapa, levante um de seus braços e olhe a lateral do tórax, incluindo a axila. Depois, é a vez do outro braço.

Próxima etapa: mãos. Olhe tanto a palma quanto o dorso das mãos, o espaço entre os dedos e as unhas. Avalie os antebraços e depois, com a ajuda do espelho menor, os braços.

Não relaxe na hora de ver suas pernas. As pernas e a parte superior do tórax são propícias ao melanoma. Se precisar, use o espelho menor. Olhe a sola dos pés, calcanhares, o espaço entre os dedos e as unhas.

Se você perceber alguma lesão nova, ou se alguma pinta antiga mudar, não significa que você tem câncer. Apenas que você deve ir ao médico para descobrir o que está acontecendo. O auto-exame não substitui a visita anual ao dermatologista. Ele apenas complementa o cuidado com a sua saúde, e aumenta a sua chance de perceber um problema logo no início.
Por Lucia Mandel - Veja 0nline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.