quarta-feira, 29 de outubro de 2008
VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE
VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE
Por sete votos a favor do convênio, um contra, e uma abstenção, a Câmara Municipal de Maricá aprovou o Projeto de Lei 29/2008, cujo o texto renova a concessão à CEDAE para os serviços públicos de exploração e distribuição de água e esgoto sanitário na Cidade de Maricá.
Quase todos os vereadores tomaram posição quanto a renovação do convênio com a CEDAE, menos, e só, o vereador Jorge Castor do PMDB (reeleito), mas ainda sem opinião para dar, está indeciso.
Com a renovação, o Município de Maricá licencia a CEDAE por mais vinte anos, podendo, ao final deste prazo, prorrogá-lo por igual prazo.
Segundo a CEDAE, e a Prefeitura, a renovação do convênio se justifica uma vez que todo o Município será beneficiado, a curto prazo o Centro da Cidade e os bairros desta periferia, com uma verba destinada de R$ 8 milhões, e para os demais bairros e distritos existe um projeto orçado em R$ 120 milhões, com execução a médio e longo prazos. Se isto não fosse feito tais verbas se perderiam.
No Centro da Cidade, a CEDAE que há mais de meio século explora os serviços de captação e distribuição de água e esgoto, pouco expandiu a rede, a exemplo da Rua Álvares de Castro que vai do Centro até Araçatiba, passando por prédios de Cartório, Centro Administrativo da Prefeitura, Clube, Igrejas, Praças, desembocando no Fórum da Comarca. Nestes anos todos passados esta rua teve um acréscimo de quase 200 metros na rede de esgoto, e assim mesmo porque um alto funcionário da CEDAE, à época, havia comprado um imóvel nesta rua, e foi só.
A CEDAE explora, capta a água no próprio Município de Maricá na localidade de Ubatiba, mas há muita água por explorar e captar na Serra do Lagarto (divisa com Itaboraí) e no Espraiado. Maricá com seus mais de 100 mil habitantes já sente os efeitos deste atraso na distribuição, principalmente da água. Não basta somente aumentar a distribuição, a captação tem de ser em igual proporção, senão a divisão afetará a todos que pagarão pelo que não receberão.
Se aumentar a captação em Ubatiba, e iniciar outra na Serra do Lagarto (Caboclo) haverá água para servir ao primeiro distrito por inteiro. Já para Ponta Negra (bem como todo o segundo distrito) a captação mais indicada será na Serra do Espraiado. Inoã e Itaipuaçú a captação mais provável será de Laranjal (S. Gonçalo) ou do Rio de Janeiro, passando por Niterói.
E, por falar em Niterói, parece que o grupo de políticos e administradores desta Cidade, que está deixando o governo municipal, não gostou da aprovação do projeto de lei ao apagar das luzes em ambos os governos, lá, PT, e cá, PMDB, pois dificultou a entrada da companhia “Águas de Niterói” e “outras” na exploração de tais serviços. O grupo queria “entrar já” pela forma de “licitação” pois garante que seria mais “justo” e único meio legal, pois, alega, os serviços se fazem por meio de concessão.
Mas ninguém falou a respeito da participação do Município de Maricá nos lucros, ou nos “royalties”, pois a água está no subsolo do Município, e por esta captação a CEDAE nunca pagou nada, e nem está previsto no convênio, para amanhã ou futuro breve. Apenas sugar nossa água e não dar nada em troca é demais. Enquanto isto não se define a CEDAE bem que poderia dar melhor manutenção as redes instaladas, vejam por exemplo a estação de tratamento de esgoto em Araçatiba (junto ao Aeroporto) e a Caixa d’ água na rua zero na Barra. Podemos dizer também que a área para instalação da sede da CEDAE em Maricá foi doada pelo Município. Maricá assim parece mais a “viúva”. Nada reclama, só paga!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostaria de saber se há alguma previsão para extensão de rede de água e esgoto para Itaipuaçú. Meu e-mail é: mruiz_2006@ig.com.br
ResponderExcluirObrigada.
Quando chegará afinal a água em Itaipuaçu?Nós do
ResponderExcluirpovo já estamos cansados de tantas promessas e de tanto blá-Blá-blá.Na hora de pagarmos o IPTU não
se aceita corpo mole e nem deixa para depois,é só ameaças.IPTU que eu saiba é para ser revertido em
benefícios .Onde estão eles?Até quando o cidadão
de itaipuaçu vai continuar sem receber tratamento
humano?É só pagar infraestrutura que é bom...
E o abastecimento de agua para o o bairro do Caxito, passando pelos diversos Condomínios existentes no bairo, inclusive os que foram transformados em REGIÂO URBANA e que passaram a pagar IPTU, está na imediata programação?
ResponderExcluirAbsurdo esse contrato ser renovado por mais 20 anos, um ves que a cedae, não fez grandes melhoria na captação de água, nen em tratamento de esgoto, o que se vê são rios se transformando em deposito de esgoto à céu aberto, e varios bairros sofrendo com a falta de água potável
ResponderExcluirEu também sou moradora do Caxito, e queria saber quando teremos água, pois também moro num condominio (recanto verde), e também pago iptu, e quero ter água da cedae na minha torneira! Silvana Marcia.
ResponderExcluir