Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE


VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE

Por sete votos a favor do convênio, um contra, e uma abstenção, a Câmara Municipal de Maricá aprovou o Projeto de Lei 29/2008, cujo o texto renova a concessão à CEDAE para os serviços públicos de exploração e distribuição de água e esgoto sanitário na Cidade de Maricá.

Quase todos os vereadores tomaram posição quanto a renovação do convênio com a CEDAE, menos, e só, o vereador Jorge Castor do PMDB (reeleito), mas ainda sem opinião para dar, está indeciso.

Com a renovação, o Município de Maricá licencia a CEDAE por mais vinte anos, podendo, ao final deste prazo, prorrogá-lo por igual prazo.

Segundo a CEDAE, e a Prefeitura, a renovação do convênio se justifica uma vez que todo o Município será beneficiado, a curto prazo o Centro da Cidade e os bairros desta periferia, com uma verba destinada de R$ 8 milhões, e para os demais bairros e distritos existe um projeto orçado em R$ 120 milhões, com execução a médio e longo prazos. Se isto não fosse feito tais verbas se perderiam.

No Centro da Cidade, a CEDAE que há mais de meio século explora os serviços de captação e distribuição de água e esgoto, pouco expandiu a rede, a exemplo da Rua Álvares de Castro que vai do Centro até Araçatiba, passando por prédios de Cartório, Centro Administrativo da Prefeitura, Clube, Igrejas, Praças, desembocando no Fórum da Comarca. Nestes anos todos passados esta rua teve um acréscimo de quase 200 metros na rede de esgoto, e assim mesmo porque um alto funcionário da CEDAE, à época, havia comprado um imóvel nesta rua, e foi só.

A CEDAE explora, capta a água no próprio Município de Maricá na localidade de Ubatiba, mas há muita água por explorar e captar na Serra do Lagarto (divisa com Itaboraí) e no Espraiado. Maricá com seus mais de 100 mil habitantes já sente os efeitos deste atraso na distribuição, principalmente da água. Não basta somente aumentar a distribuição, a captação tem de ser em igual proporção, senão a divisão afetará a todos que pagarão pelo que não receberão.

Se aumentar a captação em Ubatiba, e iniciar outra na Serra do Lagarto (Caboclo) haverá água para servir ao primeiro distrito por inteiro. Já para Ponta Negra (bem como todo o segundo distrito) a captação mais indicada será na Serra do Espraiado. Inoã e Itaipuaçú a captação mais provável será de Laranjal (S. Gonçalo) ou do Rio de Janeiro, passando por Niterói.

E, por falar em Niterói, parece que o grupo de políticos e administradores desta Cidade, que está deixando o governo municipal, não gostou da aprovação do projeto de lei ao apagar das luzes em ambos os governos, lá, PT, e cá, PMDB, pois dificultou a entrada da companhia “Águas de Niterói” e “outras” na exploração de tais serviços. O grupo queria “entrar já” pela forma de “licitação” pois garante que seria mais “justo” e único meio legal, pois, alega, os serviços se fazem por meio de concessão.

Mas ninguém falou a respeito da participação do Município de Maricá nos lucros, ou nos “royalties”, pois a água está no subsolo do Município, e por esta captação a CEDAE nunca pagou nada, e nem está previsto no convênio, para amanhã ou futuro breve. Apenas sugar nossa água e não dar nada em troca é demais. Enquanto isto não se define a CEDAE bem que poderia dar melhor manutenção as redes instaladas, vejam por exemplo a estação de tratamento de esgoto em Araçatiba (junto ao Aeroporto) e a Caixa d’ água na rua zero na Barra. Podemos dizer também que a área para instalação da sede da CEDAE em Maricá foi doada pelo Município. Maricá assim parece mais a “viúva”. Nada reclama, só paga!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CÂNCER DE PELE - MELANOMA



Terça-feira, 30 de Setembro de 2008
Câncer de pele - melanoma

A cada ano, aumentam as incidências de câncer de pele no Brasil. O tipo mais agressivo, o melanoma, mata no mundo milhares de pessoas, todos os anos. Se for detectado no início, no entanto, antes de atingir camadas profundas da pele, a possibilidade de cura é grande. Por isso, não dá para bobear. Quanto antes detectarmos o problema, melhor. Aí vão uns números, que mostram como isso faz diferença. Em países desenvolvidos, onde a população é mais informada quanto aos sinais de perigo, e onde se consegue prontamente tratamento, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos - tempo que se espera para considerar o problema curado.

Já nos países em desenvolvimento, onde a desinformação é maior, a procura por ajuda demora mais e nem todos conseguem acesso a tratamento rápido, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Essa diferença não acontece por diferenças na qualidade do tratamento. Ela reflete o momento em que o paciente foi diagnosticado e tratado. Quanto antes, melhor.

Dito isso, insisto na importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista. Paralelamente, você mesmo pode - e deve - aumentar suas próprias chances de diagnóstico precoce.

O auto-exame de pele

Arma simples e poderosa, o auto-exame de pele tem que ser realizado com regularidade. Uma boa hora é depois do banho, e a freqüência ideal é uma vez ao mês. Assim você fica conhecendo a sua pele em detalhes, e perceberá sem demora se alguma coisa mudar.

Você pode me perguntar: "Mas eu não sou especialista. Será que isso vai mesmo me ajudar?" Aí vão mais números, que mostram que o auto-exame ajuda. Estudos comparativos mostram que dá para aumentar em 60% suas chances de sobreviver a um melanoma se você fizer o auto-exame. Ele é fácil, e pode salvar a sua vida. Melanoma não aparece só em quem é clarinho. Pessoas mais morenas também podem ter o problema. E mais. O melanoma não aparece apenas nas áreas expostas ao sol. Mesmo aquelas áreas da pele que ficam sempre cobertas precisam ser examinadas.

Durante o auto-exame, preste atenção aos seguintes itens:

1- Repare nos locais em que você tem pintas
2- Procure por pintas novas
3- Observe se alguma de suas pintas coça, arde ou sangra
4- Repare se alguma pinta mudou de cor, de tamanho ou de textura
5- Procure lesões endurecidas, que podem ser da cor da pele, mais claras, translúcidas ou róseas
6- Repare se alguma ferida não está cicatrizando ou está formando continuamente uma casquinha

Veja também se alguma das suas pintas se encaixa no ABCDE de risco para melanoma:

A - de Assimetria da lesão. Pintas simétricas costumam ser benignas, ao contrário das assimétricas
B - de Bordas irregulares, cheias de reentrâncias e saliências
C - de Cor. Se a pinta tiver dois ou mais tons, pode ser perigosa
D - de Diâmetro. Pintas medindo mais que 6 mm, são mais preocupantes
E - de Expansão, ou crescimento da lesão

O passo a passo do auto-exame

Você vai precisar de um espelho onde possa ver seu corpo inteiro, e de um segundo espelho, menor, para segurar na sua mão. Comece o exame pela cabeça. Observe seu rosto, pescoço, orelhas e lábios. Não se esqueça do couro cabeludo. Para isso, use uma escova ou um secador de cabelos, que afastam os fios deixando a pele mais visível.

Depois, é a vez do tórax. Observe a parte da frente, desde os ombros até a cintura. As mulheres não devem se esquecer de examinar sob as mamas. Vire-se de costas para o espelho grande e, com a ajuda do espelho menor, veja suas costas. Olhe com calma, desde os ombros até a cintura. Olhe também as nádegas e os genitais. Acabada essa etapa, levante um de seus braços e olhe a lateral do tórax, incluindo a axila. Depois, é a vez do outro braço.

Próxima etapa: mãos. Olhe tanto a palma quanto o dorso das mãos, o espaço entre os dedos e as unhas. Avalie os antebraços e depois, com a ajuda do espelho menor, os braços.

Não relaxe na hora de ver suas pernas. As pernas e a parte superior do tórax são propícias ao melanoma. Se precisar, use o espelho menor. Olhe a sola dos pés, calcanhares, o espaço entre os dedos e as unhas.

Se você perceber alguma lesão nova, ou se alguma pinta antiga mudar, não significa que você tem câncer. Apenas que você deve ir ao médico para descobrir o que está acontecendo. O auto-exame não substitui a visita anual ao dermatologista. Ele apenas complementa o cuidado com a sua saúde, e aumenta a sua chance de perceber um problema logo no início.
Por Lucia Mandel - Veja 0nline

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 DE OUTUBRO - DIA DO MESTRE


DIA 15 DE OUTUBRO - DIA DO MESTRE

ALGUMAS FRASES PARA MELHOR LEMBRAR DOS NOSSOS MESTRES

"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." (William Arthur Ward)

"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma." (Elbert Green Hubbard)

"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie."
(George Lichtenberg)

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." (Albert Eisntein)

"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores."
(Erasmo de Rotterdam)

"Reformemos as nossas escolas, e não teremos que reformar grande coisa nas nossas prisões."
( John Ruskin )

"As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade."
( Comenius )

"Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão."
( Victor Hugo )

" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influencia."
( Henry B. Adams )

"Aos estudantes recomendo uma única coisa, que amem seus professores tanto quanto seus estudos."
( Quintiliano )

NOTA DE REPÚDIO


EDUCADORES DIVULGAM REPÚDIO À VEJA

Por Redação - contato@fazendomedia.com

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, divulgou nota em repúdio à reportagem ofensiva aos professores veiculada no dia 20 de agosto de 2008 na Revista Veja. Por meio de informe publicitário, publicado em duas revistas de circulação nacional, Época e Istoé, a Confederação manifesta sua indignação em relação à referida reportagem, sob o título: "Você sabe o que estão ensinando a ele?", por considerá-la ofensiva aos professores e toda a sociedade brasileira.

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

Você sabe o que estão querendo dizer?

Mais uma vez, a Revista Veja (Editora Abril) se superou em superficialidade e falta de compromisso com os valores éticos da prática jornalística e da função social da comunicação. Em matéria intitulada: "Você sabe o que estão ensinando a ele?" (Edição nº33, de 20 de agosto de 2008), assinada por Monica Weinberg e Camila Pereira, desfere raivoso ataque contra os docentes brasileiros. Sob aparente pretexto de discutir a educação no Brasil, a publicação conclui de forma simplista e com intenção duvidosa que a baixa qualidade de ensino no País é responsabilidade dos professores que, ao invés de ensinarem o conteúdo de suas disciplinas, dedicam-se ao discurso ideológico dentro das salas de aula.

Agarrado ao pouco que restou de sua credibilidade, especialmente no meio midiático, mas também junto aos leitores mais atentos, o veículo sai em defesa da necessidade de neutralidade e, de maneira irresponsável, conclama os pais a promoverem patrulha ideológica nas escolas, controlando o que é ensinado pelos professores.

A temerosa reportagem insinua ainda que a responsabilidade em relação à qualidade da educação está vinculada apenas à ação individual dos professores, desconsiderando propositalmente o complexo fenômeno educacional, que envolve ações e políticas públicas, condições de trabalho e gestão, questões sociais e culturais.

Por meio desta reportagem, Veja presta um desserviço à sociedade. E diante da oportunidade de realizar um debate sério se revela novamente porta-voz de segmentos conservadores e antidemocráticos que sob a égide da "pseudo" neutralidade apregoam uma educação conservadora e acrítica - distante de preceitos reais de qualidade de educação capazes de oferecer uma formação cidadã e de contribuir para a consolidação democrática da sociedade brasileira.

Declaramos nosso compromisso com a luta pela educação como um direito, bem público e de qualidade a todos, e conclamamos a sociedade brasileira a se solidarizar com que dignamente faz da sua atividade docente instrumento da construção da cidadania e do desenvolvimento nacional.

CONTEE - Confederação Nacional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
http://www.fazendomedia.com/2008/educacao20080918.htm
18.09.2008

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

VEM CHEGANDO O VERÃO...


Vem chegando o verão…
13/outubro/2008

Do blog da cantora Marina Lima:

O Rio é uma cidade especial. Não é à toa que é tida como a cidade dos brasileiros. Além de bonita, o povo carioca é único: bem humorado, original, ousado, diferente… Mas o Rio está tão maltratado e seu povo tão machucado que nossa auto-estima anda baixa. Eu mesma já falei diversas vezes em mudar daqui — tamanha é a minha perplexidade diante do descaso em que vivemos, seja na área da saúde, da segurança ou da limpeza…

Mas se o Gabeira for eleito, me dá vontade de ficar de novo. Acompanhar as mudanças e ajudar no que for preciso. É como se o Rio tivesse encontrado alguém que é a sua cara– alguém inusitado e original, como nós cariocas somos, e um homem integro e competente, como nós cariocas merecemos.

Vem chegando o verão — e o Gabeira no coração.

beijo.

Marina

CLONAGEM DE TELEFONES - CUIDADO!


De: Uhland Schiefer (ugaschiefer@)
Enviada: sábado, 11 de outubro de 2008
Para:
From: li.acf@hotmail.com
Subject: FW: ENC:
Date: Wed, 8 Oct 2008

Para conhecimento - utilidade pública

URGENTE PARA TODOS
Amigos,

Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse:
21*0211581172839#
Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia.
O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número, se acionado, é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.
A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante para eles, começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso.
Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa.

O próprio policial pediu-me para divulgar. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois, infelizmente, o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.

Não deixe de repassar esta mensagem.
U R G E N T E!!!
MAIS UM AVISO:
NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR DESTE NÚMERO:
(11) 9965.0000..
TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.
REPASSEM ESTA MENSAGEM

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FATOR PREVIDENCIÁRIO


Fim do fator previdenciário avança na Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, por unanimidade, na manhã de hoje o fim do fator previdenciário (PL 3.299/08), com base no parecer do relator, deputado Germano Bonow (DEM/RS).

O projeto de lei do senador Paulo Paim (PT/RS) extingue o fator previdenciário, ou seja, é contra a fórmula de cálculo das aposentadorias que vinculou, a partir de 1999, o valor do benefício à expectativa média de sobrevida daqueles que alcançaram o tempo de contribuição (35/30 anos).

De acordo com o texto aprovado no Senado, sem o fator previdenciário a aposentadoria volta a ser calculada com base na média aritmética simples até o máximo dos últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses. O Ministério da Previdência Social é contrário ao texto.

Mobilização

Agora é a hora de intensificar a mobilização para garantir a aprovação, até o final do ano, do projeto de lei. Só a pressão diuturna poderá garantir o fim desta perversidade contra os aposentados e pensionistas do INSS.

O fator previdenciário é responsável pelo achatamento dos benefícios previdenciários em até 40%.

Tramitação

O projeto do senador Paim ainda será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, antes de ir a votos no plenário.

Marcos Verlaine - diap
VISITE O SITE DA CONFEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO BRASIL
www.cspb.orb.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ELEIÇÃO - 2008 - MARICÁ - RJ


ELEIÇÃO - 2008 - Maricá - RJ
CANDIDATOS A PREFEITO

Eleitorado:.................................... 73.388 - 100%
Votos:......................................... 62.163 - 84,70%
Quantidade de Seções:.......................... 196 - 100%
Totalizadas:................................... 196 - 100%
Votos Válidos:................................. 57.725 - 78,65%
Apurado:....................................... 73.388 - 100%
Nulos :...................................... 2.918 - 3,97%
Não Apurado:................................... 0
Não Totalizadas:............................... 0
em Branco: ............................... 1.520 - 2,07%
Comparecimento:................................ 62.163
Abstenções:.................................... 15,31%
Nulos + Brancos + Abstenções:.................. 21,35%

1°) WASHINGTON QUAQUÁ - N° 13
Coligação: PT / PSB / PPS / PC do B / PSDB / PSL / PTB / PRP / PT do B / PSDC / PTN / PRTB / PRB
Votos: 36.133
Percentual: 62,60%

2°) CAROLINO - N° 12
Coligação: PR / PTC / PHS / PMDB / PDT / PV / DEM / PMN
Votos: 13.895
Percentual: 24,07%

3°) DR. MARCELO DELAROLI - N° 20
Coligação: PP / PSC
Votos: 7.040
Percentual: 12,20%

4°) CONCEIÇÃO MARQUES - N° 50
Coligação: PSOL
Votos: 657
Percentual: 1,14

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

INFIDELIDADE À SOLTA


INFIDELIDADE À SOLTA

O presidente de um partido “C” que tem candidato a prefeito e a vereadores chega numa reunião e diz:
- abrimos mão para prefeito, podem votar no candidato a prefeito que desejarem, mas fechamos questão para vereador, cujo o candidato é... (aí entra mais uma infidelidade, o candidato a vereador escolhido pelo partido é de outro partido “M” e... não está na coligação - isto não é somente infidelidade, é também traição com o candidato a prefeito e aos demais candidatos a vereador do próprio partido).

O presidente do outro partido, o “M”, o do tal vereador escolhido, ta com tudo na mão, e manda as máquinas trabalharem, lá no longínquo distrito, em favor do candidato “Z” que é de outro partido, que não o dele, e nem está na sua coligação. Só até aqui já são dois os escolhidos pelos poderosos. Eles querem eleger de dois a quatro candidatos para não deixar a chama da política apagar.

Em função desta lambança toda, alguns candidatos a vereadores do partido “C” ficam sabendo e procuram dirigente do partido “D” para afirmarem que pedirão votos para o candidato a prefeito deste partido.

Se cada partido fiscalizasse e zelasse pela fidelidade nada disso estaria acontecendo, ou pelo menos, se acontecesse, haveria aplicação de punição. Só a legislação não basta. Tem que haver conscientização. Fora os infiéis!!!

Este relato não é fato isolado em Maricá. Deve estar acontecendo em todo o Brasil. Uma vergonha!!! Diria o Boris Casoy.