Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

REFLEXÃO


Para o seu deleite e reflexão.‏

De: Eduardo França
Enviada: terça-feira, 29 de setembro de 2009

Para:
Um TFA,

Paz, Saúde, Força e Alegria,
Eduardo França.'.

Para o seu deleite e reflexão.

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos,
na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos,
eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico,
lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "Santidade, qual é a melhor religião?"
(Your holiness, what`s the best religion?)
Esperava que ele dissesse:

"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais,
muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso,
me olhou bem nos olhos
- o que me desconsertou um pouco, porque eu sabia da malícia
contida na pergunta - e afirmou: "A melhor religião é a que mais
te aproxima de Deus, do Infinito".É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta,
voltei a perguntar:

- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:

-"Aquilo que te faz mais compassivo"
(e aí senti a ressonância tibetana, budista,
taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível,
mais desapegado,
mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...
Mais ético...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje
estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...
Não me interessa, amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não uma religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante,
tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas... só as de verão.
Mas, no fundo, isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, mas os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares
em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado".

Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.