Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

sábado, 20 de março de 2010

CORREDOR DA ALAMEDA



Corredor Expresso da Alameda de Niterói foi inaugurado.

O Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, em Niterói, foi inaugurado, finalmente. O projeto era antigo para substituir a idéia de viaduto, e foi inspirado nos corredores criados por Jaime Lerner em Curitiba há décadas passadas. O Corredor chegou tarde quando se sente que o viaduto seria mais, ou totalmente, eficaz.

O Corredor cria uma faixa exclusiva para coletivos na pista da Alameda facilitando o acesso aos terminais de passageiros que embarcam e desembarcam. Os coletivos ficarão em fila aguardando a vez da entrada à esquerda nestes “Corredores” e só sairão destes após o semáforo permitir. Pelo menos facilitaram o acesso aos portadores de necessidades especiais.

Esta obra faz parte do Plano de Reorganização do Trânsito em Niterói, pois a Cidade de Niterói se transformou nos últimos quatro anos em um verdadeiro caos no trânsito.
Faltam as soluções na prática para a Av. Feliciano Sodré, Jansen de Melo, Saldanha Marinho, Contorno, acessos a Ponte, e chegada do Rio em Niterói, sempre com as rampas entupidas.

O custo da obra constante da antiga placa desde o início foi de quase 7 milhões, com a promessa do Governo em diminuir em 20 minutos o tempo de percurso de toda a Alameda de 6 Kms.

O Governo escolheu o sábado para a inauguração pois é o dia mais fraco de trânsito, e mesmo assim houve engarrafamento. Ainda não se sabe como será a segunda-feira, dia 22 de março, entre as 7 e 9 horas da manhã sentido Ponte, e entre 18 e 20h da noite sentido Caramujo.

---------------------------------------------------

Comentário:

Esta obra do governo petista de Niterói que foi dada continuidade pelo governo pedetista de Roberto Silveira deixou um rombo, foi uma sangria nos cofres públicos de quase 7 milhões, isto se não foi mais, posto que é quase certo que usaram o acréscimo para obras de 25%. Não vai resolver nenhum problema de trânsito atual, e menos ainda para o futuro que será o caos. Da descida da caixa d’água saindo do Caramujo, e até a subida para a Ponte, são 11 sinais, semáforos, e nada menos que 55 minutos para percorrer toda a Alameda. No sentido Niterói-Maricá, a Alameda apresentava 15 sinais, semáforos, com a agravante de existirem dois retornos que atrapalham o trânsito para beneficiar, no primeiro uma minoria de moradores da região, e no segundo servidores públicos da polícia local e do Horto Florestal. Indistintamente, todos do povão, deverão atravessar a Alameda para alcançar as ilhas onde os coletivos passam pelo corredor “la vai um”. Vamos rezar para nenhum coletivo enguiçar dentro do corredor. Se todos os passageiros, que chegam e embarcam devem atravessar a pista da Alameda, então o sinal continua necessário, aliás, sem sinal não haverá passageiros nas baias dos corredores, e o trânsito será obrigatoriamente parado a cada tempo (5 por 1). Isto não é solução. Se o projeto estava engavetado tinha suas razões, mas o ex-prefeito só viu cifras e não solução. Desde 1975 com o advento da Ponte Rio-Niterói que a solução apontada para o local era a construção de viaduto, coisa que politiqueiros da época não tiveram capacidade para encarar, tendo vereadores encabeçado movimentos perante a minoria de moradores para atrapalhar a criação do projeto e início das obras. E Niterói não deixa alternativas para o desvio do trânsito pois a Desembargador Lima Castro e a 22 de Novembro não são suficientes e também ficarão entupidas de carros. Dizer que o percurso será feito não mais em 55 minutos, mas em 35 minutos, é gozar da cara dos munícipes, dos eleitores, dos usuários que ali passam para chegar a Maricá, Região dos Lagos, no dia-a-dia pelo trabalho e fins de semana para descanso. Esta obra praticamente inviabiliza a construção de viaduto pois vai encarecer o projeto, e nos primeiros testes de chuva mostrou que algo ainda está por corrigir uma vez que a Alameda nunca encheu tão fácil por diminuição das bocas de escoamento que entopem e as águas não encontram saída imediata por cima das antigas calçadas ao longo do canal que agora são fechadas. Virão outras obras, mais gastos, mas transtornos para moradores e motoristas. O ex-prefeito tentou imitar os corredores urbanos para coletivos de Curitiba, mas errou feio. Se quisesse ficar na história (como “do bem”) teria de projetar o viaduto, nem que custasse o dobro do valor. Isto não foi solução presente, foi complicação futura.
---------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.