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sábado, 24 de julho de 2010

GNV

GNV
“Seu carro no maior gás”
Confira dicas para evitar dor de cabeça na instalação e manutenção do GNV
Instalar um kit GNV (Gás Natural Veicular) no carro pode representar uma boa economia para o bolso, principalmente para quem roda muito por aí. Mas é bom ficar atento a algumas dicas que ajudam a evitar problemas na instalação e também depois na hora da manutenção.
O primeiro item que precisa ser observado é o cilindro. Ele tem que ser novo e ter o selo do Inmetro porque cilindros de origem duvidosa podem comprometer a segurança do sistema. Também é bom ficar atento à fixação do cilindro, e verificar se os furos na carroceria receberam tratamento contra corrosão. Existe um suporte específico para cada veículo e para cada cilindro, e, por isso, evite suportes universais.
Outro item importante é a fiação do kit GNV. Fuja dos kits com emaranhados de fios, arames, e soldas. Na fiação é fundamental o uso de terminais especiais automotivos, que possuam braçadeiras adequadas. Evite também kits em que o instalador sugerir o reforço do coletor com braçadeiras, parafusos, tampas e bola de resina. Pode ser indício de que este kit não é o adequado ao seu automóvel. Veículos com coletores dos tipos plástico, variável ou assimétrico, e modelos com motor que tem turbo e intercooler não funcionam bem com o kit do tipo aspirado monoponto, mais barato, e precisam do KIT INJETADO MULTIPONTO , que é mais caro.
Observe ainda se o kit tem VARIADOR DE AVANÇO. A falta deste componente pode acarretar os famosos estouros no coletor e perda de potência ainda maior. Por fim, fique atento ao controle correto do funcionamento do motor para evitar que ocorram danos à junta do cabeçote do carro.
COMO FUNCIONA O KIT GNV
O gás natural sai do cilindro e passa pela tubulação até chegar ao redutor de pressão. Nele a pressão é diminuída para se adequar ao funcionamento do motor. Antes de chegar ao propulsor o gás passa pelo atuador, comandado pelo gerenciador eletrônico. Depois, o gás chega ao misturador. Lá, o motor aspira e queima a mistura. Quando o carro funciona com gás natural, os bicos injetores param de receber gasolina. Por isso deve-se rodar parte do dia com gasolina para evitar problemas nos bicos injetores do carro.
O GNV é uma mistura de diversos gases cujo principal componente é o metano.
* Jornal “Meia Hora” - terça-feira - 20/07/2010 - pág. 02 -
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Detran-RJ
Transformação de Combustível
O Que é?
É o processo de atualização da Base de Dados do DETRAN-RJ com vistas à emissão de Certificado de Registro de Veículo (CRV), motivado pela alteração do combustível.
Documentação
Documentação padrão:
Consulte Anexo II.
Documentação específica:
Duda Código 002-7;
Original do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
Original da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;
Original da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;
Original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida pelo Organismo de Inspeção Credenciado, apenas para inclusão do combustível Gás Natural Veicular (GNV). O original da terceira via da nota fiscal poderá ser aceito.
Observações:
Este serviço requer vistoria, cujo laudo é indispensável à emissão do documento.
Este serviço só poderá ser realizado com o registro do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) eletrônico.
As notas fiscais de instalação e prestação de serviços deverão ter sido emitidas por instaladoras credenciadas pelo INMETRO.
Retirada e Reinstalação de Kit Gás
Documentação específica:
Original da primeira via da nota fiscal de reinstalação ou Nota Fiscal de retirada do kit gás, mencionando o veículo fornecedor do kit gás e o veículo no qual o mesmo foi instalado, ou cópia autenticada por Fiscal de Rendas.
Observações:
Para que a mudança de combustível possa ser efetuada no sistema, é indispensável que o mesmo serviço já tenha sido realizado no veículo do qual foi retirado o kit.
No caso de manutenção do antigo cilindro de gás, será exigido o número do CSV eletrônico validado no SISCSV.
Procedimentos
Proprietário do veículo, cônjuge, companheira (o), ascendentes ou descendentes (maiores de 18 anos)
- Veículos do Rio e Grande Rio:
1 - Pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), Documento de Arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria.
2 - De posse da documentação exigida, solicitar o serviço diretamente na sede do Detran-RJ, na Avenida Presidente Vargas, 817, Protocolo Geral, no Centro.
3 - Vistoriar o veículo
- Veículos de municípios do interior:
1 - Pagar taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), Documento de Arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria.
2 - No caso de veículos de municípios já integrados ao sistema de teleagendamento (clique aqui para saber se o seu município está incluído), agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204040 ou 3460-4040 / 3460-4041. Caso contrário, procurar o Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) ou a Ciretran do local.
3 - Vistoriar o veículo
Advogados, procuradores ou representante de órgãos públicos e de entidades credenciadas
- Veículos do município do Rio de Janeiro:
1 - Pagar taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), Documento de Arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria.
2 - Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento 3460-4040 / 3460-4041 ou no Setor de Atendimento ao Público (SAP) da Divisão de Atendimento aos Despachantes, na Avenida Presidente Vargas, 817, loja 4, no Centro. Ao agendar-se por telefone, não esquecer de se identificar como advogado, procurador ou representante de entidade credenciada ou do órgão público proprietário do veículo.
3 - Vistoriar o veículo levando procuração por instrumento particular e a Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (no caso de advogado); procuração por instrumento público ou ofício de autorização, documento de identificação e o CPF (no caso de procuradores e representantes de órgãos públicos), além do requerimento correspondente ao serviço agendado (formulário próprio, devidamente preenchido e assinado) e o restante da documentação necessária à abertura do protocolo.
- Veículos dos municípios da Grande Rio (exceto capital):
1 - Pagar taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), Documento de Arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria.
2 - Procurar a Ciretran ou ao Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) do local, levando original ou cópia autenticada da procuração por instrumento particular, e original e cópia da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (no caso de advogado); original ou cópia autenticada da procuração por instrumento público ou ofício de autorização, e originais e cópias do documento de identificação e do CPF (no caso de procuradores e representante de órgãos públicos), além do formulário próprio para o serviço requisitado, devidamente preenchido e assinado, e o restante da documentação necessária para a realização do serviço.
3 - Agendar a vistoria no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento 3460-4040 / 3460-4041. Ao agendar-se por telefone, não esquecer de se identificar como advogado, procurador ou representante do órgão público proprietário do veículo.
4 - Vistoriar o veículo levando o protocolo aberto na Ciretran e documentação que vincule o condutor do veículo ao processo;
5 - O representante receberá de volta a documentação (incluindo o original do laudo de vistoria) já protocolada, que deverá ser entregue com o restante da documentação necessária à Ciretran ou SAT do local;
6 - Concluído o processo, o documento será emitido na própria Ciretran (nos casos de o serviço ser protocolado no SAT, a Ciretran da jurisdição emite o documento e remete ao SAT).
- Veículos dos municípios do interior:
1 - Pagar taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), Documento de Arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria.
2 - Vistoriar o veículo. Para veículos de municípios onde houver posto de serviço e Ciretran ou SAT, o representante poderá optar em qual deles fará o serviço:
a) No caso de posto - Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204040 ou 3460-4040 / 3460-4041 (para saber se seu município já está integrando ao sistema de teleatendimento, clique aqui). Ao agendar-se por telefone, não se esquecer de identificar-se como advogado, procurador ou representante de entidade credenciada ou do órgão público proprietário do veículo. O representante deverá dirigir-se ao posto de serviço na data e horário agendados, levando original ou cópia autenticada da procuração por instrumento particular, e original e cópia da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (no caso de advogado); original ou cópia autenticada da procuração por instrumento público ou ofício de autorização, e originais e cópias do documento de identificação e do CPF (no caso de procuradores e representante de órgãos públicos), além do formulário próprio para o serviço requisitado, devidamente preenchido e assinado, e o restante da documentação necessária para a realização do serviço - que será totalmente realizado no posto.
b) No caso de Ciretran ou SAT - Levar original ou cópia autenticada da procuração por instrumento particular, e original e cópia da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (no caso de advogado); original ou cópia autenticada da procuração por instrumento público ou ofício de autorização, e originais e cópias do documento de identificação e do CPF (no caso de procuradores e representante de órgãos públicos), além do formulário próprio para o serviço requisitado, devidamente preenchido e assinado, e o restante da documentação necessária para a realização do serviço. A vistoria será feita no posto de serviço; o documento será emitido na Ciretran e entregue na mesma Ciretran ou SAT.
3 - Para municípios onde só houver Ciretran ou SAT - Levar original ou cópia autenticada da procuração por instrumento particular, e original e cópia da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (no caso de advogado); original ou cópia autenticada da procuração por instrumento público ou ofício de autorização, e originais e cópias do documento de identificação e do CPF (no caso de procuradores e representante de órgãos públicos), além do formulário próprio para o serviço requisitado, devidamente preenchido e assinado, e o restante da documentação necessária para a realização do serviço. A vistoria será feita no local onde o usuário entrou com o processo; o documento será emitido na Ciretran e entregue na mesma Ciretran ou SAT.
OBS: Em todos os casos, a documentação somente será entregue ao representante que solicitou o serviço.
Taxa de Serviço
Valor (Duda): (cod.:002-7) R$ 85,35 + taxa bancária.
OBS.: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço poderá ser feito em 48 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.
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INMETRO - instaladores registrados:
http://www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=rj
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-Você tem um carro com kit gás?
http://www.calabriaveiculos.com.br/dica/4
-Para você que tem um automóvel movido a gás, deve tomar alguns cuidados simples como não encher o tanque de combustível quando não for utilizá-lo por um bom período de tempo, os motivos são vários: um deles é que se você encher o tanque do seu carro e não for usar a gasolina ou o alcool eles com o tempo perderão a qualidade e além disto você estará sobrecarregando o seu automóvel com mais peso desnecessário que estará portanto prejudicando a suspensão de seu veículo e os amortecedores, isto vale principalmente para a cidade ou estradas irregulares.
-Vale a pena converter seu carro para GNV (gás natural)?
Antes de converter seu Carro para o Gás Natural, faça uma pequena conta para saber se vale a pena.
Calcule os custos que você tem com seu automóvel para a quilometragem que normalmente roda.
Após calcular quanto gasta com gasolina ou o combustível que utiliza, faça uma conta para quanto você gastaria se utilizasse o kit gás.
Veja a diferença em Reais que você estaria economizando e faça uma simples Análise em quanto tempo se pagaria os custos pela instalação deste kit com a economia proporcionada.
Não esqueça de levar em consideração algumas desvantagens do gás como: menor desempenho, menos autonomia, e espaço que se perde na mala pois o cilindro fica lá, sem falar em um peso a mais constantemente no porta-malas.
Portanto, em regra geral o kit gás é interessante para quem trabalha com o carro ou roda muito mesmo, mas para outros nem tanto.
-Não deixe pouco combustível no tanque.
Quando você estiver usando seu veículo com freqüência, procure manter o tanque de combustível sempre em bom nível de preferência acima de ¼ com combustível. É possível que se você estiver rodando na reserva ou com o tanque em baixo nível aspire impurezas do tanque, o que certamente prejudica o bom funcionamento do motor.
Isso ocorre porque os sistemas de distribuição de combustíveis sempre podem apresentar impurezas e, portanto, ao abastecer o veículo é possível que algumas impurezas possam acabar no tanque dos veículos. Assim, se o tanque estiver com pouco combustível é mais provável que o sistema de alimentação de combustível acabe por aspirar essas impurezas.
-Aditivos...
Polêmicos, os aditivos são vistos como uma de manutenção preventiva ou uma simples despesa para ser evitada, mas na realidade eles são bastante úteis. Os mais conhecidos são os aditivos que trabalham junto com os lubrificantes do motor, cuja função é diminuir atritos internos. Existem dois tipos de uso para esses aditivos, alguns são para motores novos, numa forma de prolongar a vida útil do motor e os outros são para motores cansados, que pretendem agir sobre as folgas internas do motor, isto é folgas de bronzinas e anéis, diminuindo a queima de óleo. Existem também uma ação detergente para evitar a formação de borras no cárter e eliminar a carbonização interna do motor, isto é comum aos dois tipos de aditivos.
Aditivos para combustível:
Por sua vez, tem basicamente a função detergente e de limpeza para evitar a manutenção dos sistemas de alimentação. Sua eficácia é limpar dutos de combustível e bicos injetores, alem de promover uma leve ação anti-ferrugem através da lubrificação dos injetores ou carburadores.
Aditivo para cambio e transmissão:
Podem mostrar rapidamente sua eficiência, são indicados tanto para cambio como para transmissão, aderindo bem a superfície de contato das engrenagens, eixos e rolamentos, você irá notar a diferença ao rodar com o seu carro.
Aditivos para radiadores:
Mais conhecido como etileno-glicol, o aditivo obrigatório para radiadores, tem como função elevar o ponto de fervura da água (para cima de 100º C) e também evitar formação de ferrugem interna no radiador, bloco do motor e demais componentes do sistema de refrigeração. A baixa qualidade do aditivo ou a falta do mesmo pode significar um motor fervendo e uma tampa do radiador voando.
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Re: Duvidas sobre o valor do kit gás
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=3&t=7737
Mensagem por vinicius cabral » 20 Mar 2009, 10:13
-Kra, aqui no Rio de Janeiro, existem muitas Instaladoras de GNV. As mais conhecidas são a BIGÁS e INVEST GÁS que são muito boas por sinal. Eu instalei o GNV no meu Monza Tubarão em Maio do ano passado e paguei o valor total de R$ 1.980,00. O kit é composto de: Cilindro de 16m, Válvula de Abastecimento Externo, Caixa Comutadora de última Geração(aquelas pequenininhas), material elétrico, tubos, Redutor de Pressão. Enfim, todo o Kit é italiano da TOMASSETTO ACHILLE com exceção do Cilindro que é da marca MAT. FAz uma pesquisa em sua região. O preço fica geralmente nesta faixa.
Abraços
vinicius cabral
Re: Duvidas sobre o valor do kit gás
Mensagem por cfmaradeia » 20 Mar 2009, 11:28
-Cara na epoca acho paguem R$ 1.700 na DEL GAS.
Indico a BI-GAS e DEL GAS.
Invest GAS eu tive varios problemas com ela, inclusive ate processo.
sou do rj
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