Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

MARICÁ - JACONÉ - SAQUAREMA - PORTO VERSUS GEOPARQUE







SOBRE O PORTO DE JACONÉ 

Fátima Cristina
           
25 fev (8 dias atrás)
                       
Precisamos saber dessas notícias, afinal, segundo Tiago, o pessoal do Porto de Jaconé quer falar com os conselheiros do COMDEMA...

http://www.maricainfo.com/2013/02/25/justica-declara-inconstitucional-lei-que-permitia-criacao-do-porto-em-jacone.html


EXCLUSIVO – Da redação | João Henrique – A Lei Municipal que criou a área de zoneamento para a construção do Porto de Jaconé, foi declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Muito se fala sobre o Terminal de Ponta Negra (TPN), porto em Jaconé, que seria construído em uma área comprada pela DTA Engenharia, com investimento previsto em R$ 1 bilhão.

A engenheira Ana Paula diz que a instalação do porto em Jaconé, entre Maricá e Saquarema, é ilegal, já que o Plano Diretor do Município denomina aquela área como residencial.

Para viabilizar a instalação do Porto de Jaconé, a Prefeitura Municipal de Maricá elaborou um projeto de lei em dezembro de 2011 que altera o zoneamento urbano no município, inserindo uma área industrial na área de Jaconé.

Em maio de 2012, o secretário de Meio Ambiente Celso Cabral disse que sempre houve permissão para construções naquela área. “Você podia fazer casas, prédios, até comércios. O que houve foi uma inserção de um novo uso, o industrial. Ali não tem vegetação nativa ou área de conservação. As partes de preservação existentes vão permanecer intocadas, nada disso a gente vai mexer”, afirma o secretário.”

Segundo especialistas no assunto, a área é um arquivo geológico da humanidade. No local há provas de que os continentes Americanos e Africano foram um dia, um só.

 “Só isso deveria bastar para barrar a construção de qualquer projeto. Este é um local que precisa ser preservado e não destruído”, afirma a engenheira Ana Paula.

Há um movimento chamado ‘SOS PORTO NÃO’, feito por moradores da cidade de Maricá e Saquarema que protestam contra a construção do porto na localidade. Eles pedem investimento no turismo e conservação da região.

-------------------------------------------------------

Nota: Cabe ainda recurso de ambas as partes para Brasília. O advogado Manoel Moura afirma que vai haver recurso.


-------------------------------------------------------

GEOPARQUE E COMDEMA

Fátima Cristina
           
28 fev (5 dias atrás)
                       
Para quem quer o melhor por Maricá, a empregabilidade, um museu contando a história de Jaconé, manutenção do turismo ecológico etc etc...olha uma defesa boa dentro do COMDEMA.

Aliás, se a modificação do Plano Diretor foi feita ilegalmente pelos vereadores de Maricá na última seção de 2011, e agora foi considerada inconstitucional, então prevalecerá o Pl. Diretor antigo, onde a área de Jaconé não privilegia a industrialização. Dessa forma, por que será que o pessoal do Porto quer falar com os conselheiros do COMDEMA?! Querem ganhar tempo????

Moradores, associações e ambientalistas querem Geoparque em Jaconé
data de publicação: 27 fevereiro, 2013 Em: Meio Ambiente, Notícias De Maricá, Noticias Do Mundo | comentário : 0

Da redação | João Henrique – Após a decisão da justiça de tornar inconstitucional a lei que alterava o plano diretor da cidade nesta terça-feira (26), moradores de Maricá e Saquarema, surfistas e ativistas ambientais, enviaram por email o desejo de ver na área, um Geoparque.

Geoparque, segundo a definição  da UNESCO, é “um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local”. Jaconé seria um desses territórios. As ‘beachrocks’ da área de Jaconé (que vai até São Francisco do Itabapoana) são as únicas evidências científicas de que os continentes da America do Sul e da África foram um dia, um só continente. O projeto do geoparque vem ganhando apoio de várias personalidades nacionais e internacionais, como o professsor Ildeu Moreira, do Ministério de Ciência e Tecnologia, e do tataraneto do naturalista Charles Darwin, Randal Keynes, que se dispôs a assinar uma carta de apoio ao Geoparque e ao tombamento da Fazenda Campos Novos, onde Darwin pernoitou em 1832, durante sua histórica viagem ao Rio de Janeiro.
Beachrock de Jaconé, um dos locais que estaria dentro do Geoparque.


“Um geoparque não é uma unidade de conservação nem uma nova categoria de área protegida”, explica Kátia Mansur, coordenadora do Projeto Geoparques, que também coordenou os projetos “Caminhos Geológicos” e “Caminhos de Darwin”.

A importância histórica e cultural é evidente. Com o passar dos anos e com as pesquisas arqueológicas, foram descobertos seixos e calhaus de beachrock nos sambaquis da Beirada e da Moa, em Saquarema, mostrando que esse material era usado pelo homem pré-histórico há mais de 4000 anos.

Segundo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o local é um patrimônio geológico do tipo geomorfológico, sedimentar, paleoambiental, petrológico e estratigráfico, além de arqueológico e contextualizado na história da ciência.

Se aprovado pela UNESCO, o Geoparque Costões e Lagunas será o segundo Geoparque do Brasil.

-------------------------------------------------------




Um comentário:

  1. Pessoal, Jacone e uma area para turismo e residencias, nessa area onde querem construir o porto, ainda existem vegetações nativas, uma imensa gama de vida animal, e uma beleza sem fim que DEVE ser perpetuada a qualquer custo. Não podemos permitir a extinção desse local que proporciona prazer e felicidade a quem ali frequenta em troca de promessas de melhorias que sabemos so interessar aos bolsos de alguns politicos e empresarios. O povo de Jacone ainda e humilde e honrado, que nao se contaminou com a corrupção, e vive uma vida digna e feliz. Ali as pessoas ainda se cumprimentam cordialmente e zelam uns pelos outros. Não sera qualquer promessa que vai mudar essas vidas. Estou morando muito proximo a regiao do projeto desse porto, e estarei na luta para isso nunca acontecer. Senhores politicos e empresarios, deixem Jacone em PAZ, como sempre foi...uma cidade de paz.

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.