Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

MARICÁ - LIXÃO DESATIVADO - ATÉ QUANDO?



Após 16 anos de funcionamento, lixão de Maricá é desativado.
Resíduos do município serão levados para Centro de Tratamento de Itaboraí.


O lixão de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi fechado na manhã desta quinta-feira (14), após 16 anos de atividade no aterro municipal do Calixto. Segundo a prefeitura da cidade, o espaço será recuperado em um projeto que conta com a parceria do Estado do Rio.

Uma uma ação que contou com policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) foram encontradas diversas irregularidades no local, como ausência de seleção dos resíduos, lixo hospitalar misturado a lixo orgânico, chorume, duas máquinas retroescavadeiras e um caminhão abandonado.

A operação contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, da Secretaria de Estado do Ambiente, do Instituto Estadual do Ambiente, do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e da Prefeitura de Maricá. Com o fechamento, o local — que recebe 107 toneladas por dia de resíduos — passará por um processo de remediação. Todo o lixo gerado no município será levado agora para o Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí.

Desde 2007, 40 lixões foram fechados no Estado. Dos 76 em atividade na época, restaram 27, entre eles o de Maricá. A meta da secretaria é erradicar todos os lixões ainda existentes no Estado até 2014, com o apoio de iniciativas como o programa Compra de Lixo Tratado, em que, por convênio firmado com os municípios, são repassados, temporariamente, recursos de R$ 20 por cada tonelada de resíduos sólidos urbanos que deixa de ser depositada em lixões, passando a ser destinada a aterros sanitários e centros de tratamento de resíduos devidamente licenciados.
Do R7 | 14/03/2013 às 15h17  

-----------------------------------------------

Prefeitura de Maricá foi obrigada a fechar o lixão no Caxito


Após a operação da Polícia Civil da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) no Lixão do Caxito, prefeitura de Maricá foi obrigada a fechar o local onde era depositado todo o lixo da cidade.

A operação da Polícia e do INEA aconteceu nesta terça-feira (12) com a cobertura do Maricá Info e da rede de TV Bandeirantes.
Polícia e INEA realizam operação no Lixão de Maricá. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)

Polícia e INEA realizam operação no Lixão de Maricá. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)

Na terça-feira, segundo o INEA, o lixão do Caxito já deveria estar fechado mas ainda estava recebendo lixo. Hoje (14) ele foi fechado e todo lixo oriundo de Maricá será transportado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Itaboraí.

Caso não desativasse o lixão do Caxito até segunda-feira (18), a Prefeitura de Maricá poderia pagar uma multa de até R$50 milhões, o que, segundo Waldir Vieira Almada, chefe de serviço do INEA, seria ruim para a cidade por que uma multa dessas poderia tirar dinheiro da saúde, da educação e de diversas outras áreas.

A prefeitura agora terá de providenciar o transporte da água das lagoas de Chorume para uma Estação de Tratamento de Esgoto.

data de publicação: 14 março, 2013

-------------------------------------------




Um comentário:

  1. Estas águas contaminadas serão levadas para a mini-estação de tratamento da Cedae em Araçatiba, onde apenas 50% pode ser tratada, filtrada, decantada, preparada para jogar na lagoa, logo, a poluição só vai trocar de local de despejo, descarte, etc... A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não trabalha e não fiscaliza e não deixa o Comdema fazer o que lhe é de direito. O MP tem que dar apoio ao Comdema, mas por enquanto continua omisso. Por que será? Está acima de qualquer suspeita? Maricá vergonha nacional! Para que royalties, se nada fizeram com o que receberam. Para que mais? Se meteram a mão, querem agora meter o pezão!

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.