Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

AVIÃO CAI NO CENTRO DE MARICÁ


Após queda de avião, prefeitura interdita aeródromo em Maricá, RJ

Monomotor que caiu era utilizado por um aeroclube sem autorização legal.
Um homem de 36 anos morreu e outro de 19 anos ficou ferido no acidente.

A prefeitura de Maricá, no litoral do RJ, informou no início da noite desta quarta-feira (11) que vai interditar o aeródromo municipal. A decisão foi tomada após a queda de um avião na cidade. O fechamento proíbe pousos e decolagens por prazo indeterminado e um decreto, já assinado pelo prefeito Washington Quaquá, será publicado na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM). Para garantir a interdição da área, equipes da Guarda Municipal ficarão na entrada do local a partir da noite desta quarta.
Ainda segundo a prefeitura, o monomotor que caiu na cidade era utilizado para voos de instrução por um aeroclube que opera sem autorização legal no aeródromo de Maricá. Um homem morreu e outro ficou ferido após a queda de um avião em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (11).
Piloto morre após queda de avião em Maricá, no litoral do RJ
O instrutor João Antonio Soares, que pilotava o avião, de 36 anos, morreu no local do acidente. Caio Freitas, de 19 anos, que era aluno de uma escola de aviação da cidade, ficou gravemente ferido.
O avião, que é um monomotor CESSNA 152, caiu em cima de um muro de uma residência, no bairro Parque Eldorado, próximo ao Centro da cidade. A área foi isolada pela Guarda Municipal e por agentes da Defesa Civil. Uma equipe do Centro de Investigação e prevenção de Acidente Aeronáuticos (CENIPA) está indo para Maricá e vai investigar o caso.
11/09/2013
 Heitor Moreira
Do G1 Região dos Lagos

-----------------------------------------------------------

Queda de monomotor deixa um morto em Maricá

Rio de Janeiro – Um avião monomotor caiu na tarde de hoje (11) em Maricá, região dos Lagos. De acordo com o aeroclube da cidade, o avião decolou para um voo de instrução, com o professor e um aluno. O aeroclube informa que, aparentemente, houve falha no motor, mas a causa do acidente será determinada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

O professor João Antonio Soares, 36 anos, tentou fazer um pouso forçado, mas caiu perto de uma delegacia, na Rua Ataíde Parreira. Ele morreu no local. O aluno saiu ferido e foi levado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. O hospital não informou o nome dele.

Edição: Beto Coura // Atualizada às 17h52 para acréscimo de informações.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

11/09/2013
Nacional
Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil


-----------------------------------------------------------

Nota: * O Município de Maricá - RJ está localizado na RM - Região Metropolitana - outrora pertenceu a RL - Região dos Lagos por duas leis que alteraram sem consultar a população, mas, em breve, pode, e deve, voltar à Região dos Lagos pois é uma região de vocação turística e não de ocupação por estaleiros ou terminais da Petrobras para alimentar o Comperj.
* O Piloto/Instrutor foi hábil e corajoso ao controlar a aeronave e não deixar cair sobre casas residenciais (bairro nobre junto ao Centro da Cidade) ou sobre três escolas próximas (Yara Queiroz, Cenecista, e Carlos Magno).
* A Anac, a Aeronáutica, e a Prefeitura, precisam rever seus conceitos ao autorizarem o funcionamento de Aeródromos ou Aeroportos Municipais sem as devidas precauções e fiscalização diária. Em tempos passados o aeroporto municipal de Maricá foi utilizado pelo tráfico que terminou com a execução de um coronel cujo o corpo foi encontrado na estrada Maricá-Itaboraí (RJ.114). Os aviões passam em vôos rasantes sobre as casas do bairro Parque Eldorado e bairro Araçatiba. Mas quando se deslocam para o litoral sobre a lagoa passam a fazer o mesmo procedimento irresponsável sobre as casas da Zacarias e Barra de Maricá, e sobre as areias da praia. A população quer saber: até quando? Quem vai fiscalizar e punir os infratores?


2 comentários:

  1. Decreto do Prefeito Quaquá interdita o Aeroporto Municipal (sim: categoria de aeroporto e não aerodromo)onde funcionam dez escolas de pilotagem e um aeroclube. O Prefeito alega que os alvarás foram cassados (manu militari - por ele)em 2012. Mas isto (cassação de alvará) aconteceu depois que uma grande empresa com força de "HULK" se interessou em arrendar a totalidade do aeroporto, mas para que aconteça o Município tem de rescindir todos os contratos firmados até então, e este acidente veio a calhar (isto é, calar a boca) com ajuda "GLOBAL". Há algo cheirando mal no reino da dinamarca além do cheiro do cruzeiro do sul em Maricá.

    ResponderExcluir
  2. O Aeródromo passou para a categoria de Aeroporto Municipal na gestão administrativa do sr. Laélio que até bateu de frente com o coronel que calaram. O Procurador Geral do Município da época e que muito ajudou o sr. Laélio é advogado militante na comarca de Maricá e Procurador do Município aposentado. O nome dele é Marcos Stanelei, e conhece bem os meandros e bastidores na disputa de interesses inconfessáveis.

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.