Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2008

Fraudes em Maricá: três presos


Fraudes em Maricá: três presos

Polícia desbarata esquema que envolve secretário da prefeitura da cidade, um dos capturados

Maricá (RJ) - Três pessoas foram presas ontem na Operação Terra, desencadeada por agentes da 82ª DP (Maricá) para desbaratar uma quadrilha acusada de fraudar licitações no município. O esquema beneficiava empresas que recebiam valores altos para prestar serviços à prefeitura, mesmo sem a estrutura necessária. Segundo a polícia, as fraudes causavam prejuízos anuais de pelo menos R$ 4,5 milhões.

Entre os presos está o secretário executivo e de Integração do município, Jarbas Brizola, sobrinho do ex-governador Leonel Brizola. Além do secretário, capturado na estrada a caminho do Rio, foram pegos, em Maricá, seu cunhado, Carlos Alberto Pinheiro, dono da gráfica Filhos Pinheiros Ltda, uma das empresas que forneciam material à prefeitura; e, no Rio, Milton da Silva Bento, funcionário da empresa J. América e ‘laranja’. Após quatro meses de investigações, foram expedidos sete mandados de prisão pela 2ª Vara Criminal de Maricá.

EMPRESÁRIOS FORAGIDOS

Os R$ 4,5 milhões totalizavam o valor pago à J. América pelo contrato de empréstimo de máquinas e equipamentos de terraplenagem. A empresa tem como proprietários dois foragidos: os irmãos José Mauro e Alberto da Rocha Pinto. Cunhado do prefeito de Maricá, Ricardo Queiroz (PMDB), o gerente da empresa depôs e foi liberado.

“Os contratos de quatro empresas indicam irregularidades e, por isso, fizemos extensa busca de documentos para reunir provas. Ainda não há, porém, indícios de envolvimento do prefeito”, afirmou a delegada da 82ª DP, Roberta Carvalho.

Apesar disso, era o secretário Jarbas Brizola quem operava na área de licitações com carta-branca. A ele respondiam as superintendências de Projetos Especiais, do Aeroporto, de Obras e Serviços Públicos, de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Secretaria Executiva. O DIA procurou representantes dos acusados da Operação TErra, mas não obteve respostas.

Notas fiscais e computadores apreendidos

Além dos sete mandados de prisão, o juiz Daniel Vianna Vargas, da 2ª Vara de Maricá, expediu mandados de busca e apreensão para 12 endereços de empresários suspeitos de participar das fraudes, suas empresas e até para o gabinete do secretário Jarbas Brizola dentro da prefeitura. Nesses locais foram recolhidas dezenas de sacos de documentos, além de computadores e notas fiscais, que serão analisadas na seqüência da investigação.

Num dos endereços, na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, funciona a ARP Comércio de Material Médico. Segundo a polícia, o único cliente da empresa é a Prefeitura de Maricá.

A quarta empresa investigada por ser beneficiada nas licitações é a JMA Diagnóstica Científica e Hospitalar Ltda, no Engenho Novo.

Dois funcionários usados no esquema como ‘laranjas’ também estão foragidos, além dos irmãos Rocha Pinto, verdadeiros donos da J. América. São eles Mário Lúcio da Costa Novaes e Sandra Rangel Rodrigues. A polícia acredita que a notícia da operação vazou e, por isso, alguns dos alvos conseguiram escapar.

MPF denuncia sete à Justiça em Campos

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça ontem 18 pessoas por suspeita de envolvimento em fraudes na Prefeitura de Campos. O MPF pediu que sejam transformadas em preventivas as prisões temporárias de sete acusados. O esquema foi revelado durante a Operação Telhado de Vidro, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no dia 11.

Tiveram a preventiva pedida o procurador-geral do Município, Alex Campos; o coordenador de Bolsa de Estudos da prefeitura, Francisco de Assis Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento, Edilson de Oliveira Quintanilha; o presidente da Fundação José Pelúcio, Marco Antônio França de Faria; o presidente da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, José Renato Muniz Guimarães; o empresário Ricardo Luiz Paranhos Pimentel, que seria articulador das fraudes nas entidades filantrópicas; e o empresário do setor cultural Antônio Geraldo Seves.

Eles deverão responder por crimes como formação de quadrilha, prevaricação, extorsão, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva, entre outros.

19/3/2008 - Leslie Leitão - ODia-online

2 comentários:

  1. já fiz dezenas de denúncias para o prefeito e também aos vereadores,sobre recebimento de valor de passagem indevido por parte da gm ANUCIANA SANTOS AZEVEDO que mesmo sem morar no rio de janeiro no bairro de bangu na rua dos açudes 1000 endereço q ela falsamente utilizou para receber valores durante 7 anos dando um desfalque de 20000,00 aproximados até a presente data nada foi feito e ela fica tirando onda q é amiga da thiara que é amante de vereador e do comandante da guarda,e por isso nao adianta denuncias contra ela,,é só ir na guarda do rio e solicitar que o ex marido dela preste esclarecimento sobre o fato e será tudo constatado,,atualmente ela utiliza o endereço rua justino de araúlo 861 mas também nao reside no local,será mais um caso de impunidade onde todos roubam os cofres públici=os e nao da em nada,,,

    ResponderExcluir
  2. osu leitor e pergunto porque esta denuncia esta tanto tempo aqui?

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.