Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

MINISTÉRIO DE TRABALHO E EMPREGO - MICROCRÉDITO


Mesa redonda reúne atores do Programa de Microcrédito

Ministério do Trabalho e Emprego intermedia reunião entre os operadores do Microcrédito Produtivo Orientado com objetivo de expor as dificuldades no acesso ao crédito e, a partir daí, propor soluções

Foto: Renato Alves

Reuniao do pnmpo sobre microcredito.

Microcrédito

Reunião dos atores do PNMPO na sede do Ministério do Trabalho e Emprego

Brasília, 17/07/2008 - Os operadores do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) estiveram reunidos hoje (17) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, para discutir as principais dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Microcrédito Produtivo Orientado no acesso ao crédito oferecido pelos bancos comerciais e de desenvolvimento aos microempreendedores.

Segundo o coordenador do PNMPO, Max Coelho, a intenção do encontro é propor soluções para os problemas levantandos e estreitar o relacionamento entre os atores envolvidos. "Esse tipo de encontro promove um conhecimento mútuo entre as instituições, evita o isolamento e, conseqüentemente fortalece o setor", enfatiza Coelho.

A principal dificuldade de acesso ao funding (recurso), segundo representantes das Instituições de Microcrédito, é a análise do risco. "É praticamente impossível um cliente não apresentar risco, já que as Instituições de Microcrédito são, em sua maioria, entidades novas e sem fins lucrativos. Do ponto de vista técnico, nós representamos algum risco, mas do ponto de vista social seria importante que os avaliadores entendessem nossa metodologia", destaca o presidente da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (AMCRED-SC), Luiz Carlos Floriani.

Ricardo Assumpção Mesquita, gerente de Produto da Caixa Econômica Federal, avalia que as Instituições de Microcrédito precisam ter um bom modelo de governança, regras contábeis eficientes e boa qualificação dos dirigentes e agentes de crédito para que não haja impedimento na avaliação de risco. "Não olhamos apenas a capacidade financeira", completa Mesquita.

Instituições de Microcrédito - São consideradas Instituições de Microcrédito Produtivo Orientado as agências de fomento, as cooperativas, as sociedades de crédito ao microempreendedor e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) cadastradas no MTE.

Instituições Financeiras - Atualmente as principais - e oficiais - Instituições Financeiras que utilizam os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

III Seminário do PNMPO - A reunião é, na verdade, uma continuidade ao III Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) realizado nos dias 15 e 16 de julho. Saiba mais, clicando aqui.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br

Notícia

Microcrédito como instrumento de combate à pobreza

Ministério do Trabalho e Emprego promove nesta terça-feira o III Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. O evento, que termina amanhã (16), discute o microcrédito como instrumento de geração de trabalho e renda

Foto: Renato Alves

Abertura do seminario do programa microcredito produtivo orientado.

Secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, durante discurso no III Seminário do Programa Microcredito Produtivo Orientado

Brasília, 15/07/2008 - Debater as políticas e os desafios do setor de microfinanças, bem como fortalecê-lo e apresentar soluções são os principais objetivos do 'III Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)', que teve início nesta terça-feira (15) e se estende até amanhã (16). O evento é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e reúne instituições financeiras e agências de fomento ligadas ao Programa.

Durante os dois dias, os participantes discutirão o microcrédito como instrumento de valorização do trabalho humano e de combate à pobreza, a integração do Programa com outras políticas públicas, a formalização de empreendimentos, a ampliação e conseqüente fortalecimento da rede e os desafios e perspectivas do setor.
Segundo o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, o Programa apresenta atualmente vários desafios, entre eles está a inclusão de mais beneficiários, a captação de recursos para serem emprestados aos tomadores finais, bem como a estipulação de uma taxa de juros que facilite o empréstimo.

"A realização do seminário vai dar novos encaminhamentos a essas questões e criar subsídios para criação de uma proposta que será levada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde apresentaremos o PNMPO como instrumento a ser incluído em algum tipo de atividade produtiva no Programa Bolsa Família", destaca Figueiredo.

De acordo com o Coordenador do PNMPO, Max Coelho, o tema 'Ampliação da rede' esteve presente nas duas primeiras edições do seminário. "Sempre discutiremos o fortalecimento da rede, pois esta é uma necessidade constante. Para isso, estamos desenvolvendo um um projeto com o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do MTE, onde estão qualificados 3,4 mil agentes de crédito e empreendedores, além de um conjunto de outras ações de qualificação", enfatiza Max.

Banco de Dados - O MTE está preparando o primeiro banco de dados do setor, onde - de quatro em quatro meses - as instituições serão estimuladas a preencher um cadastro e enviar as informações para o MTE. Isso proporcionará um monitoramento permanente a respeito do trabalho realizado e também do que ainda precisa ser feito para ampliar a rede.

O III Seminário do PNMPO conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está sendo realizado no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em Brasília. Estão participando representantes do Banco Central, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cooperação Andina de Fomento, Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária, Associação Brasileira dos Dirigentes de Entidades Gestoras e Operadoras de Crédito, Crédito Popular e Entidades Similares, Associação Brasileira da Sociedade de Crédito ao Microempreendedor, Associação Brasileiras de Entidades Financeiras de Desenvolvimento

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.