Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SERLA - INEA - CICCA - TUDO PELO AMBIENTE EM MARICÁ


Secretaria do Ambiente derruba casas em área preservada de Maricá

Duas casas foram demolidas pela Secretaria Estadual do Ambiente em Maricá, na manhã de ontem. As residências fazem parte de um grupo de, pelo menos, 25 construções irregulares na Lagoa de Maricá, que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA). A chamada blitz ecológica foi comandada pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, acompanhada do secretário da pasta em Maricá, Alan Novaes, e organizada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca).

De acordo com Marilene Ramos, a ação foi realizada depois de uma intimação, pedindo que os moradores deixassem as habitações. Como eles não respeitaram a legislação ambiental, as construções foram demolidas.

"Agora, com os novos servidores que serão alocados nas superintendências regionais do Inea no Estado, vamos aumentar o rigor nas fiscalizações", prometeu Marilene, estimando que existam ainda 400 casas construídas em Área de Proteção Ambiental, em todo o Estado, sendo a Região dos Lagos a localidade mais crítica.

O primeiro ponto inspecionado foi uma construção ocupada, a cerca de 50 metros da Lagoa de Barra de Maricá. Os agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente, que acompanharam a ação, usaram retroescavadeira e caminhões do Inea para demolir a casa. Em seguida, a equipe seguiu para a Ponte Preta, onde foi derrubada a segunda residência.

Projeto - Marilene Ramos ainda destacou que, em parceria com a Prefeitura de Maricá, vai fazer um projeto, que será enviado ao Governo Federal, para que haja um reassentamento das famílias que moravam em áreas de preservação.

"Vamos pedir ajuda ao Governo Federal para realocar essas famílias. No caso destas casas de Maricá, apenas uma estava ocupada. A família foi realocada em um espaço da Prefeitura e terá sua casa. O projeto a ser apresentado ao Governo Federal especifica, que a Prefeitura entrará com o espaço físico para reassentar as
famílias e nós, com uma contrapartida financeira", explicou a secretária.

De acordo com o secretário municipal Alan Novaes, a operação faz parte do "choque de ordem"deflagrado pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá e terá continuidade.

"Vamos permanecer aqui até a conclusão de todo o trabalho, o que deverá ocorrer até sexta-feira".

Na semana que vem, a secretária irá até Araruama, na Região dos Lagos, a fim de derrubar um esqueleto de uma habitação que está sendo construído às margens da lagoa.

O Fluminense - Online - Cidades - Publicado em 04/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.