Tribunal Pleno elege os demais integrantes da administração no biênio 2011/2012
Notícia publicada em 29/11/2010 - TJRJ
Após a eleição do futuro presidente do Tribunal de Justiça do Rio para o
biênio 2011/2012,
que será o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos,
o Tribunal Pleno elegeu nesta segunda-feira, dia 29, os demais integrantes da administração. Para os cargos de corregedor-geral da Justiça, 1º, 2º e 3º vice-presidentes foram eleitos, respectivamente, os desembargadores Antônio José Azevedo Pinto, Nametala Machado Jorge, Nascimento Antonio Póvoas Vaz e Antônio Eduardo Ferreira Duarte. Para a Diretoria-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj) foi eleita a desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano.
O futuro corregedor-geral da Justiça,
desembargador Antônio José Azevedo Pinto,
recebeu 144 votos. Atual 3º vice-presidente do TJ e corregedor-geral em exercício, o desembargador tem 67 anos, nasceu em Niterói e formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1967.
Oriundo do Ministério Público,
o desembargador Azevedo Pinto ingressou no TJ do Rio em 1998. Ele é mestre em Direito Penal pela Universidade Gama Filho.
“Gostaria de agradecer o apoio, o prestígio e, acima de tudo, a confiança. Espero que o Tribunal de Justiça do Rio continue sendo a corte mais importante do Brasil”, disse o desembargador Azevedo Pinto.
Atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Nametala Machado Jorge, de 67 anos, foi eleito com 138 votos para o cargo de 1º vice-presidente do TJ fluminense. Nascido em Cambuci, no interior do Estado, e magistrado de carreira, ele está há 34 anos no Judiciário estadual. O desembargador também foi juiz eleitoral entre 1976 e 1996. Ele agradeceu o resultado da votação, lembrando que estará à disposição de todos os magistrados.
“Agradeço esta oportunidade significativa que tive dos meus colegas. Estarei à disposição e serei o vice-presidente de todos os desembargadores”, ressaltou.
O 2º vice-presidente do TJ no biênio 2011/2012, desembargador Nascimento Antonio Póvoas Vaz, recebeu 117 votos. O desembargador, de 66 anos, ingressou na magistratura estadual em 1975 e foi juiz de Vara de Família. Em 1998, ele foi promovido ao cargo de desembargador. Atualmente, o desembargador Nascimento Póvoas é presidente da 14ª Câmara Cível.
“Agradeço a todo colégio eleitoral pela confiança e solidariedade. Estou muito satisfeito em ter a maioria dos colegas aprovando meu nome”, disse.
Eleito com 147 votos, o desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte será o 3º vice-presidente do TJRJ na próxima gestão. Atual 1º vice-presidente, ele se formou na Faculdade de Direito Cândido Mendes em 1970 e atuou como advogado por 25 anos. Em março de 1995, ingressou no extinto Tribunal de Alçada Cível do Estado do Rio de Janeiro, pelo Quinto Constitucional da OAB/RJ. Em dezembro do mesmo ano foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, compondo a 3ª Câmara Cível, onde exerceu a Presidência de 28 de setembro de 2000 a 2 de fevereiro de 2009. Mineiro de Além Paraíba e com 64 anos, o desembargador prometeu continuar colaborando com a administração do TJ.
“Agradeço mais esta oportunidade em participar desta administração e desta corte, que está entre as primeiras do país. Estou pronto a colaborar, como fiz na 1ª Vice-Presidência. Espero que haja união em toda a administração em prol do Tribunal de Justiça, do jurisdicionado, da ética, da moral e da dignidade”, afirmou.
A desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano foi eleita com 132 votos para o cargo de diretora-geral da Escola da Magistratura do Rio (Emerj). Ela concorreu com o desembargador Nagib Slaibi Filho, que recebeu 29 novos. A futura diretora da Emerj ingressou no TJ em 1979, sendo juíza nas comarcas de Sapucaia e Petrópolis, além de titular da 8ª Vara da Fazenda Pública do Rio. Ela também foi juíza do extinto Tribunal de Alçada Cível e foi promovida ao cargo de desembargadora em 1998. A desembargadora Leila Mariano atuou na 12ª Câmara Cível e, desde 2000, está na 2ª Câmara Cível, onde atualmente é presidente. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela também é coordenadora do Centro de Estudos e Debates (Cedes) do TJ.
A posse da nova administração do TJ do Rio será em fevereiro de 2011.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O feriado no Judiciário pelo Dia da Justiça pegou muitos advogados e partes de surpresa, pois a Justiça do Trabalho funcionou, e era de se esperar que TJRJ também fizesse o mesmo, deixando para a sexta-feira ou segunda-feira, como sempre fez.
ResponderExcluir