ORÇAMENTO DE MARICÁ PARA 2008
Lei 2234, de 21 de dezembro de 2008. DO, Ed.77/Dezembro.
- Receita = R$ 114.381.206,00
- Orçamento Fiscal = R$ 99.451.333,00
- Orçamento da Seguridade Social = R$ 14.929.873,00
- Principais receitas:
- Tributária = R$ 23.015.162,00
- Transferências Correntes = R$ 64.997.002,00
- da União = R$ 31.330.928,00
- do Estado = R$ 20.516.418,00
- multigovernamentais = R$ 12.880.655,00
- FPM = Fundo de Participação dos Municípios = R$ 16.108.635,89
- IPVA = R$ 3.707.732,87
- Impostos (IPTU + ISSQN) = R$ 21.852.560,20
- Despesas e/ou aplicações:
- Educação = R$ 10.391.137,93 = (R$ 5.463.140,05 dos impostos + R$ 1.074.446,01 do FPM + R$ 432.692,43 do IPVA + valores do ITR/ICMS/IPI/Multas/Juros/DA)
- Saúde = R$ 9.935.827,72 = (R$ 3.277.884,03 dos impostos + R$ 2.416.295,38 do FPM + R$ 556.159,93 do IPVA + valores do ITR/ICMS/IPI/Multas/Juros/DA)
- Aplicação em educação = R$ 19.182.484,16 (29%)
- Aplicação em saúde = R$ 18.642.000,00 (18%)
- Para aplicar em vias públicas (obras, reformas, pavimentação, acostamentos, retornos, sinalização, etc) terá (restante do IPVA) = R$ 2.718.880,51
- Para aplicar com pessoal civil = R$ 25.729.430,62 (total da sobra do FPM e de impostos) e dar um reajuste de 20% - ou utilizar apenas 50% desta sobra = R$ 12.864.715 para dar um reajuste em torno de 10%
- tudo indica que o governo poderá gastar mais R$ 21.380.200,00 com pessoal
- sobrariam R$ 4.349.230,62 que permite o reajuste de vencimentos na base de 20%
- deste valor foi descontado a previdência - ISSM - de R$ 3.012.300,00 de retorno
- o ISSM vai (ou não vai?) receber (repasse) R$ 3.026.300,00
- Qual a Secretaria que gastará mais?
- o Poder Executivo terá uma despesa de R$ 40.772.025,00 (pessoal e encargos)
- Despesa Total: - com Pessoal/Encargos: =%
- Gabinete do Prefeito = R$ 2.462.000,00 - R$ 1.500.000,00 60,92
- Gab Vice Prefeito = R$ 80.000,00 (o Vice seria Tucalo - Deputado) - R$46.000/57,5
- Fazenda = R$ 9.600.372,00 (3°) - R$ 900.000,00 9,37
- Controle Interno = R$ 710.000,00 - R$ 400.000,00 56,33
- Cultura = R$ 1.182.000,00 - R$ 250.000,00 21,15
- Educação = R$ 30.001.000,00 (1°) - R$ 19.314.000,00 64,37
- Saúde = R$ 6.520.000,00 - R$ 6.500.000,00 99,69
- Turismo = R$ 1.426.000,00 - R$ 200.000,00 14,02
- Executiva e Integração (?) = R$ 970.000,00 - R$ 800.000,00 82,47
- Desenvolvimento Social = R$ 1.391.446,00 - R$ 450.000,00 31,55
- Procuradoria Geral do Município = R$ 1.270.000,00 - R$ 550.000,00 43,30
- Urbanismo e Meio Ambiente = R$ 5.155.000,00(4°)- R$ 1.600.000,00 = 31,03
- Administração = R$ 2.515.000,00 - R$ 1.500.000,00 = 59,64
- Segurança = R$ 1.675.000,00 - R$ 1.320.000,00 78,80
- Obras e Serviços Públicos = R$ 20.920.000,00(2°)- R$ 1.124.000,00 5,37
- ISSM = R$ 7.193.768,00 - R$ 600.000,00 8,34
- Gestão Previdenciária = R$ 5.782.000,00 -
- Câmara Municipal = R$ 4.440.035,00 - R$ 3.078.025,00 = 69,32
- Receita Corrente:
- 2007 = R$ 97.418.719,00
- 2008 = R$ 109.610.808,00
Receita Corrente Líquida:
- 2007 = R$ 89.246.267,00
- 2008 = R$ 100.145.943,00
Limite com Pessoal: (54%)
2007 = R$ 48.192.984,00
2008 = R$ 54.078.809,00 (+12,21%)
(60% = R$ 60.087.565,80)
Resumo Geral:
Despesas Correntes = R$ 88.207.437,00
Pessoal/Encargos = R$ 40.772.025,00
Pessoal Civil = R$ 36.183.789,00
Aposentadorias = R$ 4.307.500,00 (R$ 5.782.000,00)
Obras = R$ 8.520.176,00 (?)
Obs.: Algumas Secretarias estão ausentes ou foram extintas e/ou transformadas em Superintendências. A publicação no DO (sic) não segue ordem ou padrão e torna difícil o entendimento. Mas aí está o resumo do supra-sumo.
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