Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CAMBUÍ - ALGUÉM CONHECE ESTA FRUTINHA?


Na restinga de Maricá (do tupi mari’ká = marikaa = planta espinhosa), logo após o bairro da Zacarias, entre o mar e a lagoa, e entre a Barra de Maricá e o bairro Jardim Atlântico (este o maior loteamento da América Latina), até pouco tempo podíamos encontrar diversos pés de CAMBUÍ (do tupi kãbu’i = kambui = fruto do cambuizeiro), um arbusto que dá nome ao fruto, pequeno, redondinho, amarelo quando maduro, de cheiro e sabor ímpar, cuja a frutinha colocada na cachaça e guardada bem tampada por alguns dias, torna a aguardente especial. Todos os pássaros da nossa região gostam desta fruta, principalmente pequenos pássaros. Está em extinção, assim como está toda a restinga com sua flora e fauna. Cactos e seus frutos, e abacaxis miniatura, são arrancados e vendidos no comércio de plantas, sem fiscalização dos desgovernos, e sem dó e conscientização dos clientes destes comerciantes safados e criminosos. O Povo de Maricá está dormindo. Quando acordar talvez seja tarde. A luta pela preservação da restinga é antiga para uns poucos, mas deveria ser de todos a partir da modificação do Plano Diretor de Maricá.

8 comentários:

  1. Conheci esta semana!Como nunca tinha ouvido falar, vim pesquisar sobre tao rara frutinha...Uma pena que seja rara hein...vou testar a dica da cachaça! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá! estava pesquisando mesmo sobre o cambuí a fim deencontrar uma foto para fazer um rótulo para mandar uma cachacinha para um amigo. Quero dizer que na minha região ainda se encontram alguns pés de cambuí. você sabe como fazer mudas? caso tenha alguma dica mande que farei umas mudas pra vcs ai. moro na Bahia e temos cambuí ao norte de Salvador. grande abraço. meu e-mail é fleuryts@hotmail.com e meu nome é Fleury.

    ResponderExcluir
  3. VI NO GOOGLE ,PESQUIZANDO SOBRE A AROEIRA VERMELHA Q TBM A CHAMAM DE CAMBUÍ,FIQUEI MUITO CONFUSA,Ñ ENCONTREI MAIS NENHUMA REFERENCIA A RESPEITO.

    ResponderExcluir
  4. olá, já encontrei cambui vermelho, amarelo e alguns dizem que a planta só dá de 7 em 7 anos. Agora mesmo comprei uma variedade na feira de Lençóis-Ba muito doce de cor bem roxa com muito tanino, estou fazendo um xarope para usar como suco de uva(cambuí) diluído em água. Pensei que ele daria um vinagre especial. estou entusiasmada.
    se vocês sabem mais alguma coisa sobre essa frutinha por favor me informem. obrigado!meu email:mariaa.gagnon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Quero comprar 1 kg de cambui. Quem tiver me ligue 21-9702.6104 ou escrfeva
    baldipedro@gmail.com
    Obrigado
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe quais os municípios da Bahia produzem bastante cambuí? Pois tenho interesse em fazer vinho da fruta. Obrigada. Meu e-mail: adel_feliz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. No municipio de Seabra,chapada Diamantina, Bahia, se encontra esses frutos, ele é produzido em abundância em anos alternados, um ano produz muito, e no outro produz em quantidade menor, mas produz todos oos anos. Conheco quatro tipos diferentes do cambui, e os moradores dessa região utiliza o mesmo para preparo de licor, para adicionar à cachaça e para cconsumir naturalmente. O cambui, geralmente é colhido entres os meses de março a junho...obs: ja mmorei em seabra, e por isso, é que tenho essas informações

    ResponderExcluir
  8. No municipio de Seabra,chapada Diamantina, Bahia, se encontra esses frutos, ele é produzido em abundância em anos alternados, um ano produz muito, e no outro produz em quantidade menor, mas produz todos oos anos. Conheco quatro tipos diferentes do cambui, e os moradores dessa região utiliza o mesmo para preparo de licor, para adicionar à cachaça e para cconsumir naturalmente. O cambui, geralmente é colhido entres os meses de março a junho...obs: ja mmorei em seabra, e por isso, é que tenho essas informações

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.