Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore.

No Município de Maricá não existe uma Secretaria de Meio Ambiente, e não há uma coordenação que vise comemorações de tamanha importância, tanto que não há órgão do meio ambiente capaz de trabalhar em consonância com outro órgão, por exemplo a Secretaria de Educação, onde as escolas, algumas, por iniciativa e atividade isolada, programam eventos, incentivando os alunos a plantar e cuidar de árvores. Não basta ter em cada escola uma horta para servir de exemplo. Ensinar a técnica de plantio e de poda é mais importante, além de conscientizar a criança, o adolescente, o jovem, da real necessidade de um meio ambiente saudável e do desenvolvimento sustentável.

Diz a máxima que o homem para estar plenamente realizado tem que ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Certamente que este pensamento é mais antigo que a Pedra do Silvado. Mas nem assim o homem aprende, ou, pelo menos, os nossos governantes responsáveis por sucessivos (des) governos em nossa Cidade.

Escolher a espécie ideal de árvore para se plantar no centro da cidade é tarefa para uma Secretaria de Meio Ambiente planejar e coordenar em conjunto com uma Secretaria de Urbanismo. Não se deve plantar apenas uma espécie, como se fosse um modelo, uma escolha padrão, mas diversas espécies e adequadas a cada setor, zona ou área tida como destinatária.

No centro não há árvores suficientes. As poucas que existiam foram ceifadas por conta de podas sem orientação e acompanhamento de técnicos especializados. A motosserra está em mãos de terceiros que andam dizimando árvores acobertados por gente de dentro do (des) governo, e a motosserra foi adquirida pela Secretaria de Fazenda. Quem não se lembra do exemplar de Pau Brasil na Praça Prefeito Orlando Pimentel, ao lado da Casa de Cultura? Mas quem lembra de quem partiu a ordem de podá-la? A poda virou assassinato encomendado! E tal crime se repete a cada dia em nossa cidade, em todo o Município. Até quando?

Há pessoas que matam árvores em frente a sua própria casa sob o argumento de que suas folhas sujam muito a calçada e dá trabalho de todos os dias ter de varrer. Isto é argumento?

Hoje também é Dia de S. Matheus. Então façamos um pedido para que o Santo ajude a Cidade iluminando as mentes destes governantes desleixados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.