Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ANATEL - CONEXÕES - BANDA LARGA


Anatel quer tornar pública qualidade de conexões

SÃO PAULO, 14 de abril de 2009 - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalha com o Comitê Gestor de Internet e a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para tornar pública uma medição onde o usuário saiba qual a verdadeira velocidade de conexão à Web de cada operadora e sua constância.

Essa será uma das estratégias da agência para tentar coibir os problemas de qualidade que os assinantes de banda larga do país têm enfrentado, já que ela só tem ingerência sobre o acesso, e não sobre os serviços de Internet em si, que não estão sujeitos à regulamentação.

"Não será uma percepção, e sim uma medição efetiva da velocidade a cada momento", explicou Plínio de Aguiar Júnior, conselheiro da Anatel. Ainda não há prazo, entretanto, para que a medição comece a ser feita.

Para o conselheiro, parte dos problemas que as empresas estão enfrentando pode estar ligada à terceirização dos serviços de operação e manutenção da rede.

"Eu vejo que grande parte das operadoras está terceirizando completamente a infraestrutura. Isso é um risco", afirmou, em seminário sobre banda larga nesta terça-feira. Segundo ele, "quanto mais longe do investidor, maior o risco."

Em relação ao caso específico da Telefônica, que na semana passada admitiu problemas com o serviço Speedy no Estado de São Paulo, Aguiar afirmou: "na minha avaliação, ela (Telefônica) não tem o domínio técnico-operacional suficiente para controlar o sistema", disse ele a jornalistas.

Segundo Aguiar, "a qualidade da rede é definida no investimento. Ao investir pouco, a qualidade cai", afirmou.

A agência já informou na sexta-feira ter iniciado um processo de apuração para avaliar a queda dos serviços da Telefônica, que pode resultar em multas para a companhia. A própria operadora informou na semana passada ter sido vítima de ataques externos (crackers) e já ter alertado as autoridades.

Redação - Agência JB Online - 14/04/2009

----------------------------------------------------------------------------------
Comentário: A velocidade da banda larga da internet no Brasil anda, em média, 1400 Kbps para downloads, e 280 Kbps para uploads. O comum é achar uploads a 20% do dowloads. Mas não é o que se vê por aí. A internet banda larga via rádio, por exemplo, anda de pernas curtas, pois em muitos locais, regiões, a coisa se inverte, uma anomalia, uma irregularidade, invertendo as velocidades de downloas com a de uploads. Downloads é o que se recebe, o que vem para o seu PC, e uploads é o que se manda. Ambos passam pelo seu provedor, para nós uma ponte onde pagamos o pedágio, e aí surge o gargalo, muito comum nos horários de pico, de maior procura, de utilização, horários que coincidem com as Lan Houses cheias, comércio a todo vapor, pagamentos e recebimentos de contas, emissão de boletos, etc.
Não acreditem quando um provedor da a desculpa para um problema todos os dias às 15h da tarde, ou quem sabe às 20h para quem não gosta de novela.
- Dizem: “pode ser alguém roubando sinal” ou “alguém interceptando o cabo”.
Não existe roubo com hora marcada. Desconfie.
Ou o provedor comprou poucos Mbs e está vendendo mais do que adquiriu, ou no rádio junto ao servidor tem mais de 50 usuários em acesso simultâneos. Tem que investir mais para produzir melhores serviços. O lucro fácil é enriquecimento sem causa.
A Anatel deveria adotar, e os Juizados Especiais Cíveis também, a exigência da mesma proporção, ou seja, se o usuário contrata 1 MB e só tem disponível na média mensal 500KB, deveria somente pagar a metade do valor.
Mas enquanto a Anatel dorme, os usuários da internet podem usar alguns bons sites de medições, os chamados confiáveis. Não confiem nos medidores dos próprios drivers e softwares instalados nos PCs, desktops e notebooks.
Sugestões:
www. http://www.intel.com/pt_BR/Consumer/Game/por_bbst.htm
www. http://www.testesuavelocidade.com.br/
www. http://www.rjnet.com.br/2velocimetro.php?r=vMaHwNv
www. http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/?idioma=pt&newlang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.