Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ANATEL VERSUS BANDA LARGA - SEJA VOLUNTÁRIO PARA MEDIR


Anatel e Ministério das Comunicações anunciam projeto de medição da qualidade da banda larga
29 de Agosto de 2012

Anatel e Ministério das Comunicações anunciam projeto de medição da qualidade da banda larga

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, apresentaram hoje, em entrevista coletiva à imprensa, detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. O projeto depende da participação da sociedade para ser implementado, uma vez que os equipamentos de medição da internet serão instalados nas conexões de voluntários.

A medição, que começa no mês de outubro, está prevista no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM - aprovado pela Resolução Anatel 574/2011). Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

De acordo com o conselheiro Jarbas Valente, o objetivo do projeto é reunir informações suficientes para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. "Trata-se de uma medição em todo o território nacional que fornecerá dados importantes para as ações da Anatel", avaliou.

Espera-se, em todo o Brasil, a mobilização de cerca de 12 mil usuários do serviço. Jarbas Valente informou que a adesão ao projeto não exige conhecimentos avançados de informática dos voluntários. "Basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O usuário não precisa fazer nada além disso", explicou.

Segundo o ministro Paulo Bernardo, a medição contribuirá de forma decisiva para a elevação da competição da banda larga fixa no país, pois o consumidor terá parâmetros objetivos para comparar os serviços das diversas prestadoras. Na sua avaliação, a comparação estimulará as empresas a investir mais para assegurar a qualidade dos serviços e a reduzir preços para ampliar sua base de clientes. "Esse regulamento de qualidade aprovado no ano passado é mais avançado do que de outros países", disse Paulo Bernardo.

Jarbas Valente e Paulo Bernardo anunciaram ainda a criação do perfil específico da Anatel no Facebook para divulgação do programa de medição da qualidade da banda larga no Brasil. Para mais informações, acesse http://www.facebook.com/anatel.qualidade.banda.larga

O processo de medição da qualidade da banda larga será coordenado pela Anatel por meio da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). No Brasil, será adotada a mesma tecnologia usada e aprovada em mais de 35 países, como Estados Unidos e Reino Unido, em iniciativas semelhantes. Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da Agência.

Bruno Ramos, superintendente de Serviços Privados O superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, informou que, para a medição da qualidade da banda larga fixa, o projeto abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Anatel e Ministério das Comunicações anunciam projeto de medição da qualidade da banda larga. Podem ser voluntários do programa todos os usuários que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Para se candidatar, é necessário informar os dados pessoais e os do serviço contratado, por meio do cadastro disponível no portal www.brasilbandalarga.com.br   Funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Após análises das características dos consumidores e dos serviços por eles contratados, será feita uma seleção para garantir que a amostragem represente os diferentes perfis de consumidores da banda larga fixa no Brasil. Serão acompanhados indicadores como velocidades de upload e download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes.

Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Além de colaborar para aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço  em sua residência ou empresa.

A metodologia e procedimentos referentes às medições foram definidos pelo Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ), grupo de trabalho coordenado pela Anatel, com participação de representantes das Prestadoras, da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) e de entidades convidas, como o CGI.Br e o Inmetro.

Jarbas Valente, vice-presidente da Anatel, e Paulo Bernardo, ministro das Comunicações

Documentos relacionados

    Apresentação sobre o projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. (PDF, 139Kb)
    Guia de instalação do medidor de banda larga (whitebox) (WMV, 24.632Kb)
    Pronunciamento do vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, sobre o projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. (PDF, 81Kb)
    Vídeo da entrevista coletiva à imprensa que apresentou detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. (WMV, 123.999Kb)
    Perguntas frequêntes - Programa de Medição da Qualidade da Banda Larga (PDF, 72Kb)
    Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM) - (PDF, 142Kb)
    Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP) - (PDF, 169Kb)

A Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) foi criada em atendimento à Resolução Anatel n.º 574, de 28 de outubro de 2011, como parte do processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à Internet em banda larga no Brasil.

Ferramenta de medição

A partir de agora, os cidadãos brasileiros têm à sua disposição uma ferramenta para medir a qualidade de sua conexão banda larga.

Essa ferramenta, que é um software de medição, permite ao cidadão, a qualquer tempo, medir a qualidade de sua conexão banda larga fixa (Internet), visualizando os resultados imediatamente, bem como o histórico das medições anteriores.

Os resultados apresentados pelo software são medidas momentâneas da qualidade de conexão e indicam uma referência para o acompanhamento do desempenho da banda larga pelo usuário.

Faça o teste agora!
Seja um voluntário!

Indicadores de qualidade de conexão a rede de dados também foram definidos na Resolução 574/11, os quais deverão ser observados pelas prestadoras.

O Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga no Brasil, visa medir os indicadores de qualidade e precisa de voluntários.

Faça parte do grupo de brasileiros que irá medir a qualidade da conexão banda larga em nosso país.

Cidadãos e empresas de todos os estados brasileiros podem participar gratuitamente.

Participe!

Participe da nossa campanha...
Cadastre-se já para fazer parte da comunidade que medirá a banda larga no Brasil
Envio com sucesso!

Obrigado pelo seu interesse em participar da medição da banda larga.

Sua informação foi submetida e nos retornaremos em breve para que possa completar este processo de cadastramento.

EAQ

O teste de velocidade está completo, por favor encontre seus resultados no final da página. Também pode se visualizar os dados históricos na seção "Histórico de Resultados".
Status: Testes completos
Seus resultados:

Métrica            São Paulo
Velocidade de download:        1.56 Mbps
Velocidade de upload:             0.4 Mbps
Latência (UDP):           FAILED
Jitter (UDP):    FAILED
Perda de pacotes (UDP):         FAILED

Esta página apresenta os resultados de testes realizados anteriormente.

    Download
    Upload
    Latência
    Perda de pacotes
    Jitter

Hora  Indicador      Velocidade (Mbps)
Qui, Ago 30, 09:43:50 2012    São Paulo        1.56
Velocidade Média (Mbps): 1.56

* (1) Nota do Blog: esta medição foi realizada pelo blog no momento do acesso à Anatel e foi usado um moden da Vivo 3G plano ilimitado e que está dando dor de cabeça ao blogueiro. Iremos medir com os outros nossos modens (Tim 2G e Claro 3G Max) e em breve publicaremos e vamos ver se temos sorte de ser escolhido como um dos voluntários.

A média dos indicadores é calculada utilizando-se a formula de média aritmética do histórico das medições feitas até o momento. O cálculo da média pode levar a resultados não consistentes devido a que as medições utilizadas no cálculo podem ter sido feitas em diferentes localizações, operadoras, ou/e plano contratado.


* (2) Nota do BlogMedimos uma hora depois através de um site de medição privado e recebemos a seguinte resposta: downloads = 541, 683, e 659 kbps - uploads = 241, 333, e 306 kbps - no último temos dounloads 82 KBps e uploads 38 KBps. 

Com quem está a verdade? Ponham a boca no trombone!
Reclamem com suas operadoras, com os seus provedores. Exijam seus direitos. 

2 comentários:

  1. Isto é o maior engôdo criado para ludibriar os sofridos usuários brasileirinhos. Mas isto terá um preço na Copa do Mundo e nas Olimíadas. O governo vai passar vergonha. Em todos os municipios os sinais de banda larga é fina e o de celulares é uma loucura. Todas as concessionárias se nivelam por baixo. Nota 5 para a Vivo, 4 para a Tim, 3 para a Claro. 2 para a Oi. A Anatel só protege as concessionárias e os políticos da base governista protegem a Anatel. Uma caixa preta.

    ResponderExcluir
  2. Meu CEP.24915425. Por favor melhorem os sinais desta região.

    ResponderExcluir

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.