Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

PEC 35/2012 VAI POR FIM A SUBSÍDIOS DE VEREADORES


PEC pretende acabar com salários de vereadores

Está em tramitação no Senado Federal desde julho deste ano a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 35/2012, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB/GO). Ela tem como meta acabar com o pagamento de salários e demais subsídios aos vereadores de municípios com menos de 50 mil habitantes.
A PEC 35/2012, caso seja tornada lei, irá atingir 89,41% dos municípios brasileiros, incluindo a maioria daqueles que são lindeiros ao Lago de Itaipu, caso de Marechal Cândido Rondon.
O tema foi amplamente discutido semana passada em Brasília, durante encontro da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Na oportunidade, legisladores municipais de todo o país discutiram a proposta, que está sendo considerada pelos vereadores uma afronta à democracia e um risco para a independência do Poder Legislativo.
Gilson Conzatti, o presidente da UVB, afirmou que, se for aprovada a referida PEC, estarão criando o “mensalão municipal”, pois o vereador ficará à mercê dos desejos do poder econômico do prefeito, que terá a autonomia financeira do município.
Na sessão desta manhã (04) da Câmara de Marechal Cândido Rondon, o vereador Ítalo Fernando Fumagali, que participou do encontro da UVB em Brasília, falou sobre a questão. Segundo ele, a proposta tem ganhado adesão de muitos parlamentares no Congresso, o que tem gerado ainda mais preocupação aos vereadores, que estão iniciando uma mobilização nacional para evitar a aprovação da PEC 35/3012.
Para Fumagali, a proposta pode ter consequências negativas junto às câmaras municipais, caso seja aprovada. “Trata-se de uma iniciativa demagógica e somos contrários a ela. Aqueles que se dedicam à legislação, mesmo em nível municipal, dão o seu trabalho e o seu tempo e, dentro do custo da democracia, têm que ser remunerados pela sociedade por isso”, argumenta.
Fumagali enfatiza que a remuneração na forma de salário é uma garantia a mais para que os vereadores exerçam seus papéis com liberdade. Além disso, argumenta que, ao se extinguir os salários, também estão sendo “fechadas as portas” para aqueles candidatos menos favorecidos financeiramente.  Na opinião dele, “isso não pode acontecer. A sociedade tem que ser representada por um todo. Pobres, ricos e remediados têm que ter seus representantes”.
De outra parte, o vereador aponta que se o serviço prestado por certos vereadores está distante do que almeja a população, cabe à própria comunidade eleger bons representantes e cobrar dos eleitos um bom trabalho no Poder Legislativo.
Apoio
A manifestação de preocupação do vereador Fumagali recebeu manifestações de apoio dos vereadores Valdemir José Sonda e Elmir Port. Sonda demonstrou preocupação em relação à possível aprovação da PEC, alegando que sem remuneração os vereadores estariam sujeitos a maiores pressões externas de lobbies, e assim teriam sua independência cerceada.
Por sua vez, Port manifestou-se afirmando que, caso seja extinto o salário de vereadores, será justo que a mesma medida seja estendida também para as demais esferas do Poder Legislativo, nos níveis estadual e federal.
Assessoria
Publicado em: 04/12/2012 - 15:40 | Atualizado em: 04/12/2012 - 15:40
http://www.opresente.com.br/geral/pec-pretende-acabar-com-salarios-de-vereadores-30666/ 
-------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.