Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CÚRCUMA - AÇAFRÃO-DA-TERRA

CÚRCUMA

Cúrcuma: especiaria e suplemento anti-inflamatório

O que é a cúrcuma?

A cúrcuma é na realidade uma família de plantas. Mas habitualmente, aquando da utilização do termo "curcuma” é para fazer referência à curcuma longa, curcuma domestica, açafrão-das-índias, turmérico, açafroa ou açafrão-da-terra. Não deve ser confundido com o açafrão pois são bem distintos.
Da raiz da planta é que se obtém a especiaria e os suplementos de curcuma.

Para que serve a curcuma?

Por ter cor amarela e um sabor muito característico e forte, utiliza-se na culinária para dar cor a pratos de sabor mais doce e para pratos de peixe, já que mascara o sabor mais intenso destes. Confere uma cor agradável a molhos, sopas e pratos de arroz.
É usado pela indústria alimentar como corante e o seu aroma também é usado em perfumes.

Os efeitos da curcuma devem-se principalmente ao seu conteúdo de curcumina. A utilização da curcuma traz benefícios a diversos níveis:

Capacidade anti-inflamatória

Ao contrário do Harpagophytum que tem efeito mais marcado a nível osteoarticular, a curcuma apresenta uma capacidade mais abrangente. A curcumina influencia as vias da inflamação, atuando em mediadores inflamatórios com o TNF-alfa. Existem inúmeros estudos que demonstram diminuição da inflamação e consequente benefício, em casos de artrite reumatóide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias, diabetes, modulação da inflamação no tecido adiposo.

Discute-se ainda, o papel que a curcuma poderá ter na prevenção de doenças inflamatórias e não só na diminuição da inflamação já instalada.

Outros efeitos:
Existem estudos que referem capacidade de inibição de células cancerígenas e o seu efeito antioxidante é inegável.

A curcuma tem interesse também na recuperação hepática e no alívio de dores de estômago.
Na forma de pasta pode ajudar a pele a regenerar melhor.

A suplementação com curcumina pode influenciar o efeito de medicação/suplementação anti-coagulante (varfarina, aspirina, ginseng, alho, ginkgo biloba) e de medicação anti-inflamatória.

Que dosagens?

- Não se conhecem efeitos adversos para além de mal-estar digestivo em casos de dosagem excessiva;

- Não existe uma dose recomendada, mas enquanto suplemento, 500mg de curcumina, 2 a 4 vezes por dia já demonstraram efeito anti-inflamatório e de alívio digestivo;

 - Sempre que possa, se gosta do aroma e sabor, use curcuma na preparação das suas refeições ou faça infusões.

As especiarias e ervas aromáticas são fantásticas e há que aproveitar os benefícios que nos podem trazer pelo seu uso no dia a dia. Em algumas situações a suplementação pode justificar-se para um efeito mais marcado. Anti-inflamatórios naturais são sempre uma forma de fugir aos efeitos secundários da medicação anti-inflamatória.
---------------------------------------------------------------

5 Alimentos para Nunca Comer!

 Ligue seus alto falantes e aproveite uma apresentação valiosa:


Resumo:
1. Sucos concentrado - de laranja e outros, com dextrose e etc...
2. Margarinas - e outros com gorduras trans, etc...
3. Pão de trigo integral - e outros cheios de carboidratos de alta caloria... (o stress inunda o corpo de cortisol e aí ele pede mais carboidratos) ...
4. Soja processada - leite, sucos, mingaus, pães, biscoitos, etc...
5. Milho - GM* - geneticamente modificado* - transgênicos... aspartame, canola, etc...

Melhor fazer pequenos lanches a cada 3h e bem balanceados - cha verde contra adiponictina - Ler o Livro “A Verdadeira História da Soja, da Dra. Kaialla Danniel”.

* Aviso de Responsabilidade: O Clube Slim Down não é uma organização médica. Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Além disso, observe que os resultados obtidos ao usar o nosso programa não são típicos e podem variar entre os diferentes membros devido a diferenças na história individual de exercícios, genética, idade, sexo, motivação pessoal e outros fatores. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado antes de embarcar em um novo tratamento, dieta ou programa de fitness.

O que é esta Apresentação?

Nesta apresentação gratuita, mas valiosa, vamos compartilhar com você cinco alimentos que lhe foi dito que são "saudáveis", que pode na verdade aumentar o ganho de peso indesejado. Você provavelmente está comendo esses alimentos diariamente, e eles não apenas adicionam aqueles centímetros extras ao redor de sua barriga, mas igualmente podem impedir você de perder peso.

O que é o Clube Slim Down?

O Clube Slim Down é uma Rede Social especial, que fornece aos seus membros informações valiosas sobre dieta e nutrição.
Nosso objetivo é compartilhar com nossos membros importantes informações atualizadas, notícias, estudos recentes e dicas de nutrição. Você vai aprender quais os alimentos que você deve comer e quais deve evitar para perder peso e ser saudável. Nosso objetivo é fornecer informações simples e precisas para que os nossos membros sejam capazes de lembrar, compartilhar e usar praticamente.

O objetivo Programa do Clube Slim Down
O seu corpo possui um plano integrado para ser magro e saudável. Nós mostramos a você como comer os alimentos certos nas combinações certas para você poder ter o corpo que a natureza designou para você: em forma, atraente, saudável e energético.

Planejador de Cardápio do Clube Slim Down- Mantenha-se no modo de queima de gordura o dia inteiro!
Basta escolher os seus alimentos favoritos no planejador de cardápio pessoal e instantaneamente ele cria um cardápio semanal que usa apenas a combinação certa de proteínas e carboidratos para ligar o forno de queima de gordura do seu corpo.
Tudo está imediatamente acessível on-line e como você não está se privando dos alimentos que gosta, você pode seguir este plano e ver seu corpo naturalmente se redefinir até seu peso corporal ideal.

As Receitas do Clube Slim Down – Refeições para Deixar Você em Forma... e Não Gordo!
Para você ser bem sucedido, o programa precisa se ajustar ao seu estilo de vida... e não o contrário. É por isso que usamos as suas receitas favoritas e fizemos pequenos ajustes eficientes para que as suas refeições trabalhem com o seu corpo e não contra ele.

Você vai aprender a trocar alimentos processados e com produtos químicos e usar ingredientes integrais, não processados, para manter o açúcar no sangue equilibrado. Nós nos concentramos em otimizar nossas receitas com a quantidade certa de gorduras saudáveis, bem como com os carboidratos e proteínas adequadas para o seu corpo.

Como participar?

Você pode participar do Clube Slim Down agora mesmo!
BASTA CLICAR NO BOTÃO DE COMPRA ABAIXO e você não só vai ver todos os alimentos que você deve evitar, mas você também terá acesso instantâneo à área privativa dos nossos membros on-line, onde você terá uma infinidade de ferramentas para a perda de peso, como por exemplo, O NOSSO PLANEJADOR DE CARDÁPIO PESSOAL, que vai ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue balanceados, os seus hormônios equilibrados e controlados, e libertar você da gordura indesejada e perigosa.

Eu estou pronto para viver uma vida mais saudável!!

Registre-se por apenas R$ 97,00 para toda a vida! Sem faturas mensais. Sem taxas permanentes.
Isso é menos de que sair uma noite com a família para ir ao cinema.

No Clube Slim Down estamos empenhados em fornecer a você e a sua família os melhores produtos educacionais para perda de gordura disponíveis e levamos esse compromisso muito a sério.

Acreditamos que, se o nosso programa não funciona para você, você não terá que pagar por isso. É por isso que o Clube Slim Down confirma a nossa garantia sem precedentes para a devolução do seu dinheiro

Você pode experimentar em sua própria casa durante oito semanas inteiras... mostrar ao seu médico ou profissional de saúde. Consiga o aval para fazer este programa e provar a si mesmo que ele realmente funciona.

Se depois de dois meses, você não perder peso, se você não está se sentindo bem para conseguir atingir o seu objetivo para ter o corpo magro e saudável que você merece, simplesmente nos avise entrando em contato e você obterá um reembolso total.

Mais benefícios que você vai encontrar no Clube Slim Down

Articles Artigos: O que acontece com seu cérebro em uma dieta - Por que você está com fome?
Você pode sentir fome em uma dieta, mas você não consegue realmente descobrir o porquê. Este é um problema comum e tem tanto a ver com o aspecto mental das coisas como com o físico. Este é um fenômeno que tem atormentado as pessoas de dieta durante anos porém há algumas respostas fáceis de entender. O problema é que você ...

Recipes Receitas: Granola repleta de energia
Um componente do café da manhã favorito em harmonia com frutas frescas. Delicioso...

---------------------------------------------------------------

Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta medicinal, também conhecida por açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico, muito utilizada para tratamento do fígado ou problemas gástricos.

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Curcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

Para que serve a cúrcuma

A cúrcuma serve para o tratamento de problemas digestivos, como falta de apetite, indigestão ou acidez gástrica, problemas do fígado e da vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase. Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Propriedades da cúrcuma

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

Modo de uso da cúrcuma

A parte mais utilizada da cúrcuma é o seu rizoma, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.

Efeitos colaterais da cúrcuma

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Contraindicações da cúrcuma

A cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Cúrcuma

Veja como pode usar a cúrcuma em:
Remédio caseiro para artrite reumatoide
Remédio caseiro para os triglicerídeos
Remédio caseiro para os triglicerídeos

Tatiana Zanin (Nutricionista)
Um ótimo remédio caseiro para baixar os triglicerídeos é o suco de abacaxi e bagaço de laranja, assim como o chá de cúrcuma.

Os triglicerídeos são uma espécie de gordura no sangue vinda da alimentação que, quando atingem valores acima de 200 mg/dl, podem ser prejudiciais ao organismo, principalmente para o coração, podendo causar aterosclerose ou derrame cerebral, por exemplo.

Assim, além destes remédios caseiros para os triglicerídeos, é importante o indivíduo fazer uma alimentação saudável constituída por saladas, legumes, verduras e carnes magras, não comer alimentos com açúcar, substituindo-o pelo adoçante, e preferir frutas frescas.
Suco de abacaxi e bagaço de laranja para baixar os triglicerídeos

O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Ingredientes

2 copos de água
2 rodelas de abacaxi
1 laranja com bagaço
Suco de 1 limão
Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber diariamente, 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.

Chá de cúrcuma para baixar os triglicerídeos

O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.

Ingredientes

1 colher (de café) de cúrcuma em pó
1 xícara de água
Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, depois de fervida, juntar a cúrcuma. Tampar, deixar repousar durante 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Veja outras formas de baixar os triglicerídeos:
Dieta para triglicerídeos
Como reduzir os triglicerídeos
Remédio caseiro para baixar o colesterol
Mais sobre este assunto
Como reduzir os triglicerídeos
Dieta para Triglicerídeos
Triglicerídeos Altos
Remédio caseiro para triglicerídeo
Sintomas de triglicerídeos altos
Frutas que emagrecem
Suco de tomate para prevenir o colesterol alto
Niacina (ácido nicotínico)

Mais sobre este assunto
Remédio caseiro para artrite reumatoide
Alimentos antienvelhecimento
Acabe com a celulite
Remédio caseiro para Espinhas
Antioxidantes
Dieta para tratar a hepatite
Chá para combater o inchaço
Anfetaminas

Dicas por Email
Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

Veja Também
Remédio caseiro para artrite reumatoide
Remédio caseiro para os triglicerídeos
Populares de Plantas Medicinais
Alcachofra
Hortelã
Espinheira Santa

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
---------------------------------------------------------------

AÇAFRÃO-DA-TERRA

Açafrão-da-terra: planta medicinal com forte efeito antioxidante, tendo uma ação preventiva contra o câncer, pode ser encontrada em pó ou em cápsulas.

Nomes
Nomes em português: açafrão-da-terra, açafrão-da Índia, curcuma
Nome latim: Curcuma aromatica, Curcuma longa
Nome francês: Curcuma, safran des Indes
Nome inglês: curcuma
Nome alemão: Curcuma

Família - Zingiberaceae (Zingiberáceas)

Constituintes - Óleo essencial, curcumina

Partes utilizadas - Rizoma seco

Propriedades do açafrão - Antioxidante, antiinflamatório, amargo, anticoagulante, colerético

Indicações do açafrão
- Na prevenção do câncer, ação antioxidante da curcumina (um composto do curcuma).
- Contra os reumatismos, graças à sua forte ação antiinflamatória
- Contra o excesso de colesterol
- Contra a acidez gástrica, a síndrome do cólon irritavél, a "crise de fígado"
- Em dermatologia, para aplicação local (por ex.: em forma de cataplasma), o açafrão pode ajudar no tratamento da psoríase.

Efeitos secundários - Distúrbios gástricos (em alta dose)

Contra-indicações - Afecções gastro-intestinais, como oclusão das vias biliares, cálculos biliares

Preparações à base de açafrão-da-terra

- Pó de açafrão-da-terra, para consumir diretamente em uso interno (por ex: contra a gastrite) ou para uso externo, em forma de cataplasma.

- Cataplasma de açafrão-da-terra

- Cápsula de açafrão-da-terra

- Decocção de açafrão-da-terra

- Tintura de açafrão-da-terra

Onde cresce o açafrão-da-terra?
O açafrão é originário da Ásia e cresce principalmente na região da Índia e do sudeste da Ásia. 

Quando colher o açafrão-da-terra?
- Observações
- O açafrão-da-terra é uma planta clássica das medicinas asiáticas (indiana ou chinesa), mas nos últimos anos  fez uma aparição midiática  no ocidente, devido à sua ação antioxidante na prevenção do câncer.

- O açafrão-da-terra é naturalmente utilizado na cozinha indiana e serve para dar uma coloração amarelada aos pratos, no entanto, atualmente ele é mais utilizado como especiaria.

- Você deve saber que a curcumina é um importante antioxidante (contra o câncer) e anti-inflamatório do açafrão. Os consumidores podem ser induzidos a comprar para a culinária, o pó com uma taxa de 3/4 gramas por colher de chá, tituladas a 5/6% de curcumina, neste caso as pessoas podem não sentir os benefícios exceto sobre a digestão. Na verdade, para obter um efeito anti-inflamatório a dose da curcumina deve ser extremamente elevada. Pergunte ao seu farmacêutico para mais informações.

---------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.