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quinta-feira, 9 de julho de 2015

AmBev compra Colorado

AmBev compra Colorado: o que isso significa para o mercado artesanal?

Bebendo Bem - por Fabian Ponzi

O que era rumor, virou notícia. Conforme especulado pelo blog FullPintBr no mês passado, a Colorado realmente foi adquirida pela AmBev. A confirmação se deu no Radar OnLine, do jornalista Lauro Jardim, da Veja. Além disso, a postagem do cervejeiro da Wäls, José Felipe Pedras Carneiro, no seu Instagram, transformou definitivamente o boato em notícia.

Já vinham de longa data as suspeitas de que a cervejaria de Ribeirão Preto estava “à venda”. Outros rumores envolvendo outras empresas já vinham de longo tempo, mas de alguns meses para cá o nome da AmBev como o futuro parceiro da Colorado foi ficando mais forte, ainda mais depois que a gigante cervejeira demonstrou com a compra da Wäls que não está para brincadeira na sua recente guinada em direção ao mercado artesanal brasileiro.
Mas o que realmente significa a compra da Colorado pela AmBev?
A Colorado é a principal cervejaria artesanal brasileira. Não só pelo seu tamanho e sua fatia de mercado, mas pela figura do seu fundador, Marcelo Carneiro da Rocha. Marcelo é um símbolo do movimento, uma figura respeitada por todas as cervejarias e um líder. Não foi a toa que foi escolhido como o primeiro presidente da ABRACERVA, cargo que ocupou até março. De acordo com entrevista publicada no Brejas, Marcelo deixa de ser o fio condutor da cervejaria e torna-se um “embaixador” da marca. O curioso é ver como será a postura de Marcelo a partir de agora, já que seu posicionamento contra as grandes cervejarias sempre foi muito contundente.
Em relação à cervejaria, a notícia é um baque para o setor artesanal. A Colorado sempre teve um papel de liderança e pioneirismo. Além disso, apesar da qualidade de seus produtos ter caído drasticamente nos últimos anos, sempre foi uma cervejaria admirada por todos. Sendo comprada pela AmBev, ela se torna alvo de críticas, tanto dos consumidores mais radicais, quanto do proselitismo de alguns dos seus pares, como já vimos acontecer com a Wäls desde o anúncio de sua compra. As benesses de fazer parte de um grupo cervejeiro do tamanho da AmBev são óbvias: maior acesso à insumos e tecnologias, ampliação da distribuição, maior competitividade de preço. No entanto, sendo a Colorado uma cervejaria tão importante para o mercado artesanal, fica a curiosidade do que vai acontecer em relação à sua imagem frente aos consumidores e às outras empresas do nicho.
Na minha opinião, com a compra da Colorado, a AmBev finca pé com uma força tremenda no mercado artesanal brasileiro. Não foi apenas uma cervejaria adquirida, mas um símbolo e um líder, numa demonstração de poder que não poderia ser maior. Diferente da Wäls, em que a criatividade e a competência dos irmãos Carneiro são o principal produto e, portanto, essenciais para a empresa, no caso da Colorado a AmBev irá tomar conta do processo inteiro, deixando o seu fundador como uma figura decorativa, sem poder de decisão. Por tudo isso, acredito que a empresa e seus produtos irão mudar bastante nos próximos tempos, e não é de se duvidar que a qualidade seja colocada de lado em detrimento da questão comercial.
Por esses motivos que eu, que sempre vi com bons olhos esse tipo de negócio, pois na maioria dos casos ele é benéfico para todos os lados, nesse caso específico da Colorado não consigo ver algo bom. Não poderia haver perda maior para o mercado artesanal brasileiro, e a AmBev dá uma demonstração de força que mostra a todos que qualquer um pode ser comprado (e não me venham com exemplos de uns e outros que dizem aos quatro ventos que nunca se venderão. Todos tem seu preço, é só questão de negociar). Tomara que o futuro me faça mudar de opinião.




Um comentário:

  1. A cerveja Miller (Pilsen - USA) no Brasil é produzida e engarrafada por Cervejaria Petrópolis.
    A cerveja Corona (Pilsen - México) é importada pela AmBev.
    Será que a mexicana já pertence a ImBev ? Qual seria o motivo da AmBev que tem a Colorado, a Bhoemia, a Brahma, a Skol, a Antartica, etc... e tal ?
    Da mesma forma a Cervejaria Petrópolis não se justifica trazendo de fora uma simples pilsen.
    As super cervejarias tentam sufocar as microcervejarias e como não conseguem nem com a ajuda do desgoverno petista agora passam a comprar as cervejarias especiais, e lá se foram a Colorado, a Devassa, dentre centenas só nos últimos cinco anos.

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