
A antiga casa de veraneio de Darcy Ribeiro, localizada em Cordeirinho, junto a praia, no final da rua 119, vai ser transformada em Centro Cultural.
A Fundação Darcy Ribeiro, representada pelo sobrinho de Darcy, Paulo Ribeiro, fará a cessão do imóvel por comodato.
Darcy Ribeiro era mais do que um veranista em Maricá, pois amava o Município e suas praias, na verdade ficava em Maricá por meses, e foi assim que terminou de escrever dois livros: “O Povo Brasileiro” e “Diários Indios”. Nas gestões do ex-Governador Leonel Brizola, Darcy Ribeiro foi o responsável para a construção do CIEP no Centro de Maricá, tendo ao seu lado Tatiana Memória, outra ilustre participante do Governo Brizola e que também morou em Maricá (Guaratiba).
A Casa de Darcy Ribeiro foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e os traços futuristas característicos do arquiteto são marcantes, "a olhos vistos". A casa é pequena mas o espaço poderá ser melhorado sem ofender as linhas arquitetônicas do autor do projeto.
O Governo Municipal representado pelo Prefeito Washington Quaquá e pelo Secretário de Cultura Sady Bianchin já está iniciando obras de melhorias na rua 119, mostrando que em breve o objetivo será alcançado, inclusive contando com parcerias junto a iniciativa privada para somar esforços.
É UM ABSURDO QUE A CASA DE DARCY RIBEIRO,QUE TANTO AMAVA MARICÁ ESTEJA EM TAL ESTADO DE ABANDONO!ELE,QUE FEZ EM MARICÁ O PRIMEIRO CIEP DESTE MUNICÍPIO NÃO TEVE POR PARTE DAS PREFEITURAS,O MÍNIMO DE RECONHECIMENTO NEM O RESPEITO QUE ELE MERECIA! ONDE ESTÃO OS PREFEITOS,QUE DEIXARAM A CASA CAIR A ESSE PONTO???É LAMENTÁVEL QUE MARICÁ TENHA SE ESQUECIDO DO QUANTO DARCY RIBEIRO FEZ POR ESSA TERRA E SUA GENTE!
ResponderExcluira.francaleite@uol.com.br 18/02/2012