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terça-feira, 29 de setembro de 2009

DICAS PARA COMPRAS NA INTERNET


GESTÃO DE RISCO

ALGUMAS DICAS AO FAZER COMPRAS NA INTERNET

- Verificar os dados cadastrais de domínio no site - www.registro.br - (qual endereço, telefone, CNPJ, e responsável que aparece);

- Fazer uma rápida busca na internet para ver se o site está com alguma denúncia no Procon, Reclame Aqui, Comunidades, outros. Analisar essas informações com cautela, pois muitas vezes o problema já foi resolvido mas continua publicado;

- Verificar se o site apresenta dados de telefone e endereço físico, além de e-mail;

- Verificar se o site possui algum certificado de segurança;

- Verificar se o site possui termos e políticas claras (compra e venda, termos de uso, troca ou devolução, cancelamento, privacidade, segurança, direitos autorais);

- Verificar se no preço já estava incluso o frete;

- Verificar se o site apresenta informações claras e completas sobre o produto/serviço, se a foto (imagem) corresponde à realidade ou é meramente ilustrativa;

- Verificar se o site possui tracking do pedido (e se o cliente recebe o número para acompanhar);

- Verificar se o site apresenta lista de parceiros para assistência técnica (quando aplicável);

- Recomenda-se testar o site antes mandando um e-mail de dúvida, pedindo para confirmar algumas informações. Se não for respondido, imagine se fosse uma reclamação;

- Quando possível, optar por um pagamento após a entrega (que ocorre quando se paga com cartão de crédito) ou por pagamento contra-entrega, evitando depósito direto em conta antecipado;

- Guardar algumas evidências eletrônicas para apoiar em eventual investigação ou ação judicial (ex: print das telas, e-mails trocados);

- Havendo problema, deve-se formalizá-lo (ciência ao fornecedor) através de e-mail de reclamação ou contato pelo SAC (isso evita a decadência do direito, art. 26, § 2°, inc. I, do CDC).
Revista Visão Jurídica - n° 32 - Jan/2009
http://revistavisaojuridica.uol.com.br/

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