Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CUIDADO COM OS MOLHOS INDUSTRIALIZADOS


A popularidade dos molhos prontos para salada vem crescendo muito nos últimos anos. Isso ocorre em decorrência até mesmo da alta de popularidade da própria salada, em parte ajudada pelas campanhas de saúde contra a obesidade e outras doenças ligadas à má alimentação. Testamos 16 molhos para salada, sendo 6 à base de queijo e 10 à base de vinagre, e descobrimos que há opções saudáveis, mas alguns têm muitos conservantes e glutamato. Além disso, derrubamos alguns mitos a respeito dessa iguaria que dá sabor ao prato favorito do verão.

Alguns adotam a salada em suas dietas para emagrecer, outros em dietas restritivas de alimentos por algum problema de saúde e há os que simplesmente gostam porque é saudável. É, portanto, uma refeição muito associada à saúde, considerada popularmente como peça-chave para uma alimentação balanceada.

Porém, as pessoas se esquecem um pouco de que o molho usado para dar sabor à salada pode acabar comprometendo os benefícios do prato. Por isso decidimos testá-lo.

Produtos falham na informação. Nos rótulos, faltam informações importantes ao consumidor. Nenhuma marca informa data de fabricação. Carrefour, Great Value, Jurema, Liza e Uncle Bens não dizem em quanto tempo o produto deve ser consumido após aberto.

O Carrefour não adverte, ainda, sobre a necessidade de o frasco ser agitado antes de servir o molho.

Há também algumas inverdades nas informações presentes. Inclusive duas marcas parecem desconhecer seus produtos: os molhos Taeq Italian Light e Liza Caseiro Light (D) apresentam menos calorias do que dizem em suas embalagens. Ou seja, os rótulos dão uma informação errada, quando a verdade deporia a favor dos produtos, uma vez que eles se voltam para o público que busca opções menos calóricas. E cuidado: todas as marcas apresentam mais sal do que dizem ter, embora a grande maioria dos produtos apresente bons teores.

Na medição das quantidades de sal, o Taeq Ceasar Light (A) foi o molho que apresentou menos sal. O Jurema Parmesan, o Great Value Italian e o Uncle Bens Ervas Finas (C) têm quantidades um pouco mais elevadas de sal e devem ser consumidos com moderação.

Como os molhos, em geral, já são salgados, evite adicionar sal à sua salada se for lançar mão do ingrediente para temperá-la. Mais conservantes do que a lei permite. Avaliamos também os conservantes presentes nos molhos.

Este foi um critério limitante em nossa avaliação. Ou seja, quem teve uma avaliação abaixo do “aceitável” (C) neste item não poderia ter uma avaliação final melhor.

O conservante mais utilizado como fungicida e bactericida pela indústria alimentícia é o sorbato de potássio. Esse é um conservante natural, já que pode ser encontrado em algumas frutas e, portanto, sua utilização moderada é admissível.

Mas alguns produtos ultrapassam os limites legais:

Hellmann’s Parmesão, Liza Caseiro tradicional e light e Jurema Italian (E).

Encontramos também cinco produtos que utilizam, embora em poucas quantidades, um outro conservante: o benzoato de sódio. Embora a legislação brasileira permita seu uso, há estudos que indicam que, consumida em demasia, essa substância pode ter conseqüências ruins para o organismo, principalmente em crianças. Apresentaram benzoato de sódio: Taeq Italian Light, Carrefour Italian e Liza (em suas três versões).

Não encontramos problemas com as quantidades de gordura, carboidratos ou corantes.

Todas as marcas estão em conformidade com a lei nesses aspectos. Aditivo mascara pobreza de ingredientes.

Analisamos ainda a presença de glutamato monossódico, que é um aditivo do grupo dos intensificadores de sabor. Esse foi um critério limitante na avaliação final para os produtos que apresentaram valores acima do permitido pela legislação. Os intensificadores de sabor não desempenham nenhuma função importante, servindo apenas para mascarar a utilização de ingredientes de baixa qualidade ou de matérias-primas sem gosto. Para a PRO TESTE, o uso de glutamato monossódico é uma forma de enganar o consumidor. Além disso, algumas pesquisas sugerem que grandes quantidades da substância podem desencadear uma intoxicação alimentar.

Na nossa avaliação, alguns produtos exageram um pouco no uso da substância. Porém, apenas o Taeq Caesar Light (E) apresentou teores de glutamato acima do permitido. O curioso é que justamente essa marca é a que se propõe a ser uma opção de alimentação mais saudável para o consumidor (veja na figura da página ao lado a propaganda, retirada do site da marca). Great Value Italian e Hellmann’s Italiano (D), embora não cheguem a infringir a lei, também têm quantidades altas de intensificador de sabor em seus ingredientes.

Na higiene, encontramos também algumas falhas. Os molhos Hellmann’s (nas duas versões), Jurema (em suas três versões) e Good Light Italian apresentaram microorganismos que indicam má conservação ou falha na produção. Já no molho Liza à base de queijo encontramos alguns ácaros.

As marcas foram classificadas como “aceitável” (C), pois a presença desses elementos, nas quantidades encontradas não é prejudicial à saúde e é permitida por lei. Não foram verificados problemas graves de higiene, com riscos à saúde, em nenhum produto.

Um dos melhores tem menos aditivos. Fizemos ainda um painel de degustação com consumidores comuns. Os produtos mais apreciados foram o Great Value Italian, o Hellmann’s Italiano e o Good Light Parmesan (A).

Os principais comentários dos degustadores foram:

Great Value Italian – “Sabor picante e tempero agradável, não muito forte”.

Hellmann’s Italiano – “Bastante azeite”.

Good Light Parmesan – “Acentuado sabor de queijo”.

Nenhum molho foi rejeitado pelos degustadores. Porém, mais alguns mitos foram derrubados aqui. Nem sempre o que é light é menos saboroso: o molho Jurema Italian Light recebeu melhor avaliação que sua versão tradicional e o Liza Caseiro não apresentou diferença no teste de degustação.

O resultado da degustação comprova ainda que não é preciso encher um alimento com intensificadores de sabor para agradar o paladar dos consumidores. O molho Jurema Italian, por exemplo, tem bem menos glutamato em sua versão light (mais apreciada) do que na tradicional.

Até em marcas próprias preço varia Os preços variam muito de um estabelecimento para outro. E um fato ao qual você deve ter atenção é: não é porque um produto é de marca própria ou de comercialização exclusiva de uma rede que ele não apresentará variação de preços.

Como mostramos em nosso Guia de Preços (PRO TESTEno 62, set/07), algumas redes aplicam preços diferenciados não só por região ou cidade, mas até mesmo por bairros.

O Great Value (R$ 3,14), marca própria da rede Wal-mart, foi o único para o qual não foi encontrada variação de preço entre uma loja e outra. O produto que mais varia de preço é o Jurema Italian (67% de diferença entre os valores mínimo e máximo.

Receita de molho caesar

Ingredientes:

* 2 colheres de sopa de vinagre

* 1 colher de sopa de suco de limão

* 1 dente de alho pequeno

* 1 colher de chá de mostarda

* 4 colheres de sopa de maionese

* 1/3 de xícara de chá de óleo de milho

* Sal e pimenta-do-reino

* 2 filés de anchovas em conserva (opcional)

Modo de preparo – Bata no liquidificador o vinagre, o suco de limão, a mostarda, a maionese, o alho e as anchovas.

Em seguida, com o liquidificador ligado, vá adicionando o óleo fio a fio. Adicione sal e pimenta a gosto.

Receita de molho tradicional

Ingredientes:

* 6 colheres de sopa de azeite

* 2 colheres de sopa de vinagre (branco ou tinto)

* 1/2 colher de chá de sal

* Uma pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo – Dissolva o sal no vinagre e, depois, acrescente o azeite ao poucos e também a pimenta-do-reino, batendo com um garfo para incorporar. O vinagre pode ser substituído por suco de limão (na mesma proporção) e você pode acrescentar ainda um pouco de orégano para dar um toque italiano.

http://www.proteste.org.br/map/src/457571.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.