Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2008

SARKOZY


Para o presidente ler e meditar

SARKOZY VEIO FAZER LOBBY PARA A INDÚSTRIA MILITAR

Foi uma surpresa quando o presidente da França anunciou que passaria o Natal e o Ano Novo no Brasil. Os que conhecem o mundo e sabem analisar os fatos, procuraram uma explicação.

Nunca um presidente da França veio ao Brasil numa data como essa ou outra qualquer. Nosso relacionamento presidencial com a França, foi pejorativo.

Na questão das lagostas (assim ficou conhecido), o presidente De Gaulle foi fulminante e decisivo: "O Brasil não é um País sério".

Agora, tantos e tantos anos depois, podemos dizer, sem espírito de vingança ou de represália, mas rigorosamente dentro dos fatos: “O senhor Sarkozy não é um presidente sério”.

Logo que chega aqui, ainda não estava nem hospedado, o principal assessor de Sarkozy disparava: “A Amazônia não é do Brasil, é do mundo”.

Além do lugar-comum, pois muita gente já falou a mesma coisa, Sarkozy foi mal-educado. Ele veio para uma data festiva, nenhuma ligação com a Amazônia. E o presidente deveria saber, que não entregaremos a Amazônia.

Se veio aqui para nos intimidar, perdeu seu tempo, podia ter voltado imediatamente. Ele devia ter vindo há meses, quando no Clube Militar houve o "Encontro dos Amazônidas".

Compreenderia e constataria então, que civis e militares têm a bravura cívica de defender a parte mais rica do nosso território. E aqui, nenhum "colaboracionista".

Mas Sarkozy não parou por aí, mostrando que sua viagem tinha mais de lobismo do que de diversionismo. Como ninguém respondeu à sua provocação, surgiu com outra, "persuasiva".

Essa segunda intervenção do presidente da França, veio esclarecer a primeira, sobre a Amazônia. Sua afirmação: "O Brasil, suficientemente armado é garantia de paz no mundo".

Ora, a paz no mundo não depende do Brasil, da França ou até mesmo dos EUA. Depois de governar os EUA por 8 anos, o general-presidente Eisenhower fez a frase que não se esperava dele.

Foi elucidativo? Totalmente: "Agora eu sei que o mundo é dominado pelo complexo industrial militar". É esse complexo que produz as guerras e destrói a paz. Isso não depende do Brasil armado.
Lula deveria ter respondido imediatamente a Sarkozy:

"O Brasil defende a paz, não armada, mas desarmada, e sem lobistas passeando pelo mundo". Lula ficou calado. Sentindo-se vitorioso, Sarkozy ligou esse "acordo-lobístico-armado", com a Amazônia. Aceitando essa dádiva miserável de 26 bilhões de reais, (numa época de trilhões) Lula ainda passou recibo.

E disse: "Esse acordo vai ajudar o Brasil a tomar conta da Amazônia e proteger o nosso petróleo".

O presidente Lula dava a impressão de que pretendia ultrapassar o presidente da França, em matéria de bobagem e vulgaridade. 26 bilhões apenas?

E apesar de bem informados, os brasileiros não sabiam que o nosso petróleo estava ameaçado. Quer dizer, ameaçado pelas péssimas administrações e pelo esbanjamento das receitas.

Quanto à Amazônia, podem vir aqui quantos presidentes quiserem, que não nos expulsarão de lá. Sarkozy é que devia ser expulso. Arrogante, primário, lobista, da extrema direita, fingindo que é do centro.
Helio Fernandes - Tribuna da Imprensa - On line - 27/12/2008
http://www.tribunadaimprensa.com.br/

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ACEROLA - 1


Acerola - Tempo de Estudos‏
De: Ação Maçônica Internacional - AMI (ami@aminternacional.org)
Enviada: sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Acerola

A aceroleira (Malphigia glabra L.) é uma planta originária das Antilhas e cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí, Jamaica e Brasil.

É uma fruta atrativa pelo seu sabor agradável e destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina). Consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.

A área cultivada no Brasil é estimada em cerca de 10.000 ha, com destaque para a Bahia, Ceará. Paraíba e Pernambuco, que juntos detém a 60% da produção nacional. A maior parte dos pomares de acerola é formada com mudas oriundas de sementes. Por isso apresentam grande variabilidade genética quanto à produtividade, porte, arquitetura da copa, rendimento de polpa, cor, sabor, consistência e tamanho do fruto.

Trabalhos de pesquisa realizados na Estação Experimental da CEPLAC, em Belmonte (BA) resultaram na seleção de clones de aceroleiras com características desejáveis, relacionadas ao porte da planta, produtividade e qualidade de frutos nos frutos. Foram selecionados 12 clones com produção variando de 40 a 66 kg/planta/ano com destaque para os clones CEPEC 164 e CEPEC 305 com produção superior a 60 kg/planta/ano. Produção bem acima da média dos plantios comerciais que é de 20 a 27 kg/planta/ano. Para plantios comerciais recomendam-se clones com produção acima de 60 kg/planta/ano ( Donadio et.al., 1998)

Além da produtividade as características químicas exigidas pelo mercado estão relacionados a cor, Brix e vitamina C (Quadro 1).

Quadro 1 - Algumas exigências de exportação de acerola para Europa e Japão.

Características - Exigências
Coloração: Vermelha

Sólidos solúveis (ºBrix) - Mínimo de 7,0

Vitamina C (mg/100g) - Mínimo de 1000mg/100g (Europa e Japão

Fonte: Frupex – Acerola para Exportação

Clima e Solo

A aceroleira é uma planta rústica que se desenvolve bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente a temperatura próxima a 0ºC. A temperatura média anual em torno de 25ºC é ideal para o seu cultivo. Um regime pluviométrico entre 1300 a 1500 anuais bem distribuídos proporciona uma maior produção de frutos com boa qualidade.

Os solos mais indicados para a acerola são os de textura argilo-arenoso, profundos e bem drenados.

Plantio

O preparo do solo consiste na eliminação da vegetação existente, balizamento e correção do solo, se necessário.

Os espaçamentos mais indicados para o seu cultivo variam de 4 x 4 m, (625 plantas/ha) 4 x 3 m ( 833 plantas/ha) e 5 x 4 m (500 plantas/ha).

As covas de plantio devem ter as dimensões de 0,40 x 0,40 x 0,40 m. A adubação na cova deve conter 20 litros de esterco de curral e 300 g de superfosfato simples.

O plantio deve ser feito preferencialmente na época chuvosa, que na região sudeste da Bahia, corresponde ao período de maio a agosto.

Adubação e Calagem

A adubação é feita de acordo com as análises químicas do solo. Em virtude da falta de estudos relacionados com a nutrição da acerola, sugere-se adaptações de formulados estudados e utilizados em outras regiões tropicais do país.

A CEPLAC recomenda a formulação 11-30-17, conhecida regionalmente, como Fórmula A nas seguintes dosagens de acordo com a idade da planta:

100 g/planta 1º ano (2 vezes)
200g/planta 2º anos (2 vezes)
400g/planta 3º ano em diante (2 vezes)

Tratos Culturais

a) Poda da formação e condução

- poda de formação – altura 30 a 40 cm do solo

- poda de condução (após a safra) – eliminação dos ramos ladrões e mal formados para facilitar a colheita (altura 1,70 a 2,0 m).

b) Controle de plantas daninhas

- roçagem manual e mecânica

- controle químico - herbicidas

Pragas e Doenças

Pragas

Pulgões (Aphis spiroecola)

Danos – atacam parte terminal dosramos, flores e frutos jovens.

Controle – pulverizações de óleo mineral de 1 a 1,5 % em água

Bicudo (Anthomomis floris)

Danos – faz sua ovoposição noovário das flores e nos frutos jovens. Os frutos ficam deformados.

Controle – pulverizar com parathion na época de floração, recolher e enterrar todos os frutos caídos no chão.

Mosca-das-frutas (Ceratitis capitata)

Danos – causa prejuízos aos frutos

Controle – usar produtos a base de fenthion como isca para mosca-das-frutas.

a) outras – eventualmente poderá ocorrer ataques de cochonilhas e cigarrinhas na aceroleira.

Doenças
a) Antracnose Agente causal – Colletotrichum gloeosporioides

Sintomas – ataca folhas e frutos – os sintomas são manchas circulares de cor marrom Controle – oxicloreto de cobre a 0,25 % a intervalos de 15 a 21 dias

b) Cercosporiose

Agente causal – Cercospora bunchosiae

Sintomas – pontuações arredondadas nas flores que amarelecem e caem. Ataque interno dá-se a desfolha total da planta.

Controle – fungicida a base de cobre.

c) Verrugose:

Agente causal – Sphaceloma sp

Sintomas – ataca ramos, folhas e frutos provocando deformações.

Controle – oxicloreto de cobre a 0,25 % aplicado a intervalor de 15 a 21 dias.

Produtividade e Colheita

A colheita é feita manualmente. O fruto quando atingir a cor rosada deve ser colhido.

Os frutos quando maduros, estragam rapidamente e devem ser consumidos até três dias após a colheita.

Um homem pode colher até 50 kg de frutos/dia.

Os frutos colhidos podem ser armazenados a 8ºC com 90% de umidade relativa e embalados em sacos de polietileno para preservar suas qualidades até sete dias.
A produtividade da aceroleira pode variar em função da variedade, condições ambientais e do manejo empregado.

Área sem irrigação em Petrolina, PE a produtividade é de 17 kg de frutos/planta, com irrigação 100 kg de frutos/planta/ano.

Expectativa de produção: espaçamento 4,0 x 4,0 m – 625 plantas/ha, 100 kg/planta/ano – 62 t/ha.

Ação Maçônica Internacional - AMI

domingo, 21 de dezembro de 2008

DESEMBARGADOR LUIZ ZVEITER - NOVO PRESIDENTE DO TJ-RJ


Luiz Zveiter é eleito presidente do TJRJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem novo presidente para o biênio 2009/2010. É o desembargador Luiz Zveiter, que foi eleito hoje (dia 16 de dezembro) com 97 votos. Atual corregedor-geral da Justiça, Zveiter concorreu com o desembargador Paulo Leite Ventura, diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio (Emerj), que recebeu 72 votos. O futuro presidente do TJRJ será o sucessor do desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, que deixará o cargo em fevereiro de 2009.

"Estou muito emocionado. Foram alguns meses de muita angústia. Ratifico o compromisso de cumprir tudo o que me dispus a fazer no sentido de continuar a obra dos meus antecessores no Tribunal de Justiça", prometeu Luiz Zveiter. Ele homenageou seu concorrente, o desembargador Paulo Ventura, e os ex-presidentes do TJ Sergio Cavalieri e Miguel Pachá, que segundo o corregedor, o ensinaram a conhecer melhor a administração.

Para o cargo de corregedor-geral da Justiça no próximo biênio foi eleito com 90 votos o desembargador Roberto Wider, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Ele concorreu com o desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte, que recebeu 73 votos. Também foram eleitos hoje os novos 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente, os desembargadores Antonio Eduardo Ferreira Duarte, Paulo Leite Ventura e Valéria Maron; e o novo diretor-geral da Emerj, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

Futuro presidente do TJ diz que vai construir a Lâmina 4

O futuro presidente do Tribunal de Justiça do Rio anunciou em entrevista à imprensa, logo após o resultado da votação, que vai construir a Lâmina 4, nas proximidades do Palácio da Justiça, no Centro, ao lado da Defensoria Pública do Estado do Rio. Está prevista também, durante a sua gestão, a construção de um novo prédio para abrigar a Emerj, num terreno ao lado do Museu da Imagem e do Som, onde atualmente funciona um estacionamento do TJ. Zveiter disse, porém, que a Lâmina 4 não ocupará a Praça dos Expedicionários, na Avenida Antonio Carlos, que será adotada pelo Poder Judiciário estadual.

"Na Lâmina 4 funcionarão as Câmaras Criminais. A praça continuará. Será apenas um canteiro de obras e depois será revitalizada", explicou o desembargador, lembrando que o objetivo é deixar o prédio do Fórum Central e do Palácio da Justiça apenas para a 1ª Instância. "Vou dar oportunidade para que no prédio todo funcione somente a 1ª Instância, a fim de dar condições de trabalho para juízes e funcionários", afirmou.

Outra medida anunciada pelo futuro presidente do TJ é a transferência, por medida de segurança, de todas as varas criminais dos Fóruns Regionais da capital para o Fórum Central. "Estou examinando esta possibilidade", comentou.

O desembargador destacou ainda as medidas adotadas por ele na Corregedoria Geral da Justiça, como o realinhamento de funcionários visando à lotação adequada das serventias, a certificação dos cartórios judiciais e extrajudiciais com o selo ISO 2008, a criação do gabinete do juízo e o pré-cadastro da petição.

"O advogado não precisa mais entrar na fila para dar entrada na petição. Há a possibilidade do pré-cadastro da petição inicial sem sair do escritório. O pior lugar no Fórum era o Proger (Protocolo Geral), que recebe entre 14 e 15 mil petições/dia. As pessoas ficavam 10, 20, 30 minutos na fila. Reduzi o tempo", destacou Luiz Zveiter.

Notícia publicada em 16/12/2008 - Tribunal de Justiça do RJ

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL - RAPOSA SERRA DO SOL

STF reconhece demarcação contínua de TI Raposa Serra do Sol
- 11/12/2008

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Apesar de julgamento ser suspenso por pedido de vista, oito dos 11 ministros do Supremo votaram pela demarcação contínua da terra indígena

Bruno Calixto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (10) pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Até o momento, oito ministros votaram pela improcedência da ação inicial ou de procedência parcial, demarcando de forma contínua, mas com ressalvas. Após o voto da ministra Ellen Gracie - também pela demarcação contínua - o ministro Marco Aurélio fez o pedido de vista, o que suspendeu novamente o julgamento.

Apesar dos oito votos já garantirem a maioria necessária para aprovar a demarcação contínua, o julgamento deve continuar, com os três votos restantes: o voto-vista do ministro Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente do STF Gilmar Mendes. O regimento do STF permite que os ministros mudem seus votos, mas uma eventual mudança está sendo considerada improvável.

Antes do voto-vista, Ayres Britto pediu que fosse cassada a liminar que suspendia a operação de retirada dos arrozeiros da terra indígena, e alguns ministros adiantaram seus votos nesse sentido, mas Gilmar Mendes decidiu que essa questão só seria analisada após os demais votos. A operação de retirada dos arrozeiros pela Polícia Federal está suspensa desde o dia 10 de maio.

Grupos indígenas comemoraram a vitória parcial, mas algumas das ressalvas levantadas pelo ministro Menezes Direito preocupam indigenistas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo eles, as 18 diretrizes diminuem o direito indígena sobre as riquezas da terra e dificultam o processo de novas demarcações. Além disso, ampliam a presença das Forças Armadas na região.

Já os arrozeiros afirmaram que vão recorrer da decisão, contestando o valor das indenizações pagas pela Funai. A estratégia é provocar novos conflitos jurídicos para estender a permanência dos arrozeiros na reserva por pelo menos mais quatro anos.

Voto a voto:


Carlos Ayres Britto
O relator da ação foi o primeiro a votar, no dia 27 de agosto. Ayres Britto votou pela improcedência da ação movida pelo governo de Roraima, ou seja, pela demarcação contínua. Após o voto-vista de Menezes Direito, Britto disse que concordava "em princípio" com as diretrizes apresentadas.

Menezes Direito
O ministro Menezes Direito votou pela procedência parcial da ação. Para Direito, a reserva deve ser demarcada de forma contínua, mas com ressalvas. O ministro apresentou 18 diretrizes que deveriam ser seguidas em Raposa Serra do Sol, que diminuem o direito indígena sobre o usufruto dos recursos e riquezas de suas terras e o direito de autodeterminação, e fortalece a presença do Exército em terras indígenas.

Cármen Lúcia
A ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha proferiu decisão favorável à demarcação de forma contínua, ressalvada a manutenção da proteção à faixa de fronteira da reserva. Ela concordou com 15 das 18 diretrizes levantadas por Direito e se manifestou contrária à retirada imediata dos não-índios da reserva.

Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski votou em seguida, em acordo com o voto do ministro Menezes Direito pela demarcação contínua. O ministro também se manifestou abertamente à retirada imediata dos não-índios da terra indígena.

Eros Grau
O quinto voto, do ministro Eros Grau, acompanhou o voto do relator Ayres Britto. Para Eros Grau, não existe risco à soberania, pois as faixas de fronteira habitadas por índios são bem defendidas, e os invasores de terras públicas devem ser retirados sem direitos por essas terras.

Joaquim Barbosa
O ministro Joa1uim Barbosa também seguiu o voto do relator. Com ele fez-se a maioria aprovando a demarcação em terras contínuas.

Cezar Peluso
O vice-presidente do STF votou a favor da demarcação contínua, de acordo com o voto do ministro Direito. Cezar Peluso, no entanto, relatou "constrangimento" por não acreditar que os laudos antropológicos estivessem corretos. Além disso, argumentou que a demarcação de terras indígenas deveria ter a participação dos estados e municípios, e não somente da União, atacou a declaração das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos indígenas e defendeu acesso irrestrito das Forças Armadas em terras indígenas.

Ellen Gracie
O último voto antes do pedido de vista do ministro Marco Aurélio foi de Ellen Gracie, que defendeu a demarcação contínua de acordo com as ressalvas do ministro Menezes Direito.

Faltam os votos dos ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente do STF Gilmar Mendes.

Saiba mais:

Vice-presidente do STF vota pela demarcação contínua

Eros Grau vota a favor da demarcação em terras contínuas

Raposa Serra do Sol: ministro Lewandowski é favorável à demarcação em terras contínuas

Carmen Lúcia vota a favor da demarcação de Raposa Serra do Sol de forma contínua

Condições de ministro para Raposa Serra do sol contrariam a constituição

Menezes Direito vota pela demarcação de Raposa Serra do Sol de forma contínua

Retomado o julgamento sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol

Raposa Serra do Sol
A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é uma região no extremo norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela e a Guiana. É uma área de aproximadamente 1,7 milhão de hectares, numa região de planície -denominada Raposa, e montanhas- intitulada Serra do Sol. Lá, vivem cerca de 20 mil índios, das etnias Macuxi, Ingarikó, Patamona, Taurepáng e Wapishana. Essas etnias estão em contato com outras culturas há dois séculos, mas mesmo assim mantêm sua língua e seus costumes.

Os índios lutam pelo reconhecimento dessa área como terra indígena desde o começo do século 20. Uma Terra Indígena é uma área de propriedade da União, mas com usufruto dos povos tradicionais. A primeira tentativa de demarcar a área aconteceu em 1919, quando o Serviço de Proteção ao Índio iniciou a demarcação da região, que estava sendo invadida por fazendeiros. O trabalho não foi concluído e só foi retomado no final da década de 1970, já com a Fundação Nacional do Índio (Funai). No dia 21 de maio de 1993 o parecer dos Grupos de Trabalho da Funai é publicado no Diário Oficial da União, propondo o reconhecimento da terra indígena em áreas contínuas.

A questão se arrasta por mais de uma década, tempo em que diversos pedidos de anulação à demarcação são realizados. Ainda nos anos de 1990 os produtores de arroz chegam à região, criando fazendas de arroz dentro TI. A Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi homologada pelo presidente Lula no dia 15 de abril de 2007. No dia 17, a Polícia Federal inicia a operação Upatakon, para a retirada dos não-índios do território.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PEC DOS VEREADORES


PEC dos vereadores pode ser votada em Plenário na próxima semana

A proposta de emenda à Constituição que recria 7.343 cargos de vereadores (PEC 20/08) poderá ser votada ainda este ano. Isso dependerá de decisão de reunião de líderes partidários a ser realizada na próxima semana, afirmou nesta quinta-feira (11) o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho. O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador César Borges (PR-BA), adiantou, no entanto, que já houve acordo dos líderes para que a matéria seja votada na próxima semana, em dois turnos, com a primeira votação ocorrendo na terça-feira (16).

O senador pela Bahia também disse que, caso a PEC seja realmente aprovada neste ano, ficará a cargo da Justiça Eleitoral decidir como a Emenda Constitucional será aplicada e se já valerá para a eleição de 2008.

- O texto fixa o número exato de vereadores e diz que a modificação vale para 2008. Se for aprovada em dois turnos no Senado na próxima semana, existe a possibilidade de aplicação imediata da lei. Mas quem a aplica, nesse caso, é a Justiça Eleitoral. Já cumprimos nosso papel constitucional - disse.

PEC paralela

O parecer de César Borges aprovado na CCJ manteve o artigo 1º da proposta original, que distribui por 24 faixas o número de vereadores, e também o artigo 3º, que dispõe sobre os efeitos da proposta sobre as eleições municipais deste ano. Mas o artigo 2º, que previa a redução dos repasses, foi suprimido e transformado em outra PEC - que passou a ser chamada, por isso, de "PEC paralela". Essa nova proposição, criada a partir do artigo 2º, já foi enviada para a Secretaria-Geral da Mesa, de onde iniciará nova tramitação (em ocasiões semelhantes, outras "PECs paralelas" mantiveram o mesmo número da proposta de origem, acrescidas da letra A).

Segundo César Borges, da forma como estava, o artigo 2º propunha reduções muito drásticas nos gastos das Câmaras Municipais e não se enquadrava nas normas de técnica legislativa.

- Esse artigo foi destacado [suprimido] porque era polêmico. Com ele, a proposta original aumentava o número de vereadores ao mesmo tempo em que cortava despesas. Mas é bom lembrar que a PEC aprovada não aumenta despesas. Na pior das hipóteses, os gastos ficam como estão. Na melhor das hipóteses, encontraremos alguma forma de cortar gastos - afirmou o senador, ao explicar por que transformou esse artigo em outra proposta.

O presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, por sua vez, declarou em entrevista à imprensa que a decisão da CCJ apenas recompõe as Câmaras Municipais no formato que estas tinham antes de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que diminuiu o número de vereadores no Brasil.

- Não há ampliação de cargos nem acréscimo de despesas para o erário - afirmou ele.

Garibaldi afirmou que o fato de haver uma crise financeira internacional Entenda o assunto não impede que questões como essa sejam debatidas, uma vez que não há criação de novas vagas. Ele disse ainda esperar que a PEC paralela criada por César Borges seja votada em breve.

- O Parlamento não pode admitir medidas que criem desconfiança. Se a PEC paralela foi criada, que seja votada - disse o presidente do Senado.

Representatividade

Além de argumentar que o parecer aprovado na CCJ não aumenta as despesas públicas, César Borges diz que, entre os seus benefícios, está o de aumentar a representatividade das Câmaras Municipais. Ele afirmou que isso permitirá, inclusive, a presença de vereadores de novas correntes políticas, antes ausentes.

O texto aprovado na CCJ institui 24 faixas de composição das Câmaras. A primeira faixa fixa o número máximo de nove vereadores para os municípios de até 15 mil habitantes. Já a última faixa determina o número máximo de 55 vereadores para municípios com mais de oito milhões de habitantes. Apesar de diminuir a quantidade atual de faixas (36), aumenta-se o número de vereadores.

Segundo César Borges, essa proposta corrige um desequilíbrio causado por uma decisão do TSE, que em 2004 reduziu o número de vereadores sem diminuir os repasses para as Câmaras Municipais.

- O número de vereadores foi reduzido, mas não houve economia para o erário, causando apenas a perda da qualidade da representação - declarou ele.

No total, haverá um aumento de 14,1% no número de vereadores, que passarão dos atuais 51.924 para 59.267 - um acréscimo de 7.343 representantes. Ainda assim, ressalta César Borges, o crescimento proposto não repõe totalmente o número de vereadores que havia até 2004.

Na página do senador na Internet, está disponível tabela com informações sobre o número de vereadores que cada município passará a ter com a aprovação da emenda constitucional.

PLENÁRIO - 11/12/2008

Silvia Gomide / Agência Senado

CCJ aprova em parte a chamada PEC dos Vereadores
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

http://www.senado.gov.br/agencia/

Tabela prevista para 2008 - exemplo:

RJ - Município - População - Quantidade/TSE - PEC.20/08 - aumento - %

Maricá - 105.294 - 11 - 17 - 6 - 54,5
Rio Bonito - 51.942 - 10 - 15 - 5 - 50,0
Saquarema - 62.174 - 10 - 15 - 5 - 50,0
Niterói - 474.002 - 18 - 25 - 7 - 38,9
São Gonçalo - 960.631 - 21 - 31 - 10 - 47,6

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SENADO DISCUTE SITUAÇÃO DA TRIBUNA DA IMPRENSA


Senado pode discutir situação da TRIBUNA

BRASÍLIA - O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) sugeriu ontem que os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Mão Santa (PMDB-PI) apresentem requerimento para realização de uma audiência pública sobre o fechamento temporário da TRIBUNA DA IMPRENSA. Para Mesquita Jr, o periódico tem "uma importância histórica" na vida do País, e os motivos da interrupção de sua circulação precisam ser discutidos.

A sugestão do senador, que presidia a sessão, foi feita quando Mão Santa e Simon denunciaram do plenário a interrupção do jornal, que está sem circular desde o último dia 2, devido a problemas financeiros e em protesto ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que há dois anos analisa um processo da TRIBUNA contra a União, por danos materiais.

Mão Santa disse que anunciava "com tristeza" a interrupção da circulação do jornal. Ele destacou a "beleza histórica" do periódico, que
"surgiu para acabar com a ditadura (de Getúlio) Vargas e enfrentou a (ditadura) militar".

O parlamentar afirmou que o jornalista Helio Fernandes é "um patrimônio na vida jornalística", perto dos 90 anos de idade. O representante pelo Estado do Piauí lembrou que o jornal "nunca se curvou a poder nenhum".

Mão Santa também lembrou o atentado sofrido pelas oficinas do jornal em 1981, durante o regime militar. Recordou, também, que a TRIBUNA cobra, na Justiça, indenização do governo pelos danos sofridos, mas, a seu ver, o sistema judiciário tem atrasado o pagamento.

Ele criticou o governador do Rio de Janeiro, o ex-senador Sérgio Cabral, de seu partido - "democrata, filho de jornalista", lembrou -, por "permitir essa ignomínia".

Em aparte, Pedro Simon afirmou que faria seu discurso sobre a Tribuna da Imprensa. Pediu que fosse transcrita nos anais do Senado entrevista concedida por Helio Fernandes ao jornal "Zero Hora", de Porto Alegre (RS), na qual ele diz que, caso a Justiça atendesse a sua demanda referente à indenização, a TRIBUNA teria recursos para voltar à normalidade.

Mão Santa lembrou que o jornal, embora não mais impresso, continua a veicular notícias na internet, embora com conteúdo reduzido, e que ele próprio lê os textos todos os dias.
(Com Agência Senado) - Política - Tribuna da Imprensa - 10/12/2008

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ARAÇÁ-BOI - FRUTA NATIVA VIRA IOGURTE


Fruta nativa da Amazônia vira iogurte

Araçá-boi é uma bebida altamente rica em proteínas, vitamina C e cálcio. Poderá ser mais acessível economicamente para a população.

MANAUS — Sensação gustativa e impressão sensorial de uma comida ou outra substância, assim é o sabor, paladar, ou seja, a característica nossa de apreciarmos um alimento. E que tal provar uma bebida láctea e um iogurte com o sabor regional da fruta araçá-boi?

Os produtos já existem e foram produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Uma equipe formada pela pesquisadora Helyde Marinho (Inpa) e por dois bolsistas do Instituto, Patrick Gomes da Silva estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Márcia Seixas, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolveram uma bebida láctea fermentada e um iogurte com o sabor característico do araçá-boi (Eugenia stipitata) planta originária da Amazônia.

Bebida Láctea fermentada

Marinho explica que a bebida láctea fermentada a base do sabor do araça-boi é um alimento probiótico chamado de Streptococcus salivares subsp. Thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus. Esses alimentos na verdade são organismos vivos que, quando ingeridos em concentrações adequadas, vão fazer parte da microflora intestinal beneficiando a digestão do consumidor.

Iogurte de araçá-boi

O iogurte de araçá-boi é também um alimento probiótico que ajuda no funcionamento da microflora intestinal. A pesquisadora explica que o iogurte é capaz de beneficiar a as pessoas alérgicas a lactose do leite, pois com a fermentação há quebra da lactose. Dessa forma elas poderão incluir em sua alimentação esse iogurte.

O processo de produção da bebida láctea fermentada é similar ao do iogurte, a diferença é que na bebida láctea é adicionado o “soro de leite” destinado a fabricação de queijo e que geralmente é descartado pelos fabricantes do produto do município do Careiro da Várzea. Dessa forma, essa bebida altamente rica em proteínas, vitamina C e cálcio, poderá ser mais acessível economicamente para a população.

A equipe responsável pela produção dos produtos explica que os extratos de frutas presentes tanto na bebida láctea quanto no iogurte são ricos em substâncias antioxidantes, ou seja, que protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Entre essas substâncias estão: ácido ascórbico (vitamina C), Carotenóides (compostos naturais comumente encontrados nos alimentos vegetais), flavonóides (compostos químicos encontrados naturalmente em algumas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes) e compostos fenólicos (substâncias que contribuem para o sabor e o aroma do produto).

As principais fontes de flavonóides, vitamina C, são as frutas cítricas, como o araça-boi. A biodisponibilidade (o produto serve tanto como alimento quanto meio preventivo de doenças degenerativas) dessas substâncias antioxidantes é fundamental para sua eficiência como agentes anticancêrigenos e antienvelhecimento.

“O crescente interesse pelos antioxidantes naturais de extratos de plantas é devido a sua baixa toxidade em relação aos sintéticos. Essa fruta apresenta um grande potencial para ocupar lugar de destaque no mercado nacional e internacional”, afirmou Marinho.

Jornalista da assessoria de imprensa do Inpa - JANAÍNA KARLA -
contato@agenciaamazonia.com.br -
23 de novembro de 2008 - http://www.agenciaamazonia.com.br

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CONSELHO TUTELAR


Reenviando Conselho Tutelar.‏
De: Uhland Schiefer (ugaschiefer@...)

Enviada: sábado, 29 de novembro de 2008 11:12:24
Para: Ademar (abs@brasilia...)

Você pode colaborar!

Zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente é missão do Conselho Tutelar, que se torna concreta por meio do atendimento dos casos em que eles têm seus direitos violados, quando vítimas de negligência, discriminação,exploração, violência,
crueldade e opressão.

Cumpra sua obrigação social!

Eleição do Conselho Tutelar

Sábado –13 dezembro 2008
das 9:00 às 17:00 horas
Escola Municipal Carlos Magno
Rua Barão de Inoã (ao lado da CEDAE)

Não falte, sua presença é muito importante.
Compareça munido de Título Eleitoral e qualquer identidade com foto.

Vote:
Chapa 03
Prof. Land

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CRIAÇÃO DO PARQUE DA RESTINGA DE MARICÁ


Criação do PARQUE DA RESTINGA DE MARICÁ - RJ - BRASIL.

Destinatário: Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de Maricá.

Vamos defender o nosso patrimônio, apoiando a criação de uma nova Unidade de Conservação da Natureza: o Parque da Restinga de Maricá - RJ.

Dados adicionais:
• Endereço para divulgação: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/2587
• criado em 2008-11-11.
• 621 assinaturas
• 2349 visualizações
• autor: Restinga de Maricá
• comunidade: Movimento Pró-Restinga e Conselho Comunitário de Maricá
• categoria: Meio Ambiente
• Site: http://www.restingamarica.org

http://www.marica.com.br/

ABAIXO-ASSINADO PELA PRESERVAÇÃO DA APA DE MARICÁ
MOBILIZAÇÃO - Ecologistas, ONGS, Conselho Comunitário de Maricá, moradores e pescadores de Zacarias entre outros, se mobilizando para fazer frente a construção de um resort/loteamento na nossa APA de Maricá, vem pedir o apoio da população contra essa falta de bom senso em todos os aspectos, da entrega de nossa APA de Maricá aos estrangeiros.
APOIE! - Imprima uma cópia, recolha assinaturas. Em breve divulgaremos locais para coleta dos mesmos ou nos informe por mail que daremos um jeito de pegar.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CONHECIMENTO IMPORTANTE


É MUITO IMPORTANTE TOMAR CONHECIMENTO‏

De: Eduardo França (edufrancax@...)
Enviada: quarta-feira, 19 de novembro de 2008 23:14:28
Para: marcus.stanley@...;

É MUITO IMPORTANTE TOMAR CONHECIMENTO

Caso já saiba ... ótimo, mas é bom não esquecer que :
"Seguro morreu de velho, e desconfiado ainda está vivo."

RECADO DA POLÍCIA MILITAR

CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos.

Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade, em nós e na Polícia, portanto, vamos acabar com isso....
Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o
assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos...
O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '
Paz, Saúde, Força e Alegria,
Eduardo França

terça-feira, 18 de novembro de 2008

CIA VIDA APRESENTA TANGOS E BOLEROS


CIA. VIDA apresenta: TANGOS E BOLEROS

Sua viagem no tempo...

Mais de 70 artistas em cena!!!

Período: de 26 a 30 de novembro de 2008 - às 20:00 h

Local: Casa de Festas Mundo dos Sonhos
Rua Dr. Newton de Souza Barreto - Parque Eldorado - Maricá - RJ
- final da Rua Ari Parreira - Rua da Delegacia

Ingressos à venda na Cia. Vida de Teatro e Dança
Rua Domício da Gama, 2 - Centro - Galeria Barros - sala 101
- em frente ao INSS - tel: 21-2634.0845

- VAMOS PRESTIGIAR O TEATRO EM MARICÁ!!
- TEATRO É CULTURA - A PEÇA UM SUCESSO!!
- PARTICIPE!! CONVIDE OS AMIGOS!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SENADO DISCUTE VENDA DA AMAZÔNIA

Senado acorda e discute venda de terras na Amazônia‏
De: Ação Maçônica Internacional - AMI (ami@aminternacional.org)
Enviada: quinta-feira, 30 de outubro de 2008 11:10:00

Senado acorda e discute venda de terras na Amazônia
domingo, 26 de outubro de 2008

Quase um ano após PF investigar o caso, senadores decidem discutir cibergilagem.

Primeira e lógica conclusão: há conivência de cartórios
CHICO ARAÚJO
chicoaraujo@agenciaamazonia.com.br
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

BRASÍLIA — Quase um ano após a Polícia Federal (PF) abrir inquérito crimes de cibergrilagem, isto é, a oferta de venda de terras públicas da Amazônia pela internet, finalmente o Senado acordou para a questão. Na terça-feira, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) farão sessão conjunta para discutir a compra de terras por estrangeiros e as medidas do governo contra o desmatamento na região.

A audiência pública foi aprovada em maio, época em que se discutia no Congresso um projeto que previa a anistia aos proprietários responsáveis pelo desmatamento ilegal. Com o projeto, uma área de 220 mil quilômetros da Amazônia desmatada ilegalmente seria legalizada. Quando o requerimento foi aprovado discutia-se também o recadastramento fundiário dos imóveis nos municípios que mais devastam a floresta na Amazônia, a concessão de créditos a empreendimentos rurais, assim como a aquisição de terras por estrangeiros.

O encontro de terça-feira reunirá os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. Também confirmaram presença os presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Roberto Messias, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Fábio Meirelles.

Sete casos investigados

Atualmente, a PF investiga a atuação de pelo menos sete corretoras virtuais. Juntas, elas oferecem 11 milhões de hectares de floresta pela web. De acordo com a superintendente da PF no Amazonas, Graça Malheiros, alguns sites que colocaram terras da Amazônia à venda estão hospedados no exterior, por isso a pode demorar um pouco mais “para se descobrir quem são os responsáveis por eles”.

Segundo a delegada, há gente envolvida nos Estados Unidos e na Argentina. A Polícia Federal brasileira acionou a Interpol (a polícia internacional) para entrar no caso.

O país não tem legislação específica para a cibergrilagem, mas os responsáveis pela fraude podem ser enquadrados no crime de estelionato, com pena de um a cinco anos de reclusão.

O superintendente do Incra no Amazonas, João Pedro Gonçalves da Costa, acusa os cartórios de serem coniventes. “Há pouca firmeza deles, que não exigem todos os documentos que deveriam”, diz. Costa disse também que, apesar da existência de sites em inglês que comercializam terras públicas da Amazônia, são os brasileiros do sul do país os maiores compradores, e não os estrangeiros.

Ação Maçônica Internacional - AMI

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


Professores com outras atividades terão aposentadoria especial

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na última quarta-feira, dia 29 de outubro, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3.772 proposta contra o artigo 1 da Lei Federal 11.301/2006. Com parecer parcialmente favorável à ADI, o STF reconheceu o direito à aposentadoria especial a profissionais da educação como diretores, coordenadores e assessores pedagógicos.

Mas para terem direito à redução de cinco anos em relação à idade e tempo de contribuição, necessários para aposentadoria especial, há uma exigência: as atividades desempenhadas por estes profissionais da educação precisam ser exercidas efetivamente por professores.

De acordo com a área técnica de Previdência Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os Regimes Próprios de Previdência Social sofrerão impacto negativo com a decisão do STF. Como o pagamento dos benefícios programados pelas avaliações atuariais será antecipado em cinco anos, o equilíbrio financeiro do regime pode ficar comprometido.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

LEI Nº 11.301, DE 10 DE MAIO DE 2006.

Altera o art. 67 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, incluindo, para os efeitos do disposto no § 5o do art. 40 e no § 8o do art. 201 da Constituição Federal, definição de funções de magistério.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O art. 67 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 2o, renumerando-se o atual parágrafo único para § 1o:

“Art. 67. ..............................................................

...........................................................................

§ 2o Para os efeitos do disposto no § 5o do art. 40 e no § 8o do art. 201 da Constituição Federal, são consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.” (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 10 de maio de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 11.5.2006

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

Vide Decreto nº 3.860, de 2001
alterado pelo DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.-
Sistema Nacional de Ensino

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:

I - ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;

II - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;

III - piso salarial profissional;

IV - progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;

V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;

VI - condições adequadas de trabalho.

§ 1o A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.(Renumerado pela Lei nº 11.301, de 2006)

§ 2o Para os efeitos do disposto no § 5o do art. 40 e no § 8o do art. 201 da Constituição Federal, são consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico. (Incluído pela Lei nº 11.301, de 2006)

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
ADI/3772 - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
Origem: DF - DISTRITO FEDERAL
Relator: MIN. CARLOS BRITTO
Redator para acórdão MIN. RICARDO LEWANDOWSKI

REQTE.(S) PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
REQDO.(A/S) PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ADV.(A/S) ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
REQDO.(A/S) CONGRESSO NACIONAL
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - SINDIUPES
ADV.(A/S) ALEXANDRE ZAMPROGNO E OUTROS
INTDO.(A/S) CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - CNTE
ADV.(A/S) PAULO LEMGRUBER E OUTROS
INTDO.(A/S) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES DE PREVIDÊNCIA ESTADUAIS E MUNICIPAIS - ABIPEM
ADV.(A/S) AMAURI GAVIÃO ALMEIDA MARQUES DA SILVA
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - SINESP
ADV.(A/S) HORÁCIO LUIZ AUGUSTO DA FONSECA
INTDO.(A/S) CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CNTEEC
ADV.(A/S) FERNANDO PIRES ABRÃO E OUTRO
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CURITIBA - SISMMAC
ADV.(A/S) LUDIMAR RAFANHIM
ADV.(A/S) CLÁUDIA MARIA LIMA SCHEIDWEILER
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - SINPRO/RS
ADV.(A/S) MEBEL WOLFF SALVADOR E OUTROS
INTDO.(A/S) CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO - CONTEE
ADV.(A/S) DELAÍDE ALVES MIRANDA ARANTES E OUTROS
INTDO.(A/S) ASSOCIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - ASSERS
ADV.(A/S) PATRÍCIA COLLAT BENTO FEIJÓ
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE GOIÁS - SINTEGO
ADV.(A/S) REGINA CLÁUDIA DA FONSECA E OUTROS
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - SINDEDUCAÇÃO
ADV.(A/S) ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO FERREIRA
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO - SINPEEM
ADV.(A/S) ANTONIA DELFINA NATH
INTDO.(A/S) CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA - CPP
ADV.(A/S) VERA LÚCIA PINHEIRO CARDOSO DIAS E OUTROS
INTDO.(A/S) UDEMO - SINDICATO DE ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO DO MAGISTÉRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ADV.(A/S) MARLAN CARLOS DE MELO
INTDO.(A/S) SINDICATO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO - APROFEM
ADV.(A/S) ANA CRISTINA DE MOURA ACOSTA E OUTRO
INTDO.(A/S) DISTRITO FEDERAL
ADV.(A/S) PGDF - TÚLIO MÁRCIO CUNHA E CRUZ ARANTES

Resultados da busca Data Andamento Órgão Julgador Observação Documento
31/10/2008 Remessa dos autos ao Gabinete do Ministro Ricardo Lewandowski, com cópia de Relatório e Votos.

29/10/2008 - Procedente em parte - TRIBUNAL PLENO - Decisão: O Tribunal, por maioria, julgou parcialmente procedente a ação, com interpretação conforme para excluir a aposentadoria especial apenas aos especialistas em educação, nos termos do voto do Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, que redigirá o acórdão, contra os votos dos Senhores Ministros Carlos Britto (Relator), Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa, que julgavam procedente a ação, e da Senhora Ministra Ellen Gracie, que a julgava de todo improcedente. Votou o Presidente, Ministro Cezar Peluso (Vice-Presidente). Ausentes, justificadamente, porque em representação do Tribunal no exterior, o Senhor Ministro Gilmar Mendes (Presidente) e, neste julgamento, o Senhor Ministro Menezes Direito. Plenário, 29.10.2008.

05/08/2008 Despacho em 4/08/08, no PG nº 106.248: "(...) Trata-se de petição pela qual o Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo requer seu ingresso no feito, na condição de amicus curiae. (...) Sucede que, no caso em exame, o pedido de intervenção como amicus curiae se deu não somente após o prazo das informações, mas depois de iniciado o próprio julgamento de mérito da causa. (...) Ante o exposto, indefiro o pedido. Junte-se a petição, por linha. Publique-se."

17/04/2008 Vista ao(à) Ministro(a) EROS GRAU. Decisão: Após os votos do Senhor Ministro Carlos Britto (relator) e da Senhora Ministra Cármen Lúcia, que julgavam procedente a ação, e o voto do Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, que a julgava parcialmente procedente, propondo uma interpretação conforme, que assentava que as atividades mencionadas de exercício de direção de unidade escolar
e as de coordenação e assessoramento pedagógico também gozariam do benefício, desde que exercidas por professores, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Eros Grau. Falaram: pela Advocacia-Geral da União, o Ministro José Antônio Dias Toffoli; pela amicus curiae, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, o Dr. Roberto de Figueiredo Caldas; e, pelos amici curiae, Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Município de São Paulo - SINESP e Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo - UDEMO, o Dr. Horácio Luiz Augusto da Fonseca. Ausentes, justificadamente, Íntegra da Decisão

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (Med. Liminar) 3772-2
Origem: DISTRITO FEDERAL Entrada no STF: 10/08/2006
Relator: MINISTRO CARLOS BRITTO Distribuído: 10/08/2006
Partes: Requerente: PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA (CF 103, 0VI)
Requerido :PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONGRESSO NACIONAL
Interessado:

PETIÇÃO INICIAL
ADI3772.pdf PETIÇÃO INICIAL (paginado)
ADI3772.pdf

Dispositivo Legal Questionado

Lei nº 11301, de 10 de maio de 2006.

Art. 1º - O art. 067 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 2º, remunerando-se o atual parágrafo único para o § 1º:
Art. 067 - (...)
§ 2º - Para efeitos do disposto no § 5º do art. 40 e no § 8º do art. 2001 da Constituição Federal, são considerados funções de magistério as exercidas por professor e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimentos de educação básica e seus diversos níveis e modalidades, incluídas além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.
Art. 002º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Fundamentação Constitucional

- Art. 040, § 005º
- Art. 201, § 008º

Procedente em Parte Decisão Final

Após os votos do Senhor Ministro Carlos Britto (relator) e da Senhora Ministra Cármen Lúcia, que julgavam procedente a ação, e o voto do Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, que a julgava parcialmente procedente, propondo uma interpretação conforme, que assentava que as atividades mencionadas de exercício de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico também gozariam do benefício, desde que exercidas por professores, pediu vista dos autos o Senhor Ministro Eros Grau. Falaram: pela Advocacia-Geral da União, o Ministro José Antônio Dias Toffoli; pela amicus curiae, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, o Dr. Roberto de Figueiredo Caldas; e, pelos amici curiae, Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Município de São Paulo - SINESP e Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo - UDEMO, o Dr. Horácio Luiz Augusto da Fonseca. Ausentes, justificadamente, a Senhora Ministra Ellen Gracie (Presidente) e os Senhores Ministros Celso de Mello e Menezes Direito. Presidência do Senhor Ministro Gilmar Mendes (Vice-Presidente).
- Plenário, 17.04.2008.

O Tribunal, por maioria, julgou parcialmente procedente a ação, com interpretação conforme para excluir a aposentadoria especial apenas aos especialistas em educação, nos termos do voto do Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, que redigirá o acórdão, contra os votos dos Senhores Ministros Carlos Britto (Relator), Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa, que julgavam procedente a ação, e da Senhora Ministra Ellen Gracie, que a julgava de todo improcedente. Votou o Presidente, Ministro Cezar Peluso (Vice-Presidente). Ausentes, justificadamente, porque em representação do Tribunal no exterior, o Senhor Ministro Gilmar Mendes (Presidente) e, neste julgamento, o Senhor Ministro Menezes Direito.
- Plenário, 29.10.2008.

Data de Julgamento Final
Plenário Data de Publicação da Decisão Final
Pendente Decisão Monocrática da Liminar
Decisão Monocrática Final

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SERVIDORES VENCEM MAIS UMA NO TRIBUNAL


Processo No 2008.001.29553
TJ/RJ - TER 4 NOV 2008 18:51:52 -
Segunda Instância - Autuado em 06/06/2008
Classe: APELAÇÃO
Órgão Julgador: PRIMEIRA CAMARA CIVEL
Relator: JDS. DES. MYRIAM MEDEIROS
Revisor: DES. MARIA AUGUSTA VAZ
Apdo: MUNICIPIO DE MARICA
Apte: CLAUDIO ROBERTO SCHMIDT e outros

Processo originário: 2005.031.007546-2
MARICÁ 2ª VARA
MANDADO DE SEGURANCA

Fase atual: SESSÃO DE JULGAMENTO
Data da sessão: 04/11/2008
Decisao (TAB) : POR UNANIMIDADE, DEU-SE PROVIMENTO AO RECURSO NOS TERMOS DO VOTO DO DES. RELATOR.
Tipo de Decisão: REFORMADA A(O) SENTENCA(DESPACHO).
Des. Presidente: DES. MARIA AUGUSTA VAZ
Vogal(ais): DES. MALDONADO DE CARVALHO
Observação: PRESENTE PELOS APTES O DR. JOSE FRANCISCO CARDOZO
Existe Declaração de Voto: Não
Existe Voto Vencido: Não

SECRETARIADO DO GOVERNO QUAQUÁ


ANUNCIADO O SECRETARIADO DO GOVERNO WASHINGTON QUAQUÁ

Nesta terça-feira, dia 04 de novembro, o Prefeito eleito de Maricá - RJ, Washington Quaquá (PT), anunciou os nomes que comporão o Secretariado Municipal, com posse prevista para dia 1° de janeiro de 2009. A reunião foi marcada para às 14 horas e se estendeu até às 16 horas quando os primeiros representantes da imprensa surgiram à porta munidos de relação de nomes e currículos dos componentes. Mesmo após a divulgação do Secretariado a reunião prosseguiu com a presença do Prefeito eleito.
Chefe de Gabinete do Prefeito -
- Paulo César Borges Delgado Filho;
Secretária de Gestão das Metas de Governo -
- Dra. Janete Celano Valladão;
Secretário de Articulação Política -
- Paulo Fatigate;
Secretário de Fazenda -
- Sergio Araújo;
Secretário de Planejamento -
- Luiz Octávio Ferreira da Silva;
Secretário de Educação -
- Marcos Ribeiro;
Secretário de Saúde -
- Dr. Marcos Victoriano Porto Pacheco;
Secretário de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Participação Popular -
- Marcos de Dios Coelho;
Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Saneamento -
- Alan Novais;
Secretário de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos, Parques e Jardins - Luiz Augusto da Silva Vieira Neto;
Secretário de Esportes -
- Marco Antonio Caldeira de Azevedo;
Secretário de Turismo -
- Carlos José Moreira Soares;
Secretário de Cultura -
- Sady Bianchin;
Secretário de Obras -
Arthur Billé de Jesus;
Secretário de Projetos Especiais -
- Fabiano Fonseca de Mello Filho;
Secretário de Transportes -
-Fernando Ricardo Nunes Vieira Ferreira;
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo -
- Aleksander Santos;
Secretária de Administração -
- Mirian Leite da Silveira;
Secretaria de Controle Interno e Fiscalização -
- José Wellington Veríssimo Lustosa;
Procuradoria Geral -
- Dra Maria Inês Domingos Pucello;
Ouvidoria -
- César Roberto Alves;
Fundação Cultural -
- Andréa Cunha da Silva Monken;
Instituto de Seguridade Social de Maricá - ISSM -
- Elizabeth Brasil de Andrade Lagoeiro Jorge;
Subsecretário de Projetos Especiais -
- Adalton da Motta Mendonça;
Subsecretário de Habitação -
- Fabrício Bittencourt;
Subsecretário de Energia e Iluminação Pública -
- Adelso Pereira;
Subsecretário de Comunicação -
Zola Xavier da Silveira;
Subsecretário de Tecnologia da Informação -
- Frank dos Reis Gonçalves;
Subsecretário de Relações Internacionais -
- Wellington Ribeiro;
- Observação do blog: A lista ainda está incompleta, existindo muitos cargos a serem preenchidos e outros tantos extintos.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS


OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Parabéns aos alunos da Escola Municipal Lucio Thomé Feteira, Cordeirinho, Maricá, RJ, classificados para a 2ª fase da “Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas”:

Nível I
Anna Carolina Martins Veneno
Esteves Bruno
Ighor Ronald
Jenifer Raymunda
Matheus Cavalcanti
Murilo Calazans
Rayane Cristine
Silmara Sodré

Nível II
Andremil
Davi
Jakeline
Maria Isabel
Petherson
Vitor Magno

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE


VEREADORES DE MARICÁ APROVAM CONVÊNIO COM A CEDAE

Por sete votos a favor do convênio, um contra, e uma abstenção, a Câmara Municipal de Maricá aprovou o Projeto de Lei 29/2008, cujo o texto renova a concessão à CEDAE para os serviços públicos de exploração e distribuição de água e esgoto sanitário na Cidade de Maricá.

Quase todos os vereadores tomaram posição quanto a renovação do convênio com a CEDAE, menos, e só, o vereador Jorge Castor do PMDB (reeleito), mas ainda sem opinião para dar, está indeciso.

Com a renovação, o Município de Maricá licencia a CEDAE por mais vinte anos, podendo, ao final deste prazo, prorrogá-lo por igual prazo.

Segundo a CEDAE, e a Prefeitura, a renovação do convênio se justifica uma vez que todo o Município será beneficiado, a curto prazo o Centro da Cidade e os bairros desta periferia, com uma verba destinada de R$ 8 milhões, e para os demais bairros e distritos existe um projeto orçado em R$ 120 milhões, com execução a médio e longo prazos. Se isto não fosse feito tais verbas se perderiam.

No Centro da Cidade, a CEDAE que há mais de meio século explora os serviços de captação e distribuição de água e esgoto, pouco expandiu a rede, a exemplo da Rua Álvares de Castro que vai do Centro até Araçatiba, passando por prédios de Cartório, Centro Administrativo da Prefeitura, Clube, Igrejas, Praças, desembocando no Fórum da Comarca. Nestes anos todos passados esta rua teve um acréscimo de quase 200 metros na rede de esgoto, e assim mesmo porque um alto funcionário da CEDAE, à época, havia comprado um imóvel nesta rua, e foi só.

A CEDAE explora, capta a água no próprio Município de Maricá na localidade de Ubatiba, mas há muita água por explorar e captar na Serra do Lagarto (divisa com Itaboraí) e no Espraiado. Maricá com seus mais de 100 mil habitantes já sente os efeitos deste atraso na distribuição, principalmente da água. Não basta somente aumentar a distribuição, a captação tem de ser em igual proporção, senão a divisão afetará a todos que pagarão pelo que não receberão.

Se aumentar a captação em Ubatiba, e iniciar outra na Serra do Lagarto (Caboclo) haverá água para servir ao primeiro distrito por inteiro. Já para Ponta Negra (bem como todo o segundo distrito) a captação mais indicada será na Serra do Espraiado. Inoã e Itaipuaçú a captação mais provável será de Laranjal (S. Gonçalo) ou do Rio de Janeiro, passando por Niterói.

E, por falar em Niterói, parece que o grupo de políticos e administradores desta Cidade, que está deixando o governo municipal, não gostou da aprovação do projeto de lei ao apagar das luzes em ambos os governos, lá, PT, e cá, PMDB, pois dificultou a entrada da companhia “Águas de Niterói” e “outras” na exploração de tais serviços. O grupo queria “entrar já” pela forma de “licitação” pois garante que seria mais “justo” e único meio legal, pois, alega, os serviços se fazem por meio de concessão.

Mas ninguém falou a respeito da participação do Município de Maricá nos lucros, ou nos “royalties”, pois a água está no subsolo do Município, e por esta captação a CEDAE nunca pagou nada, e nem está previsto no convênio, para amanhã ou futuro breve. Apenas sugar nossa água e não dar nada em troca é demais. Enquanto isto não se define a CEDAE bem que poderia dar melhor manutenção as redes instaladas, vejam por exemplo a estação de tratamento de esgoto em Araçatiba (junto ao Aeroporto) e a Caixa d’ água na rua zero na Barra. Podemos dizer também que a área para instalação da sede da CEDAE em Maricá foi doada pelo Município. Maricá assim parece mais a “viúva”. Nada reclama, só paga!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CÂNCER DE PELE - MELANOMA



Terça-feira, 30 de Setembro de 2008
Câncer de pele - melanoma

A cada ano, aumentam as incidências de câncer de pele no Brasil. O tipo mais agressivo, o melanoma, mata no mundo milhares de pessoas, todos os anos. Se for detectado no início, no entanto, antes de atingir camadas profundas da pele, a possibilidade de cura é grande. Por isso, não dá para bobear. Quanto antes detectarmos o problema, melhor. Aí vão uns números, que mostram como isso faz diferença. Em países desenvolvidos, onde a população é mais informada quanto aos sinais de perigo, e onde se consegue prontamente tratamento, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos - tempo que se espera para considerar o problema curado.

Já nos países em desenvolvimento, onde a desinformação é maior, a procura por ajuda demora mais e nem todos conseguem acesso a tratamento rápido, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Essa diferença não acontece por diferenças na qualidade do tratamento. Ela reflete o momento em que o paciente foi diagnosticado e tratado. Quanto antes, melhor.

Dito isso, insisto na importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista. Paralelamente, você mesmo pode - e deve - aumentar suas próprias chances de diagnóstico precoce.

O auto-exame de pele

Arma simples e poderosa, o auto-exame de pele tem que ser realizado com regularidade. Uma boa hora é depois do banho, e a freqüência ideal é uma vez ao mês. Assim você fica conhecendo a sua pele em detalhes, e perceberá sem demora se alguma coisa mudar.

Você pode me perguntar: "Mas eu não sou especialista. Será que isso vai mesmo me ajudar?" Aí vão mais números, que mostram que o auto-exame ajuda. Estudos comparativos mostram que dá para aumentar em 60% suas chances de sobreviver a um melanoma se você fizer o auto-exame. Ele é fácil, e pode salvar a sua vida. Melanoma não aparece só em quem é clarinho. Pessoas mais morenas também podem ter o problema. E mais. O melanoma não aparece apenas nas áreas expostas ao sol. Mesmo aquelas áreas da pele que ficam sempre cobertas precisam ser examinadas.

Durante o auto-exame, preste atenção aos seguintes itens:

1- Repare nos locais em que você tem pintas
2- Procure por pintas novas
3- Observe se alguma de suas pintas coça, arde ou sangra
4- Repare se alguma pinta mudou de cor, de tamanho ou de textura
5- Procure lesões endurecidas, que podem ser da cor da pele, mais claras, translúcidas ou róseas
6- Repare se alguma ferida não está cicatrizando ou está formando continuamente uma casquinha

Veja também se alguma das suas pintas se encaixa no ABCDE de risco para melanoma:

A - de Assimetria da lesão. Pintas simétricas costumam ser benignas, ao contrário das assimétricas
B - de Bordas irregulares, cheias de reentrâncias e saliências
C - de Cor. Se a pinta tiver dois ou mais tons, pode ser perigosa
D - de Diâmetro. Pintas medindo mais que 6 mm, são mais preocupantes
E - de Expansão, ou crescimento da lesão

O passo a passo do auto-exame

Você vai precisar de um espelho onde possa ver seu corpo inteiro, e de um segundo espelho, menor, para segurar na sua mão. Comece o exame pela cabeça. Observe seu rosto, pescoço, orelhas e lábios. Não se esqueça do couro cabeludo. Para isso, use uma escova ou um secador de cabelos, que afastam os fios deixando a pele mais visível.

Depois, é a vez do tórax. Observe a parte da frente, desde os ombros até a cintura. As mulheres não devem se esquecer de examinar sob as mamas. Vire-se de costas para o espelho grande e, com a ajuda do espelho menor, veja suas costas. Olhe com calma, desde os ombros até a cintura. Olhe também as nádegas e os genitais. Acabada essa etapa, levante um de seus braços e olhe a lateral do tórax, incluindo a axila. Depois, é a vez do outro braço.

Próxima etapa: mãos. Olhe tanto a palma quanto o dorso das mãos, o espaço entre os dedos e as unhas. Avalie os antebraços e depois, com a ajuda do espelho menor, os braços.

Não relaxe na hora de ver suas pernas. As pernas e a parte superior do tórax são propícias ao melanoma. Se precisar, use o espelho menor. Olhe a sola dos pés, calcanhares, o espaço entre os dedos e as unhas.

Se você perceber alguma lesão nova, ou se alguma pinta antiga mudar, não significa que você tem câncer. Apenas que você deve ir ao médico para descobrir o que está acontecendo. O auto-exame não substitui a visita anual ao dermatologista. Ele apenas complementa o cuidado com a sua saúde, e aumenta a sua chance de perceber um problema logo no início.
Por Lucia Mandel - Veja 0nline

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 DE OUTUBRO - DIA DO MESTRE


DIA 15 DE OUTUBRO - DIA DO MESTRE

ALGUMAS FRASES PARA MELHOR LEMBRAR DOS NOSSOS MESTRES

"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." (William Arthur Ward)

"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma." (Elbert Green Hubbard)

"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie."
(George Lichtenberg)

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." (Albert Eisntein)

"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores."
(Erasmo de Rotterdam)

"Reformemos as nossas escolas, e não teremos que reformar grande coisa nas nossas prisões."
( John Ruskin )

"As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade."
( Comenius )

"Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão."
( Victor Hugo )

" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influencia."
( Henry B. Adams )

"Aos estudantes recomendo uma única coisa, que amem seus professores tanto quanto seus estudos."
( Quintiliano )

NOTA DE REPÚDIO


EDUCADORES DIVULGAM REPÚDIO À VEJA

Por Redação - contato@fazendomedia.com

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, divulgou nota em repúdio à reportagem ofensiva aos professores veiculada no dia 20 de agosto de 2008 na Revista Veja. Por meio de informe publicitário, publicado em duas revistas de circulação nacional, Época e Istoé, a Confederação manifesta sua indignação em relação à referida reportagem, sob o título: "Você sabe o que estão ensinando a ele?", por considerá-la ofensiva aos professores e toda a sociedade brasileira.

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

Você sabe o que estão querendo dizer?

Mais uma vez, a Revista Veja (Editora Abril) se superou em superficialidade e falta de compromisso com os valores éticos da prática jornalística e da função social da comunicação. Em matéria intitulada: "Você sabe o que estão ensinando a ele?" (Edição nº33, de 20 de agosto de 2008), assinada por Monica Weinberg e Camila Pereira, desfere raivoso ataque contra os docentes brasileiros. Sob aparente pretexto de discutir a educação no Brasil, a publicação conclui de forma simplista e com intenção duvidosa que a baixa qualidade de ensino no País é responsabilidade dos professores que, ao invés de ensinarem o conteúdo de suas disciplinas, dedicam-se ao discurso ideológico dentro das salas de aula.

Agarrado ao pouco que restou de sua credibilidade, especialmente no meio midiático, mas também junto aos leitores mais atentos, o veículo sai em defesa da necessidade de neutralidade e, de maneira irresponsável, conclama os pais a promoverem patrulha ideológica nas escolas, controlando o que é ensinado pelos professores.

A temerosa reportagem insinua ainda que a responsabilidade em relação à qualidade da educação está vinculada apenas à ação individual dos professores, desconsiderando propositalmente o complexo fenômeno educacional, que envolve ações e políticas públicas, condições de trabalho e gestão, questões sociais e culturais.

Por meio desta reportagem, Veja presta um desserviço à sociedade. E diante da oportunidade de realizar um debate sério se revela novamente porta-voz de segmentos conservadores e antidemocráticos que sob a égide da "pseudo" neutralidade apregoam uma educação conservadora e acrítica - distante de preceitos reais de qualidade de educação capazes de oferecer uma formação cidadã e de contribuir para a consolidação democrática da sociedade brasileira.

Declaramos nosso compromisso com a luta pela educação como um direito, bem público e de qualidade a todos, e conclamamos a sociedade brasileira a se solidarizar com que dignamente faz da sua atividade docente instrumento da construção da cidadania e do desenvolvimento nacional.

CONTEE - Confederação Nacional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
http://www.fazendomedia.com/2008/educacao20080918.htm
18.09.2008

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

VEM CHEGANDO O VERÃO...


Vem chegando o verão…
13/outubro/2008

Do blog da cantora Marina Lima:

O Rio é uma cidade especial. Não é à toa que é tida como a cidade dos brasileiros. Além de bonita, o povo carioca é único: bem humorado, original, ousado, diferente… Mas o Rio está tão maltratado e seu povo tão machucado que nossa auto-estima anda baixa. Eu mesma já falei diversas vezes em mudar daqui — tamanha é a minha perplexidade diante do descaso em que vivemos, seja na área da saúde, da segurança ou da limpeza…

Mas se o Gabeira for eleito, me dá vontade de ficar de novo. Acompanhar as mudanças e ajudar no que for preciso. É como se o Rio tivesse encontrado alguém que é a sua cara– alguém inusitado e original, como nós cariocas somos, e um homem integro e competente, como nós cariocas merecemos.

Vem chegando o verão — e o Gabeira no coração.

beijo.

Marina

CLONAGEM DE TELEFONES - CUIDADO!


De: Uhland Schiefer (ugaschiefer@)
Enviada: sábado, 11 de outubro de 2008
Para:
From: li.acf@hotmail.com
Subject: FW: ENC:
Date: Wed, 8 Oct 2008

Para conhecimento - utilidade pública

URGENTE PARA TODOS
Amigos,

Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse:
21*0211581172839#
Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia.
O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número, se acionado, é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.
A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante para eles, começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso.
Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa.

O próprio policial pediu-me para divulgar. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois, infelizmente, o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.

Não deixe de repassar esta mensagem.
U R G E N T E!!!
MAIS UM AVISO:
NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR DESTE NÚMERO:
(11) 9965.0000..
TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.
REPASSEM ESTA MENSAGEM

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FATOR PREVIDENCIÁRIO


Fim do fator previdenciário avança na Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, por unanimidade, na manhã de hoje o fim do fator previdenciário (PL 3.299/08), com base no parecer do relator, deputado Germano Bonow (DEM/RS).

O projeto de lei do senador Paulo Paim (PT/RS) extingue o fator previdenciário, ou seja, é contra a fórmula de cálculo das aposentadorias que vinculou, a partir de 1999, o valor do benefício à expectativa média de sobrevida daqueles que alcançaram o tempo de contribuição (35/30 anos).

De acordo com o texto aprovado no Senado, sem o fator previdenciário a aposentadoria volta a ser calculada com base na média aritmética simples até o máximo dos últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses. O Ministério da Previdência Social é contrário ao texto.

Mobilização

Agora é a hora de intensificar a mobilização para garantir a aprovação, até o final do ano, do projeto de lei. Só a pressão diuturna poderá garantir o fim desta perversidade contra os aposentados e pensionistas do INSS.

O fator previdenciário é responsável pelo achatamento dos benefícios previdenciários em até 40%.

Tramitação

O projeto do senador Paim ainda será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça, antes de ir a votos no plenário.

Marcos Verlaine - diap
VISITE O SITE DA CONFEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO BRASIL
www.cspb.orb.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ELEIÇÃO - 2008 - MARICÁ - RJ


ELEIÇÃO - 2008 - Maricá - RJ
CANDIDATOS A PREFEITO

Eleitorado:.................................... 73.388 - 100%
Votos:......................................... 62.163 - 84,70%
Quantidade de Seções:.......................... 196 - 100%
Totalizadas:................................... 196 - 100%
Votos Válidos:................................. 57.725 - 78,65%
Apurado:....................................... 73.388 - 100%
Nulos :...................................... 2.918 - 3,97%
Não Apurado:................................... 0
Não Totalizadas:............................... 0
em Branco: ............................... 1.520 - 2,07%
Comparecimento:................................ 62.163
Abstenções:.................................... 15,31%
Nulos + Brancos + Abstenções:.................. 21,35%

1°) WASHINGTON QUAQUÁ - N° 13
Coligação: PT / PSB / PPS / PC do B / PSDB / PSL / PTB / PRP / PT do B / PSDC / PTN / PRTB / PRB
Votos: 36.133
Percentual: 62,60%

2°) CAROLINO - N° 12
Coligação: PR / PTC / PHS / PMDB / PDT / PV / DEM / PMN
Votos: 13.895
Percentual: 24,07%

3°) DR. MARCELO DELAROLI - N° 20
Coligação: PP / PSC
Votos: 7.040
Percentual: 12,20%

4°) CONCEIÇÃO MARQUES - N° 50
Coligação: PSOL
Votos: 657
Percentual: 1,14

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

INFIDELIDADE À SOLTA


INFIDELIDADE À SOLTA

O presidente de um partido “C” que tem candidato a prefeito e a vereadores chega numa reunião e diz:
- abrimos mão para prefeito, podem votar no candidato a prefeito que desejarem, mas fechamos questão para vereador, cujo o candidato é... (aí entra mais uma infidelidade, o candidato a vereador escolhido pelo partido é de outro partido “M” e... não está na coligação - isto não é somente infidelidade, é também traição com o candidato a prefeito e aos demais candidatos a vereador do próprio partido).

O presidente do outro partido, o “M”, o do tal vereador escolhido, ta com tudo na mão, e manda as máquinas trabalharem, lá no longínquo distrito, em favor do candidato “Z” que é de outro partido, que não o dele, e nem está na sua coligação. Só até aqui já são dois os escolhidos pelos poderosos. Eles querem eleger de dois a quatro candidatos para não deixar a chama da política apagar.

Em função desta lambança toda, alguns candidatos a vereadores do partido “C” ficam sabendo e procuram dirigente do partido “D” para afirmarem que pedirão votos para o candidato a prefeito deste partido.

Se cada partido fiscalizasse e zelasse pela fidelidade nada disso estaria acontecendo, ou pelo menos, se acontecesse, haveria aplicação de punição. Só a legislação não basta. Tem que haver conscientização. Fora os infiéis!!!

Este relato não é fato isolado em Maricá. Deve estar acontecendo em todo o Brasil. Uma vergonha!!! Diria o Boris Casoy.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O DEFESO DO CARANGUEJO


O defeso do caranguejo.

A finalidade maior é proteger o habitat e defender a espécie.
Desta forma também se evitará a sua extinção, além de aprimorar a espécie, proporcionando que alcancem maior tamanho e peso.
A Portaria n° 125/2002 editada pelo IBAMA prevê, anualmente, o defeso no período de 1° de outubro (do ano vigente) a 31 de março (do ano seguinte), cinco meses de proteção (Rio de Janeiro) em que fica proibido capturar, manter em cativeiro, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar as fêmeas do crustáceo.

A largura mínima da carapaça (casco) do caranguejo (machos e fêmeas), permitida para cata, durante o ano todo, não poderá ter menos do que 6 cm segundo a orientação do órgão federal, que também proibiu a retirada de partes isoladas dos caranguejos, quando de sua captura, cujo método ficou restrito ao chamado “braceamento”, com auxílio de gancho ou “cambito” com proteção na extremidade, além de proibir a venda de fêmeas “ovadas”. As multas em casos de infração variam de R$ 700,00 a R$ 100 mil. Os caranguejos apreendidos vivos pelo Ibama serão devolvidos à natureza.

A grande procura por este crustáceo (por mês são comercializados milhares), aliada à extração desenfreada, acabará colocando o caranguejo no mesmo patamar das lagostas, exigindo, por exemplo, um defeso maior.

O nível de conscientização entre os consumidores de caranguejos está melhorando a cada ano, por compreenderem a necessidade da preservação da espécie, tanto que as pessoas bem informadas não consomem as fêmeas ovadas e só comem os grandes, com mais de 6cm de tamanho, e demonstram conhecer a importância dos crustáceos para o ecossistema.

A fiscalização deve no período do defeso a se intensificar no habitat (manguezais) e nos pontos comuns de venda (próximo às peixarias, mercados, sacolões e feiras). Assim, todo o período terá a atenção devida, inclusive durante a andada (a saída da espécie da toca para o acasalamento).

O “red-crab” ou o caranguejo de águas profundas, é uma outra espécie, que de uma pata a outra, o crustáceo pode atingir um metro de comprimento, e tem um sabor mais adocicado. Pescado a cerca de seis horas da costa brasileira, o crustáceo só é encontrado a 800 metros de profundidade, cuja a embarcação é uma adaptação e tem capacidade para até 12 toneladas e o crustáceo é capturado com um tipo de manzuá usado na pesca da lagosta.

Outro problema a ser resolvido com relação ao “caranguejo-uçá” é que o destino de 50% deles é o lixo.

Anualmente, quase 50% dos seis milhões de caranguejos que vêm para o Ceará do seu principal fornecedor — a região do Delta do Parnaíba — vão para o lixo, por problemas no manuseio, estocagem, transporte e na captura. 3 milhões desses crustáceos deixam de ser aproveitados. Como o que o Ceará importa do Delta representa, aproximadamente, 90% do que se consome no Estado, não é exagero dizer que poderia se aproveitar quase o dobro do que hoje se utiliza efetivamente.

A captura anual no Baixo Parnaíba é de 20 milhões.

O risco de extinção é iminente se não houver conscientização do consumidor e dos comerciantes e apanhadores. O tempo exige que todos se unam por um desenvolvimento sustentável. A proteção do caranguejo-uçá, guaiamum, caranguejo azul, ou qualquer outra espécie no Brasil deve ser levada a sério, com a participação geral.

A união do IBAMA com a EMBRAPA na solução dos problemas e nas ações futuras devem ser mais que entendidas, devem ser assimiladas naturalmente, e ganhar apoio de todos.

A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do IBAMA, mais conhecida como a Central de Atendimento - 0800-618080, ligação gratuita, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do IBAMA.


PORTARIA - 000125
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA

Data: 25/09/2002

Estatus: EM VIGOR

Fonte: PUB DOFC 26 09 2002 000082 1

Resumo: PROIBIR, ANUALMENTE, A CAPTURA, A MANUTENÇÃO EM CATIVEIRO, O TRANSPORTE, O BENEFICIAMENTO, A INDUSTRIALIZAÇÃO O ARMAZENAMENTO E A COMERCIALIZAÇÃO DA ESPÉCIE CARDISOMA GUANHUMI, CONHECIDO POPULARMENTE POR CARANGUEJO, GUAIAMUM, GOIAMÚ, CARANGUEJO AZUL, CARANGUEJO DO MATO, ORIUNDO DOS ESTADOS DO ESPÍRITO SANTO, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PARANÁ E SANTA CATARINA.

Indexação: PORTARIA / PROIBIÇÃO / CAPTURA / MANUTENÇÃO / TRANSPORTE / CATIVEIRO / COMERCIALIZAÇÃO / BENEFICIAMENTO / INDUSTRIALIZAÇÃO / CARANGUEJO