CRIANÇA ÍNDIGO - PARTE I
Crianças índigo é uma teoria que afirma que, supostamente, uma nova geração de crianças com
habilidades especiais estejam nascendo e que estariam trazendo uma "Nova Era" para a
Humanidade. Essas crianças, segundo a teoria, teriam habilidades
sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de
questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam
facilmente sua identificação em meio a outra crianças.
Embora farta literatura tenha
sido publicada nos últimos anos, não há comprovação científica sobre o
fenômeno, bem como o sistema de classificação "crianças índigo" e "crianças cristais" é rejeitado por conselhos de
pediatria e especialistas em educação infantil.
As crianças índigo são também
comumente associadas a Geração Y.
Índice
1 Definição
2 História
3 Características
4 Tipos de Crianças Índigo
5 Crianças índigo e Doutrina Espírita
6 Crianças índigo em Portugal
7 Síndrome de Asperger
8 Ver também
9 Notas
10 Ligações externas
Definição
Chamam-se crianças índigo a
certos seres que, supostamente ao nascer, trouxeram características que os diferenciam das crianças normais,
tais como a intuição, a espontaneidade, a resistência à moralidade estrita e restritiva,
e uma grande imaginação,
avolumando-se frequentemente também entre tais capacidades, os dons paranormais, embora estes dons não sejam usualmente do
conhecimento da própria criança. As crianças índigo podem ser vistas como uma
espécie de milenarismo, em
que se acredita que tais seres mudarão o mundo trazendo-o até um estado mais espiritual e menos
estritamente moralizado.
Há que notar que uma boa
quantidade das crianças índigo são classificadas de hiperativas ou diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, o que
explicaria em boa parte o crescente interesse de pais e educadores por este
assunto.
História
Em 1982 a parapsicóloga Nancy Ann
Tappe elaborou um sistema para classificar os seres humanos de acordo com a
suposta cor da sua aura espiritual,
lançando a obra "Compreenda a
sua Vida através da Cor" onde fez um estudo sobre "as cores
da vida". Segundo a autora, cada pessoa possui uma certa cor na sua aura
em função da sua personalidade e interesses.
No caso das crianças índigo, a
aura deles tende a mostrar as cores
anil ou azul, as quais refletem uma espiritualidade mais desenvolvida.
A autora afirmou ter detectado
pelo seu método que as auras de cor índigo começaram a surgir com mais frequência na década de 1980,
mostrando uma tendência a proliferar, o que parece justificar o seu papel de
transformação da sociedade nas primeiras décadas do século XXI.
Características
As crianças índigo apresentariam
uma série de atributos sensoriais
recorrentes, como a hipersensibilidade
auditiva ou a hipersensibilidade
tátil. De igual modo, apresentariam um padrão de comportamento
peculiar, destacando-se:
Chegam ao mundo com sentimento de realeza e a curto tempo se comportam como tal;
Têm a sensação de ter uma tarefa específica no mundo, e se
surpreendem quando os outros não a partilham;
Têm problemas de valorização pessoal e a curto prazo dizem a seus pais quem
são;
Custa-lhes aceitar a autoridade que não
oferece explicação nem alternativa;
Sentem-se frustrados com os sistemas ritualistas que não
requerem um pensamento criativo;
A curto tempo encontram formas melhores de fazer as coisas,
tanto em casa como na escola;
Parecem
ser anti-sociais, a menos que se encontrem com pessoas como eles;
Não reagem pela disciplina da culpa;
Questionam frequentemente os dogmas religiosos, não os
aceitando naturalmente como tradição familiar;
Não são tímidos para manifestar as suas
necessidades.
Tipos de Crianças Índigo
Segundo os investigadores desta
temática, podem ser identificados quatro
tipos de crianças índigo:
Humanistas
- muito sociais, conversam com toda a gente e fazem amizades com muita
facilidade. São desastrados e
hiperativos. Não conseguem brincar só com um brinquedo, gostam de
espalhá-los pelo quarto, embora às vezes não peguem na maioria. Distraem-se com
muita facilidade. Por exemplo: se começam a arrumar o quarto e encontram um
livro, nunca mais se lembram de acabar as arrumações. Como profissões,
escolherão ser médicos, advogados, professores, vendedores, executivos e
políticos. Trabalharão para servir as massas e, claro, atuarão sempre
ativamente.
Conceptuais
- estão muito mais voltados para projetos do que para pessoas. Assumem uma postura controladora. Se os pais
não estiverem pelos ajustes e não permitirem esse controle, eles vão à luta.
Tem tendência para outras inclinações, sobretudo drogas quando da puberdade,
caso se sintam rejeitados ou incompreendidos. Daí a redobrada atenção por parte de pais e educadores em relação
aos seus padrões de comportamento.
No futuro poderão ser engenheiros, arquitetos, pilotos, projetistas,
astronautas e oficiais militares.
Artistas
- são criativos em qualquer área a que se dediquem, podendo, inclusive, vir a
ser investigadores, músicos ou atores altamente conceituados. Entre os 4 a 10
anos poderão vir a interessar-se por
até 15 diferentes áreas do conhecimento (ou instrumentos musicais, por
exemplo), largando uma e iniciando outra. Quando atingirem a puberdade, aí sim,
escolherão uma área definitivamente. Poderão ser futuros professores e
artistas.
Interdimensionais - entre os seus 1 e
2 anos os pais não podem tentar ensinar-lhes nada, pois eles responderão que já sabem e que
podem fazer sozinhos. Normalmente, porque são
maiores que os outros tipos de índigos, mostram-se mais corajosos ainda
e por isso não se enquadram nos outros padrões.
Desta forma, os estudiosos do
assunto acreditam que estas crianças seriam as responsáveis pela introdução de novas filosofias ou
espiritualidade no mundo.
Crianças índigo e Doutrina Espírita
O tema, apesar de originalmente
atravessar décadas, ganhou um novo estimulo nos últimos anos sendo divulgado
pela Doutrina Espírita.
Particularmente depois que o médium e orador espírita Divaldo Franco
teve uma de suas palestras sobre o tema transcrita e ampliada [3][4]
transformada em livro bilíngue pelas mãos da neurocientista brasileira Vanessa Anseloni,[3] radicada nos
EUA e antiga defensora da integração entre os dois temas[5] o conceito passou a
ser visto com simpatia por muitos espíritas.[6]
Para eles, as crianças índigo
seriam espíritos exilados de outros
mundos. Como não fossem capazes de acompanhar o "progresso
moral" de tais planetas, eles teriam sido encaminhados para mundos
inferiores, como a Terra, com a meta de auxiliar sua evolução. Os defensores
dessa ideia tratam-na como um desenvolvimento do tema migrações espirituais, presente em obras populares no meio
espírita brasileiro, como A Caminho da Luz e Exilados de Capela, e referido por
Allan Kardec em A Gênese.[7]
Por outro lado, há grupos
espíritas que são contrários à associação entre o tema crianças índigo e o
espiritismo.[6] Defendem que as obras A Caminho da Luz[8] e A Gênese[9] não
abordam o termo crianças índigo, tampouco trazem referências às características
físicas e psicológicas que costumam ser atribuídas a elas.
Eles repudiam[6] a publicação e
tradução de livros relacionados ao tema por editoras que possuem foco de
mercado no público espírita, como a Petit,[10] bem como os palestrantes
espíritas que utilizam esta temática.[6]
Alguns pesquisadores [11] dizem
ser muito difícil haver uma civilização mais evoluída no sistema solar de uma
estrela Plêiade como Alcione, conforme afirma Divaldo[7] pois estas teriam
apenas cerca de 100 milhões de anos, enquanto a Terra teria demorado quase um
bilhão de anos apenas para esfriar e aparecerem os primeiros organismos
unicelulares e quase mais quatro bilhões para o surgimento do "Homo
sapiens". Além de contestar a suposta influência gravitacional de Alcione
na Terra.
Divaldo Franco não reconhece [12]
influência mediúnica em suas elaborações sobre o tema. Por se tratar de um
palestrante que também se notabilizou como médium, esse fato pode servir como
fonte de descrédito, diante de certos setores espíritas, para as ideias que defende
sobre crianças índigo.
O boletim "Mensagem"
discute sobre a origem do termo crianças índigo e sua utilização no movimento
espírita[13].
Crianças índigo em Portugal
Em Portugal existe a Fundação Casa Índigo, criada em
2004 por Tereza Guerra e Alain Aubry, registada como IPSS pelo Ministério da
Educação em 2008 é um projeto destinado ao estudo, esclarecimento e
desenvolvimento de atividades de apoio a crianças e jovens de todo o tipo e
características, incluindo crianças com energias índigo, cristal, crianças
dotadas, sobredotadas, super psíquicas, entre muitas outras designações e
jovens que se identifiquem com todas estas vibrações
do Novo Tempo.
As Atividades da Casa Índigo são
únicas e destinam-se a crianças, jovens e adultos índigo, cristal, violeta,
sobredotados, super-psíquicos ou outros, de todas as idades e condições.
Vivemos num mundo de mudanças
permanentes e cada vez mais sentimos dificuldades de adaptação face ao
institucionalizado, ao determinado, à autoridade que a sociedade, a família e a
escola tentam impor e que têm implicações profundas no futuro do indivíduo! A
criança e o jovem, cada vez mais, revela intolerância e incapacidade de
aceitação e revolta.
Neste contexto muitas crianças
consideradas especiais são rotuladas, frequentemente, como rebeldes e, por
vezes, são consideradas hiperativas, impulsivas, com déficit de atenção e
outros distúrbios comportamentais, que em nada as ajuda no normal crescimento e
desenvolvimento, sendo frequentemente medicadas o que lhes provoca ainda maior desequilíbrio
físico, psicológico e moral.
Estes comportamentos desajustados
em crianças especiais desaparecem naturalmente quando são compreendidas e
acompanhadas através de atividades criativas, artísticas, harmoniosas,
musicais, lúdicas, consciênciais e até espirituais.
Tereza Guerra publicou em
Setembro de 2004 o primeiro livro em Portugal sobre "Crianças
Índigo", o qual é em Dezembro de 2007, reeditado pela editora Sinais de
Fogo com o título “Crianças Índigo e
Cristal” com mais informações sobre as crianças da Nova Era e novidades
acerca das atividades e projetos desenvolvidos pela Fundação Casa Índigo.
Co-fundadora com Alain Aubry da
Fundação Casa Índigo, Tereza Guerra desenvolve um projeto de apoio a crianças
índigo e jovens índigo, esclarecendo pais, educadores, professores, psicólogos,
médicos, terapeutas e todos aqueles que estão em contacto com crianças e
jovens.
A Fundação Casa Índigo tem
organizado conferências, palestras, workshops, seminários, exibição de filmes
sobre o tema Crianças Índigo: tais como Índigo e Índigo Evolution. Estes
eventos têm-se realizado com a colaboração de várias Instituições Educativas,
Universidades, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Centros Culturais ou na
Área da Psicologia e Saúde.
Síndrome de Asperger
A chamada síndrome de Asperger,
transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo
clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento
cognitivo ou da linguagem do indivíduo. Muitas das características definidas
para a chamada "criança índigo", são próximas das características de
diagnóstico da Síndrome de Asperger, sendo que existe a possibilidade de uma
criança com a Síndrome de Asperger não estar a receber o tratamento correto por
ter sido enquadrada na teoria da criança índigo[carece de fontes]. É preciso
ter atenção nas características de diagnóstico da Síndrome de Asperger, que
são:
Interesses específicos e restritos ou
preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;
Rituais ou comportamentos repetitivos;
Peculiaridades na fala e na linguagem;
Padrões de pensamento lógico/técnico
extensivo;
Comportamento socialmente e emocionalmente
impróprio e problemas de interação interpessoal;
Problemas com comunicação;
Habilidade de desenhar para compensar a
dificuldade de se expressar verbalmente;
Transtornos motores, movimentos
desajeitados e descoordenados.
Segundo alguns estudos, apresentam
imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma criatividade com
bases em fatos.
Frequentemente, por um Q.I. verbal
significativamente mais elevado que o não-verbal.
Ver também:
Adulto índigo
Criança cristal
Notas
http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultnot/2010/09/25/sociedade-de-pediatria-nao-reconhece-o-conceito.jhtm
http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultnot/2010/09/25/criancas-indigo-a-polemica-da-evolucao-da-humanidade.jhtm
Livro.ogg
http://www.ssbaltimore.org/Workshops-prev/Workshop-2006.html
acesso em 07/02/2008
a b c d
http://pedagogiaespirita.org.br/texto/mensagem.pdf
a b
http://www.divaldofranco.com/noticias.php?not=42
XAVIER, Francisco Cândido. A Caminho da
Luz. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1939.
KARDEC, Allan. A Gênese. Rio de Janeiro,
FEB, 2005
http://www.petit.com.br/site/visualizar.asp?idlivro=153 acesso em
08/02/2008
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/extra10.htm no final do artigo,
acesso em 11/02/2008
Origem.ogg
Mensagem
Ligações externas
Site oficial de Nancy Ann Tappe: All about
indigos (em inglês)
Fundação Casa Índigo
Entrevista de Divaldo Pereira Franco a
respeito das crianças índigo e cristal
Carta de uma criança Índigo a um professor
Boletim que analisa o tema Crianças Índigo
Diário de um Anjo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia
livre.
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O que é uma Criança Índigo?
O que podemos fazer?
Aspectos Espirituais dos Índigos
Questões relacionadas à Saúde
Resumo
As Crianças Índigo
Este tema é fascinante será
tratado em nosso site como de suma importância.
É informação essencial para pais,
educadores, psicólogos, pedagogos e todas as pessoas interessadas num futuro
melhor para nossas crianças e para toda a humanidade.
A seguir você poderá ter uma boa
introdução ao assunto das Crianças Indigo seguida de resumo extremamente bem
feito do livro "The Indigo Children" escrito por Lee Carroll e Jan
Tober publicado pela primeira vez em Maio/1999 e já traduzido para o espanhol
(mas ainda não foi traduzido para o português),
Como diz Drunvalo Melchizedek:
"As crianças vão liderar o caminho."
Boa pesquisa!
"As Crianças Índigo"
Texto traduzido e adaptado por
Dailton Menezes, junho 2001, que gentilmente nos cedeu o direito de publicação
aqui no nosso site da Flor da Vida/Brasil.
A partir da década de 80, elas
começaram a chegar, mais e mais. São
crianças espetaculares. Elas estão chegando para ajudar na transformação
social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das
fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores
para desencadear as reações necessárias para as transformações. Elas
possuem uma estrutura cerebral
diferente no tocante ao uso de potencialidades
dos hemisférios esquerdo (menos) e direito (mais). Isso quer dizer que
elas vão além do plano intelectual,
sendo que no plano comportamental
está o foco do seu brilho. Elas exigem do ambiente em volta delas certas características
que não são comuns ou autênticas nas sociedades atuais. Elas nos ajudarão a destituir dois paradigmas da humanidade:
1. Elas nos ajudarão a diminuir o distanciamento entre o PENSAR
e o AGIR. Hoje na nossa sociedade todos sabem o que é certo ou errado.
No entanto, nós freqüentemente agimos diferentemente do que pensamos. Dessa
maneira, estas crianças vão nos induzir a diminuir este distanciamento gerando
assim uma sociedade mais autêntica, transparente, verdadeira, com maior
confiança nos inter-relacionamentos.
2. Elas também nos ajudarão a mudar o foco do EU para o
PRÓXIMO, inicialmente a partir do restabelecimento
da autenticidade e confiança da humanidade, que são pré-requisitos para que possamos
respeitar e considerar mais o PRÓXIMO
do que a nós mesmos. Como conseqüência, teremos a diminuição do Egoísmo, da Inveja, das Exclusões, resultando
em maior solidariedade e partilha. Você pode estar se perguntando: Como estas
crianças vão fazer tal transformação? Através do questionamento e transformação
de todas as entidades rígidas que as circundam. Começando pela Família, que hoje baseia-se na imposição de
regras, sem tempo de dedicação, sem autenticidade, sem explicações, sem
informação, sem escolha e sem negociação. Estas crianças simplesmente não respondem
a estas estruturas rígidas porque para elas é imprescindível haver opções,
relações verdadeiras e muita negociação. Elas não aceitam serem enganadas porque elas têm uma "intuição" para
perceber as verdadeiras intenções e não têm medo. Portanto, intimidá-las não
traz resultado, porque elas sempre encontrarão uma maneira de obter a verdade.
Elas percebem as verdadeiras intenções e as fraquezas dos adultos.
A segunda entidade vulnerável à ação dos Índigos é a Escola.
Hoje o modelo de ensino é sempre imposto sem muita interação, sem escutar e sem
a participação dos estudantes. Simplesmente este modelo é incompatível com os Índigos, sendo portanto o pior
conflito, muitas vezes superior ao existente com a Família, principalmente pela
falta de vínculos afetivos ou amor. Como elas possuem uma estrutura mental
diferente, elas resolvem problemas conhecidos de uma maneira diferente, além de
encontrar formas diferentes de raciocínio que abalam o modelo atual de ensino.
Assim, através do questionamento,
elas influenciarão todas as demais entidades, tais como: Mercado de Trabalho,
Cidadania, Relações Interpessoais, Relações Amorosas e Instituições
Espirituais, pois elas são essencialmente dirigidas
pelo hemisfério direito.
Infelizmente, a missão dos
Índigos é muito difícil, pois sofrerá rejeição de algumas entidades da nossa
sociedade. Antes dos anos 80, os Índigos morriam muito cedo porque a freqüência
de energia do planeta não era favorável a eles. Depois da nova freqüência e com
um montante maior de crianças, eles começaram a causar transformações
maravilhosas no nosso planeta e em breve, após uma geração, nós perceberemos
claramente as modificações.
O assunto sobre Crianças Índigo é
fascinante e relativamente novo no campo da pesquisa. Existem poucas obras sobre
o assunto. Apresentaremos aqui um resumo do Livro "The Indigo Children" escrito por Lee Carroll e
Jan Tober que teve sua primeira publicação em Maio/1999 e já foi traduzido para
o espanhol (mas ainda não foi traduzido para o português), obedecendo a seguinte
organização:
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Jan Tober e Lee Carroll já
apresentaram milhares de seminários em todo o mundo sobre ativação e
melhoramento da auto-estima humana. Lee já escreveu 7 livros de auto-ajuda e
elevação da consciência espiritual nos últimos 10 anos, inclusive com tradução
para diferentes línguas. Jan é autora de numerosos artigos, fitas e CD´s
relacionados com auto-ajuda. Jan e Lee têm sido convidados a apresentarem sua
mensagem de esperança e amor nas Nações Unidas.
Depois de muito contato com
diferentes sociedades ao longo do mundo, eles começaram a perceber que existiam
padrões e dúvidas comuns por parte de pais no tratamento com essas crianças.
Adicionalmente, não existia literatura especializada sobre o tema, sendo que
eles observaram o seguinte:
• Este não é um fenômeno
norte-americano. Eles o testemunharam em três continentes diferentes.
• Este fenômeno parece ir além
das barreiras culturais envolvendo múltiplas línguas.
• Este assunto escapou à atenção
da mídia devido ao fato de ser muito estranho para ser considerado no paradigma
da psicologia humana, que considera a humanidade como um modelo estático e
imutável . Como uma regra, a sociedade tende a acreditar na evolução mas somente
na forma passada. O pensamento de que nós deveríamos estar vendo um novo nível
de consciência humana vagarosamente chegando no nosso planeta agora,
manifestado nas nossas crianças, vai além do pensamento conservativo
estabelecido.
• Este fenômeno está aumentando.
Mais relatórios continuam a vir à tona.
• Há muito tempo os profissionais
começaram a observar este fenômeno.
• Existem algumas respostas
emergentes para os desafios.
Objetivo do Livro
Este livro foi escrito para os
pais. É uma relatório inicial, longe de ser um relatório conclusivo sobre o
assunto. É apresentado para ajudar a você e a família, dando informações para
aplicação prática nas questões diárias. Este livro foi montado principalmente
através do encorajamento e até pedidos insistentes de centenas de pais e
professores que os autores encontraram ao longo do mundo.
Forma de Apresentação do Assunto
O livro faz uma compilação de
trabalhos de vários outros autores PhD´s através de artigos que representam a
experiência em pesquisa ou resultante de terapias de diversos profissionais.
O que é uma Criança Índigo?
Uma Criança Índigo é aquela que
apresenta um novo e incomum conjunto de atributos psicológicos e mostra um
padrão de comportamento geralmente não documentado ainda. Este padrão tem
fatores comuns e únicos que sugerem que aqueles que interagem com elas (pais em
particular) mudam seu tratamento e orientação com objetivo de obter o
equilíbrio. Ignorar esses novos padrões é potencialmente criar desequilíbrio e
frustração na mente desta preciosa nova vida.
Existem vários tipos de Índigos,
mas na lista a seguir nós podemos dar alguns dos padrões de comportamento mais
comuns:
• Elas vêm ao mundo com um
sentimento de realeza e freqüentemente agem desta forma.
• Elas têm um sentimento de
"desejar estar aqui" e ficam surpresas quando os outros não
compartilham isso.
• Auto-valorização não é uma
grande característica. Elas freqüentemente contam aos pais quem elas são.
• Elas têm dificuldades com
autoridade absoluta sem explicações e escolha.
• Elas simplesmente não farão
certas coisas; por exemplo, esperarem quietas é difícil para elas.
• Elas se tornam frustradas com
sistemas ritualmente orientados e que não necessitam de pensamento criativo.
• Elas freqüentemente encontram
uma melhor maneira de fazer as coisas, tanto em casa como na escola, o que as
fazem parecer como questionadores de sistema (inconformistas com qualquer
sistema).
• Elas parecem anti-sociais a
menos que estejam com outras do mesmo tipo. Se não existem outras crianças com
o nível de consciência semelhante em volta, elas freqüentemente se tornam
introvertidas, sentindo-se como se ninguém as entendesse. A escola é
freqüentemente difícil para elas do ponto de vista social.
• Elas não responderão à pressão
por culpa do tipo: "Espere até seu pai chegar e descobrir o que você
fez".
• Elas não são tímidas em fazer
você perceber o que elas precisam. O termo "Crianças Índigo" vem da
cor da aura dessas crianças. Existe uma amiga dos autores, que conheceram em
meados dos anos 70, cujo nome é Nancy Ann Tappe. Nancy foi a autora do livro
chamado "Entendendo Sua Vida Através da Cor" (Understanding Your Life
Through Color). Neste livro estão as primeiras informações sobre o que ela
titulou de Crianças Índigo.
Como ela vê as cores? Quão
preciso é isso? Nancy tem sido diagnosticada com uma situação em que dois dos
seus sistemas neurológicos cruzam e isso cria uma situação em que ela,
literalmente, pode ver a aura humana.
Ela é como uma câmera de Kirlian,
ou seja, ela vê campos
eletromagnéticos, as cores e as freqüências. Ela é uma pessoa fabulosa,
uma maravilhosa conselheira, metafísica e professora.
Ela percebeu muito cedo que
existia uma cor da aura associada com alguns recém-nascidos. Ela estava
trabalhando no seu PhD. Nancy tem dito desde 1980 que cerca de 80% das crianças
nascidas são índigo. E, a partir de 1995, nós temos um índice maior ainda,
tanto que requer uma análise para saber o que está acontecendo.
Nós estamos vendo uma nova geração de Mestres
vindo para nosso planeta e elas são também chamadas de "Crianças Estrela", "Crianças Azuis" e
através do trabalho de Nancy, elas são chamadas, a partir de nossa perspectiva,
de "Crianças Índigo". Elas são nossa esperança para o futuro. Elas
são nossa esperança para o presente. E isso, esotericamente falando, é o que
está realmente acontecendo.
Tipos de Crianças Índigo
Existem quatro tipos diferentes
de Índigos e cada um tem uma proposta:
1. Humanista: Primeiro, existe o
Índigo Humanista que vai trabalhar com as massas. Eles serão os futuros
doutores, advogados, professores, vendedores, executivos e políticos. Vão
servir as massas e são hiperativos. São extremamente sociais. Conversam com
todo mundo e fazem amizade facilmente. São desastrados do ponto de vista motor
e hiperativo, como dito anteriormente, e de vez em quando, eles vão dar com a
cara nos muros, pois esquecem de pisar no freio. Eles não sabem brincar com
apenas um brinquedo. Ao invés disso, trazem todos para fora e os espalham. Às
vezes, não tocam na maioria destes. São do tipo que têm que ser permanentemente
lembrados pois freqüentemente se esquecem das ordens simples e se distraem. Por
exemplo, você pede para eles arrumarem o quarto. Eles começam a arrumar e de
repente encontram um livro e começam a ler porque são leitores ferozes. Certa
vez, eu estava em um vôo onde estava uma criança de cerca de 3 anos que estava
aprontando. Sua mãe deu-lhe o panfleto de segurança do avião e ele o abriu todo
com todas as figuras. Ele permaneceu sentado, muito sério como se estivesse
lendo, muito sério e intenso na concentração. Ele estudou o folheto por uns
cinco minutos e eu sabia que ele não poderia ler mas ele pensava que ele
estava. Este é o típico Índigo Humanista.
2. Conceitual: Os Índigos
Conceituais estão mais para projetos do que para pessoas. Serão os futuros
engenheiros, arquitetos, projetistas, astronautas, pilotos e oficiais
militares. Eles não são desajeitados, ao contrário, são bem atléticos como
crianças. Eles têm um ar de controle e a pessoa que eles tentam controlar na
maioria das vezes é a mãe se são meninos. As meninas tentam controlar os pais.
Se eles são impedidos de fazer isso, existe um grande problema. Este tipo de
Índigo tem tendência para outras inclinações, especialmente as drogas na
puberdade. Os pais precisam observar bem o padrão de comportamento dessas
crianças quando elas começarem a esconder ou a dizer coisas tais como,
"Não chegue perto do meu quarto": é exatamente quando os pais
precisam se aproximar mais.
3. Artista: Este tipo de Índigo é
muito mais sensível e freqüentemente menor em tamanho, embora isso não seja uma
regra geral. Eles são mais fortemente ligados às artes. Eles são criativos e
serão os futuros professores e artistas. Em qualquer campo que eles se dediquem
será sempre pelo lado criativo. Se eles entrarem na medicina, eles se tornarão
cirurgiões ou pesquisadores. Quando eles entrarem nas artes, eles serão o ator
dos atores. Entre 4 a 10 anos eles podem pegar até 15 diferentes artes
criativas - fazer uma por cinco minutos e encostar. Portanto, se diz às mães de
artistas e músicos, "Não compre instrumentos, mas alugue". O Índigo
Artista pode trabalhar com até 5 instrumentos diferentes e então, quando eles
entrarem na puberdade, escolherão um campo e se empenharão para se tornarem
artistas nessa especialização.
4. Interdimensional: O Índigo
Interdimensional é muito maior do que os demais Índigos, do ponto de vista de
estatura. Entre 1 e 2 anos de idade você não pode dizer nada para eles. Eles
dizem: "Eu já sei. Eu posso fazer isso. Deixe-me sozinho". Eles serão
os que trarão novas filosofias e espiritualidade para o mundo. Podem ser mais
valentões porque são muito maiores e também porque não se encaixam no padrão
dos outros três tipos. Dicas para reconhecer os Índigos
Os autores listam as seguintes
características para ajudar a identificar se sua criança é um Índigo:
• Tem alta sensibilidade
• Tem excessivo montante de
energia
• Distrai-se facilmente ou tem
baixo poder de concentração
• Requer emocionalmente
estabilidade e segurança de adultos em volta dela
• Resiste à autoridade se não for
democraticamente orientada
• Possui maneiras preferenciais
no aprendizado, particularmente na leitura e matemática
• Podem se tornar frustrados
facilmente porque têm grandes idéias, mas uma falta de recursos ou pessoas para
assistirem pode comprometer o objetivo final
• Aprendem através do nível de
explicação, resistindo à memorização mecânica ou serem simplesmente ouvintes.
• Não conseguem ficar quietas ou
sentadas, a menos que estejam envolvidas em alguma coisa do seu interesse
• São muito compassivas; têm
muitos medos tais como a morte e a perda dos amados
• Se elas experimentarem muito
cedo decepção ou falha, podem desistir e desenvolver um bloqueio permanente.
Algumas Frases extraídas do Livro
"Se você está constantemente
obtendo resistência de um Índigo, cheque você primeiro. Eles podem estar
segurando um espelho para você ou estar pedindo, de uma forma inconformista,
ajuda para descobrir novos limites, ajustamento fino nas suas habilidades ou
talentos, ou ir para o próximo nível de crescimento."
"Índigos já nascem Mestres,
todos sem exceção! Nós temos que entender que eles esperam que todos nós
façamos os que eles fazem de forma natural e, se não fizermos, eles
permanecerão pressionando nossos botões até que cumpramos nosso papel de forma
correta. Ou seja, até que nos tornemos mestres de nossas próprias vidas.
Portanto, quando meu filho fez suas coisas, ele ensinou a todos uma lição
silenciosa, incluindo a mim mesmo."
"O termo Crianças Índigo
refere-se aos emissários especiais enviado do Céu pelo Pai-Mãe-Criador,
suportando um profundo intento."
"Muitas pessoas têm
dificuldades no relacionamento com esses emissários porque eles aproximam-se
com crenças pré-concebidas e regras que as crianças não compartilham."
"Crianças são tudo que elas
precisam ser; elas são elas mesmas. Vamos deixá-las sozinhas para que elas
possam ser exatamente o que elas são."
Problemas que os Índigos podem
experimentar
Existem atributos positivos com
as Crianças Índigo, mas existem também três complicações que o autor já
testemunhou tanto profissionalmente como na vida particular:
• Elas demandam mais atenção e
sentem que a vida é muito preciosa para deixar escapar. Elas querem que as
coisas aconteçam e freqüentemente forçam situações para realizarem o desejado.
Os pais facilmente caem em armadilhas de fazer para a criança ao invés de
desempenhar um papel na modelagem ou no compartilhamento. Uma vez que aconteça
os pais serão apenas fantoches.
• Estes emissários podem
tornar-se emocionalmente irritados por pessoas que não entendam o fenômeno
Índigo. Eles não podem compreender porque as pessoas operam em modalidades não
baseadas no amor. Porém, elas são extremamente resistentes e hábeis para ajudar
crianças carentes, embora esta ajuda seja freqüentemente rejeitada. Quando
jovens, eles podem ter problemas de ajustamento com outras crianças.
• As Crianças Índigo são
freqüentemente tituladas como tendo ADD (Attention Deficit Disorder) ou alguma
forma de hiperatividade. Em muitos casos são tratados com química quando
deveriam ser tratados de forma diferente.
O que podemos fazer?
Estas crianças estão aqui para
nos ajudar na transformação do mundo.
Portanto, nós precisamos aprender com elas, principalmente escutando-as e
observando-as. Não obstante, estamos relacionando algumas regras básicas que precisamos observar para não tolhermos o
brilho dessas crianças:
• Trate os Índigos com respeito.
Honre sua existência na família.
• Ajude-os a criar suas próprias
soluções disciplinadas.
• Dê a eles escolha em tudo.
• Nunca os diminua, nunca.
• Sempre explique o por quê de
você dar instruções. Escute essas explicações por você mesmo. Não parece
estúpida a expressão "porque eu disse que deve ser assim"? Se você
concorda com a estupidez de expressões assim, então reconsidere suas instruções
e as mude. Eles o respeitarão por isso e esperarão. Mas se você der a eles
ordens autoritárias e ditatoriais sem bondade e razões sólidas, essas crianças
o derrotarão. Elas simplesmente não vão obedecer e o que é pior, elas vão dar
uma lista de motivos que desclassificam suas intenções. Algumas vezes suas
razões podem ser simples, como por exemplo, "porque isso vai me ajudar
hoje pois estou realmente cansado". A honestidade vencerá como nunca
antes. Eles vão pensar sobre isso e acatarão.
• Faça deles um parceiro no
relacionamento. Pense bastante sobre este aspecto.
• Quando crianças, explique tudo
que você estiver fazendo para eles. Eles podem não entender, no entanto, eles
perceberão sua consciência e honra por eles. Esta é uma tremenda dica antes
deles aprenderem a falar.
• Se problemas sérios
desenvolverem, teste-os antes de iniciar tratamento baseado em drogas.
• Provenha segurança no seu
suporte a eles. Evite crítica negativa. Sempre deixe-os saber que você os
apoiará em todos os momentos. Eles crescerão de encontro com suas verbalizações
e irão surpreendê-lo durante o processo. Então, celebrem juntos. Não os faça
simplesmente realizar, mas permita que eles façam com encorajamento.
• Não os diga quem eles são, ou o
que eles vão ser no futuro. Eles sabem melhor que você. Deixe que eles decidam
suas áreas de interesse. Não os force a entrar em algum ofício familiar ou em
algum tipo de negócio porque isso é que a família vem desempenhando por
gerações. Estas crianças absolutamente não serão seguidores.
Dicas no relacionamento com
Índigos
• Os Índigos são abertos e
honestos, isso não é uma vulnerabilidade mas a maior força. Se você não for
aberto e honesto com eles, mesmo assim eles serão com você, no entanto, eles
não o respeitarão.
• Marasmo pode trazer arrogância
para os Índigos, portanto não os deixe cair no marasmo. Se eles agem de forma
arrogante, isso significa que eles precisam de novos desafios e novos limites.
Alimente seus cérebros mantendo-os ocupados da melhor forma possível.
• Pais, professores e
orientadores devem estar aptos para definir e manter limites claros, ainda que
suficientemente flexíveis para mudar e ajustar esses limites quando necessário,
baseados no crescimento emocional e mental, pois os Índigos crescem rápido. Ser
firme mas justo é necessário para a segurança deles e para nossa.
• A mensagem dada e transmitida
pelos adultos deve ser mais prazerosa do que dolorosa, e mais baseada no amor
do que no medo.
• Mantenha a criança informada e
envolvida.
• Evite mal-entendidos
simplesmente dando explicações.
• Não perca a paciência com sua
criança.
• Evite dar ordem (verbos no
imperativo). Ao invés de ordens verbais, utilize o toque para chamar a atenção
deles. Eles são muito sensíveis ao tato (toque no ombro, aperto de mão, abraço,
etc).
• Mantenha sua palavra.
• Negocie com cada situação.
• Não esconda nada e não use
linguagem abusiva.
• Deixe sua emoção mostrar amor e
não ódio.
• Se uma repreensão é dada, crie
situações de dar um tempo ou folga.
• Discuta a situação geradora da
repreensão após seu término.
• Depois de tudo, sempre reúna
com a criança e reveja se houve um aprendizado e crescimento após a repreensão.
• Importante, lembre-se que
punição não funcionará com essas crianças. Punição é diferente de repreensão.
Punição é baseada na culpa enquanto que repreensão é baseada num crescimento ou
melhoramento. Cuidados com os métodos educacionais nas escolas.
Na educação ou na escolha de
escola devemos ter em mente que nós temos que ensinar as crianças como pensar e
não o que pensar. Nossa regra não é passar o conhecimento, mas, ao invés, a
sabedoria. Sabedoria é o conhecimento aplicado. Quando nós somente damos
conhecimento para as crianças, nós estamos dizendo a elas o que pensar, o que
elas supostamente devem saber e o que nós queremos que elas acreditem que seja
verdade.
Quando nós damos às crianças
sabedoria, no entanto, nós não dizemos a elas o que pensar ou o que é verdade.
Ao invés disso, nós dizemos a elas como obter sua própria verdade.
Naturalmente, nós não podemos ignorar o conhecimento quando ensinamos
sabedoria, porque sem conhecimento não existe sabedoria. Um certo montante de
conhecimento deve ser passado de uma geração para a próxima, mas nós devemos
deixar as crianças descobrirem por elas mesmas. O conhecimento é freqüentemente
perdido, mas a sabedoria nunca é esquecida.
Os velhos padrões de energia são
baseados na crença fundamental que as crianças são vasos vazios que devem ser
preenchidos com conhecimento pelos experts, os professores. Os professores usam
técnicas de envergonhar e comparar os estudantes com a idéia que isso trará
motivação. Nesta atmosfera, qualquer criança que não se encaixa neste modelo
será considerada como tendo problema.
O problema com este sistema é que
as crianças aprendem a encontrar suas necessidades por atenção e reconhecimento
de uma forma negativa.
Aspectos Espirituais dos Índigos
Os novos meninos índigos, eu me
refiro a eles como os Pequeninos, chegaram aqui para nos dar um novo
entendimento da humanidade. Eles são presentes para os pais, para o planeta e
para o universo. Quando honramos os Pequeninos como presentes, nós vemos a
sabedoria divina que eles trazem para ajudar a crescer a vibração do Planeta
Terra.
O passo mais importante para
entender e comunicar com essas novas crianças é mudar nossa forma de pensar a
respeito delas. Derrubando nossos paradigmas para honrar os Pequeninos como
presentes ao invés de problemas, você abrirá as portas para entender a
sabedoria deles e a sua própria. Os Pequeninos honrarão seu intento e um
caminho para o entendimento aparecerá.
O crescente uso de medicações
psicotrópicas reflete nosso desconforto mundial com a mudança. Nós estamos no
limiar de deixar o velho mundo, baseado em competição, ciúme e inveja, e entrar
numa nova era fundamentada em cooperação, amor e conhecimento de nossa
unicidade. A velha energia está deixando caminho para a nova energia.
As crianças que recentemente
estão encarnando são diferentes das gerações anteriores. Elas são chamadas de "Crianças da Luz", "Crianças do Milênio"
e "Crianças Índigo"
por uma boa razão. Estas crianças são altamente conscientes, sensíveis e com
psíquico perfeito. Elas também têm tolerância zero para desonestidade e falta
de autenticidade. Elas sabem quando alguém está mentindo instantaneamente.
Imagine quão difícil é para estas crianças estarem em um sistema educacional
que tem muita falta de autenticidade, tais como: "Vamos fingir que nós
gostamos de estar aqui. Não vamos discutir quão infelizes nós todos somos para
sermos forçados a vir a este lugar para aprender/ensinar coisas que não temos
certeza da aplicação prática em nossa vida real". Em casa, os adultos
freqüentemente tratam suas crianças com desonestidade. Por exemplo, os pais
escondem coisas dos seus filhos. Essas intuitivas crianças sabem quando alguma coisa
está errada. Elas perguntam ao Pai ou a Mãe para confirmação destes
sentimentos. Se os pais negam a verdade, isso pode conduzir essas crianças à
frustração. Elas não sabem como conciliar a disparidade entre o que elas sentem
por dentro (verdade) com o que os adultos dizem (inverdade).
As Crianças Índigo encarnaram
neste tempo por uma razão muito sagrada: para introduzir uma nova sociedade
baseada em honestidade, cooperação e amor. Quando elas atingirem a fase adulta,
nosso mundo será vastamente diferente do que é hoje. Nós não mais teremos
violência e competição. Nós recordaremos da nossa habilidade para manifestar
nossas necessidades, portanto não haverá necessidade de competir com os outros.
Desde que nossas habilidades telepáticas naturais serão restabelecidas, mentir
será impossível. E porque todo mundo perceberá a unicidade que existe entre
todos os seres viventes, a solicitude será a base da sociedade. Nós incorremos
em um grande débito de karma se interferimos na missão divina dessas crianças. Será
extremamente importante que ajudemos a conduzir essas crianças para o sucesso
espiritual. Para fazer isso, precisamos ser muito honestos com elas. Quando uma
criança perguntar-lhe alguma coisa, mesmo que isso o faça sentir
desconfortável, diga a eles a verdade. Eu freqüentemente rezo pedindo sabedoria
para falar com minhas próprias crianças, para que possa falar a verdade de uma
maneira amável. Se você se sente desconfortável ao falar a verdade para sua
criança, deixe que ela saiba disso. Você não precisa virar confidente, mas é
importante honestamente compartilhar seus sentimentos com ela. Dessa maneira,
você se tornará uma modelador positivo que mostra às crianças como honrar suas
emoções.
Nós estamos aprendendo da
metafísica e suas fontes que estas novas crianças vindas para o planeta são de
longe mais conscientes espiritualmente. Isto não significa que todos os Índigos
vão crescer no ministério e como gigantes espirituais. Isso realmente significa
que eles chegaram com um diferente nível de consciência, maior do que o nosso.
De acordo com a maioria das fontes espirituais, estas crianças não somente
estavam sendo esperadas mas elas são prova de uma evolução da consciência
humana, além da velha energia das gerações anteriores. Elas são pacificadoras,
almas velhas e sábias e uma suprema esperança de coisas melhores neste planeta.
Elas estão interessadas em fazer as coisas cheias de paz em casa entre os pais.
Elas importam de longe além das normas esperadas para as crianças e estão
transbordando sabedoria que nos faz ficar sem fala. Seus instintos humanitários
vêm já prontos e mostram as características delas desde o início. Elas são
portanto um novo passo evolucionário na humanidade.
Questões relacionadas à Saúde
Existem duas disfunções
claramente associadas aos Índigos: ADD (Attention Deficit Disorder) Desordem de
Déficit de Atenção e ADHD (Attention Deficit Hyperactive Disorder) Desordem
Hiperativa de Déficit de Atenção. Os Índigos são freqüente e erroneamente
diagnosticados como ADHD ou ADD porque se recusam a obedecer. Quando assistimos
ao filme de Clint Eastwood, nós aplaudimos a rebeldia dele. No entanto, quando
o mesmo espírito está evidente nas crianças, nós damos drogas a elas (Ritalin é
a droga mundialmente usada).
Diante disso, é importante
enfatizar os seguintes pontos:
1. Nem todos os Índigos são ADD
ou ADHD.
2. Nem todas as crianças com ADD
ou ADHD são Índigos.
Algumas pesquisas, como a
encontrada em [mediconsult.com], estimam que existem de 3 a 5 milhões de
crianças ADHD. Se adicionarmos aquelas com deficiência de aprendizado, o quadro
pode chegar a 10 milhões de crianças ou mais. Sendo assim, a entidade NIMH
(National Institute of Mental Health) - Instituto Nacional de Saúde Mental dos
Estados Unidos, passou a considerar ADHD como uma prioridade nacional com
liberação de muita verba para pesquisa. Entre várias pesquisas, destacaremos a
chamada CRP:
Polaridade Reversa Crônica (CRP)
Keith R. Smith descobriu a
polaridade reversa crônica (CRP) como um remédio para a síndrome da fadiga
crônica há anos atrás por acidente. Desde então, ele tem percebido que muitos
dos sintomas de ADHD em crianças são idênticos ao CRP em adultos. Quando ele
começou a testar crianças com ADHD suas suspeitas foram confirmadas. Quase
todas as crianças com ADHD que estiveram em seu consultório apresentaram
polaridade reversa crônica. Uma vez que ele adicionou remédio herbáceo para
esta condição como pré-requisito para um plano nutricional, coisas maravilhosas
começaram a acontecer para as crianças. Elas começaram a responder ao
tratamento e melhoraram. A maioria delas se tornaram "boas".
Todo sistema e processo no corpo
físico é baseado em eletricidade. Em nossos processos mentais, o sistema
imunológico e o coração são todos parte de um vasto sistema que utiliza
eletricidade. O corpo humano é um sistema elétrico que se auto-contém e se
auto-gera. A qualquer momento em que a eletricidade está em operação, campos
magnéticos são criados, sendo que campos magnéticos possuem polaridade: isto é,
possuem pólo norte e pólo sul. Se você submeter um ímã ao stress, ele reverterá
a polaridade, ou seja, em essência, os pólos norte e sul serão trocados.
Desde que o corpo humano é
baseado em eletricidade e tem um campo magnético sutil, certas condições tais
como stress poderão reverter os pólos como num ímã. Isso pode ser temporário e
é tratado como tal por vários profissionais de medicina alternativa/holística.
Na prática, ele descobriu que a polaridade reversa pode durar muito e pode ser
difícil de curar sem um entendimento perfeito de uma variedade de condições.
Ele foi levado a descobrir que a
polaridade reversa freqüentemente se torna crônica e parece ser o maior fator
na causa de: síndrome da fadiga crônica, depressão, ansiedade, doenças do
sistema imunológico, câncer, ADHD e muitas outras disfunções que não parecem se
curar com tratamentos padrões. Sintomas variados criam confusão de como tratar
o problema, que geralmente passa desapercebido, até o aparecimento de um
sintoma mais pronunciado.
O Sistema Elétrico do Corpo
A condição de polaridade reversa
enfraquece a força elétrica do corpo. Stress prolongado é a maior causa disso.
Como a carga elétrica do corpo enfraquece, sintomas ocorrem como sinais de
aviso. Se a carga do corpo cair abaixo de 42 hertz, o sistema imunológico não
pode resistir a doenças. Nos estágios iniciais de CRP, os sinais de aviso do
corpo podem incluir dor nas costas, músculos rígidos, ou dor de cabeça; se nós
não dermos atenção a estes sintomas e não pararmos para recarregar nossa força
elétrica, os sintomas podem piorar para fadiga extrema, depressão, ansiedade,
enxaqueca, dormência e dor crônica em áreas fracas.
Com a polaridade revertida, o
sistema de auto-preservação torna-se inativo. Os sinais elétricos usuais para o
sistema imunológico parecem destruir ao invés de proteger.
Alguns principais sintomas de CRP
tem um paralelo exato com os sintomas de ADHD; por exemplo, memória recente
fraca e problema de concentração.
De acordo com diagnóstico da
Associação de Psiquiatria Americana, o diagnóstico de ADD e ADHD requer 9 sintomas de falta de atenção e
9 de hiperatividade/impulsividade,
que podem desenvolver antes dos 7 anos e persistir por no mínimo 6 meses e que
sejam suficientemente severos para interferir nas atividades sociais e
escolares normais:
Falta de Atenção
1. Prestam pouca atenção aos
detalhes e cometem erros sem se importarem
2. Têm dificuldades de prestar
atenção
3. Não escutam as pessoas
4. Não possuem continuidade nas
tarefas sem terminá-las
5. Têm dificuldades de
organização
6. Evitam atividades com um substancial
esforço mental ou concentração
7. Freqüentemente perdem coisas
necessárias na escola e em outras atividades diárias
8. Ficam distraídos facilmente
9. Freqüentemente se esquecem de
atividades rotineiras.
Hiperatividade/Impulsividade
1. Freqüentemente irrequietos e
retorcendo
2. Freqüentemente abandonam o
assento quando deveriam permanecer assentados
3. Sempre correndo e subindo em
lugares impróprios
4. Têm dificuldades em se
encaixar em jogos mais moderados ou em outras atividades
5. Estão sempre em movimento como
se tivessem um motor
6. Falam demais
7. Soltam respostas
prematuramente
8. Têm dificuldades em aguardar a
vez
9. Freqüentemente interrompem e
atrapalham os outros.
Segundo Keith R. Smith, a polaridade reversa crônica é
contagiosa, não causada por germes mas pela proximidade. Se você colocar uma
bateria carregada próxima a uma descarregada, a bateria carregada perderá
carga. Da mesma forma, crianças circundadas por pais estressados (CRP), ou no
útero de tais mães, podem ter sua polaridade revertida inconscientemente pelos
pais. Isso freqüentemente ocorre antes do nascimento e continuam à medida que a
criança desenvolve sem intervenção para quebrar o ciclo. Ele prevê que
pesquisadores vão provar que isso cria desequilíbrio químico no cérebro e desordem
nervosa desencadeando os sintomas já mencionados.
Resumo
Na pesquisa sobre as Crianças
Índigo, alguma coisa se tornou quase aparente para nós: mesmo embora estas
crianças formem um grupo relativamente novo, sua sabedoria sem idade está nos
mostrando um nova e mais amável maneira de estar, não só com elas mas com cada
um de nós.
(Traduzido, adaptado e
gentilmente cedido por Dailton Menezes, junho 2001.)
Alguns Links para o Assunto
"Through the Eyes of a
Child" - conjunto de 2 fitas de video de Drunvalo Melchizedek (somente em
inglês). Ou, se você for aluno da FOL/Brasil e morar em São Paulo, consulte-nos
para se associar e poder acessar o arquivo de vídeos de nossa videoteca.
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O que é uma Criança Índigo?
Novas Crianças - Novos Homens
Uma Criança Índigo é aquela que
apresenta um novo e incomum conjunto de atributos psicológicos e mostra um
padrão de comportamento geralmente não documentado ainda. Este padrão tem
fatores comuns e únicos que sugerem que aqueles que interagem com elas (pais em
particular) mudam seu tratamento e orientação com objetivo de obter o
equilíbrio. Ignorar esses novos padrões é potencialmente criar desequilíbrio e
frustração na mente desta preciosa nova vida.
Existem vários tipos de Índigos,
mas na lista a seguir nós podemos dar alguns dos padrões de comportamento mais
comuns:
Elas vêm ao mundo com um
sentimento de realeza e freqüentemente agem desta forma.
Elas têm um sentimento de
"desejar estar aqui" e ficam surpresas quando os outros não
compartilham isso.
Auto-valorização não é uma grande
característica. Elas freqüentemente contam aos pais quem elas são.
Elas têm dificuldades com
autoridade absoluta sem explicações e escolha.
Elas simplesmente não farão
certas coisas; por exemplo, esperarem quietas é difícil para elas.
Elas se tornam frustradas com
sistemas ritualmente orientados e que não necessitam de pensamento criativo.
Elas freqüentemente encontram uma
melhor maneira de fazer as coisas, tanto em casa como na escola, o que as fazem
parecer como questionadores de sistema (inconformistas com qualquer sistema).
Elas parecem anti-sociais a menos
que estejam com outras do mesmo tipo. Se não existem outras crianças com o
nível de consciência semelhante em volta, elas freqüentemente se tornam
introvertidas, sentindo-se como se ninguém as entendesse. A escola é
freqüentemente difícil para elas do ponto de vista social.
Elas não responderão à pressão
por culpa do tipo: "Espere até seu pai chegar e descobrir o que você
fez".
Elas não são tímidas em fazer
você perceber o que elas precisam.
Tipos de Crianças Índigo
Existem quatro tipos diferentes
de Índigos e cada um tem uma proposta:
Humanista: Primeiro, existe o
Índigo Humanista que vai trabalhar com as massas. Eles serão os futuros
doutores, advogados, professores, vendedores, executivos e políticos. Vão
servir as massas e são hiperativos. São extremamente sociais. Conversam com
todo mundo e fazem amizade facilmente. São desastrados do ponto de vista motor
e hiperativo, como dito anteriormente, e de vez em quando, eles vão dar com a
cara nos muros, pois esquecem de pisar no freio. Eles não sabem brincar com
apenas um brinquedo. Ao invés disso, trazem todos para fora e os espalham. Às
vezes, não tocam na maioria destes. São do tipo que têm que ser permanentemente
lembrados pois freqüentemente se esquecem das ordens simples e se distraem. Por
exemplo, você pede para eles arrumarem o quarto. Eles começam a arrumar e de
repente encontram um livro e começam a ler porque são leitores ferozes. Certa
vez, eu estava em um vôo onde estava uma criança de cerca de 3 anos que estava
aprontando. Sua mãe deu-lhe o panfleto de segurança do avião e ele o abriu todo
com todas as figuras. Ele permaneceu sentado, muito sério como se estivesse
lendo, muito sério e intenso na concentração. Ele estudou o folheto por uns
cinco minutos e eu sabia que ele não poderia ler mas ele pensava que ele
estava. Este é o típico Índigo Humanista.
Conceitual: Os Índigos
Conceituais estão mais para projetos do que para pessoas. Serão os futuros
engenheiros, arquitetos, projetistas, astronautas, pilotos e oficiais
militares. Eles não são desajeitados, ao contrário, são bem atléticos como
crianças. Eles têm um ar de controle e a pessoa que eles tentam controlar na
maioria das vezes é a mãe se são meninos. As meninas tentam controlar os pais.
Se eles são impedidos de fazer isso, existe um grande problema. Este tipo de
Índigo tem tendência para outras inclinações, especialmente as drogas na
puberdade. Os pais precisam observar bem o padrão de comportamento dessas
crianças quando elas começarem a esconder ou a dizer coisas tais como,
"Não chegue perto do meu quarto": é exatamente quando os pais precisam
se aproximar mais.
Artista: Este tipo de Índigo é
muito mais sensível e freqüentemente menor em tamanho, embora isso não seja uma
regra geral. Eles são mais fortemente ligados às artes. Eles são criativos e
serão os futuros professores e artistas. Em qualquer campo que eles se dediquem
será sempre pelo lado criativo. Se eles entrarem na medicina, eles se tornarão
cirurgiões ou pesquisadores. Quando eles entrarem nas artes, eles serão o ator
dos atores. Entre 4 a 10 anos eles podem pegar até 15 diferentes artes
criativas - fazer uma por cinco minutos e encostar. Portanto, se diz às mães de
artistas e músicos, "Não compre instrumentos, mas alugue". O Índigo
Artista pode trabalhar com até 5 instrumentos diferentes e então, quando eles
entrarem na puberdade, escolherão um campo e se empenharão para se tornarem
artistas nessa especialização.
Interdimensional: O Índigo
Interdimensional é muito maior do que os demais Índigos, do ponto de vista de
estatura. Entre 1 e 2 anos de idade você não pode dizer nada para eles. Eles
dizem: "Eu já sei. Eu posso fazer isso. Deixe-me sozinho". Eles serão
os que trarão novas filosofias e espiritualidade para o mundo. Podem ser mais
valentões porque são muito maiores e também porque não se encaixam no padrão
dos outros três tipos.
Dicas para reconhecer os Índigos
Os autores listam as seguintes
características para ajudar a identificar se sua criança é um Índigo:
Tem alta sensibilidade
Tem excessivo montante de energia
Distrai-se facilmente ou tem
baixo poder de concentração
Requer emocionalmente
estabilidade e segurança de adultos em volta dela
Resiste à autoridade se não for
democraticamente orientada
Possui maneiras preferenciais no
aprendizado, particularmente na leitura e matemática
Podem se tornar frustrados
facilmente porque têm grandes idéias, mas uma falta de recursos ou pessoas para
assistirem pode comprometer o objetivo final
Aprendem através do nível de
explicação, resistindo à memorização mecânica ou serem simplesmente ouvintes.
Não conseguem ficar quietas ou
sentadas, a menos que estejam envolvidas em alguma coisa do seu interesse.
São muito compassivas; têm muitos
medos tais como a morte e a perda dos amados
Se elas experimentarem muito cedo
decepção ou falha, podem desistir e desenvolver um bloqueio permanente.
Problemas que os Índigos Podem
Experimentar:
Elas demandam mais atenção e
sentem que a vida é muito preciosa para deixar escapar. Elas querem que as
coisas aconteçam e freqüentemente forçam situações para realizarem o desejado.
Os pais facilmente caem em armadilhas de fazer para a criança ao invés de
desempenhar um papel na modelagem ou no compartilhamento. Uma vez que aconteça
os pais serão apenas fantoches.
Estes emissários podem tornar-se
emocionalmente irritados por pessoas que não entendam o fenômeno Índigo. Eles
não podem compreender porque as pessoas operam em modalidades não baseadas no
amor. Porém, elas são extremamente resistentes e hábeis para ajudar crianças
carentes, embora esta ajuda seja freqüentemente rejeitada. Quando jovens, eles
podem ter problemas de ajustamento com outras crianças.
As Crianças Índigo são
freqüentemente tituladas como tendo ADD (Attention Deficit Disorder) ou alguma
forma de hiperatividade. Em muitos casos são tratados com química quando
deveriam ser tratados de forma diferente.
O que podemos fazer?
Estas crianças estão aqui para
nos ajudar na transformação do mundo. Portanto, nós precisamos aprender com
elas, principalmente escutando-as e observando-as. Não obstante, estamos
relacionando algumas regras básicas que precisamos observar para não tolhermos
o brilho dessas crianças:
Trate os Índigos com respeito.
Honre sua existência na família.
Ajude-os a criar suas próprias
soluções disciplinadas.
Dê a eles escolha em tudo.
Nunca os diminua, nunca.
Sempre explique o por quê de você
dar instruções. Escute essas explicações por você mesmo. Não parece estúpida a
expressão "porque eu disse que deve ser assim"? Se você concorda com
a estupidez de expressões assim, então reconsidere suas instruções e as mude.
Eles o respeitarão por isso e esperarão. Mas se você der a eles ordens
autoritárias e ditatoriais sem bondade e razões sólidas, essas crianças o
derrotarão. Elas simplesmente não vão obedecer e o que é pior, elas vão dar uma
lista de motivos que desclassificam suas intenções. Algumas vezes suas razões
podem ser simples, como por exemplo, "porque isso vai me ajudar hoje pois
estou realmente cansado". A honestidade vencerá como nunca antes. Eles vão
pensar sobre isso e acatarão.
Faça deles um parceiro no
relacionamento. Pense bastante sobre este aspecto.
Quando crianças, explique tudo
que você estiver fazendo para eles. Eles podem não entender, no entanto, eles
perceberão sua consciência e honra por eles. Esta é uma tremenda dica antes
deles aprenderem a falar.
Se problemas sérios desenvolverem,
teste-os antes de iniciar tratamento baseado em drogas.
Provenha segurança no seu suporte
a eles. Evite crítica negativa. Sempre deixe-os saber que você os apoiará em
todos os momentos. Eles crescerão de encontro com suas verbalizações e irão
surpreendê-lo durante o processo. Então, celebrem juntos. Não os faça
simplesmente realizar, mas permita que eles façam com encorajamento.
Não os diga quem eles são, ou o
que eles vão ser no futuro. Eles sabem melhor que você. Deixe que eles decidam
suas áreas de interesse. Não os force a entrar em algum ofício familiar ou em
algum tipo de negócio porque isso é que a família vem desempenhando por
gerações. Estas crianças absolutamente não serão seguidores.
Dicas no relacionamento com
Índigos
Os Índigos são abertos e
honestos, isso não é uma vulnerabilidade mas a maior força. Se você não for
aberto e honesto com eles, mesmo assim eles serão com você, no entanto, eles
não o respeitarão.
Marasmo pode trazer arrogância
para os Índigos, portanto não os deixe cair no marasmo. Se eles agem de forma
arrogante, isso significa que eles precisam de novos desafios e novos limites.
Alimente seus cérebros mantendo-os ocupados da melhor forma possível.
Pais, professores e orientadores
devem estar aptos para definir e manter limites claros, ainda que
suficientemente flexíveis para mudar e ajustar esses limites quando necessário,
baseados no crescimento emocional e mental, pois os Índigos crescem rápido. Ser
firme mas justo é necessário para a segurança deles e para nossa.
A mensagem dada e transmitida
pelos adultos deve ser mais prazerosa do que dolorosa, e mais baseada no amor
do que no medo.
Mantenha a criança informada e
envolvida.
Evite mal-entendidos simplesmente
dando explicações.
Não perca a paciência com sua
criança.
Evite dar ordem (verbos no
imperativo). Ao invés de ordens verbais, utilize o toque para chamar a atenção
deles. Eles são muito sensíveis ao tato (toque no ombro, aperto de mão, abraço,
etc).
Mantenha sua palavra.
Negocie com cada situação.
Não esconda nada e não use
linguagem abusiva.
Deixe sua emoção mostrar amor e
não ódio.
Se uma repreensão é dada, crie
situações de dar um tempo ou folga.
Discuta a situação geradora da
repreensão após seu término.
Depois de tudo, sempre reúna com
a criança e reveja se houve um aprendizado e crescimento após a repreensão.
Importante:
Lembre-se que punição não
funcionará com essas crianças. Punição é diferente de repreensão. Punição é
baseada na culpa enquanto que repreensão é baseada num crescimento ou
melhoramento.
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