Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil

Restinga_Zacarias_Maricá_RJ_Brasil
Av Central e Av Litoranea

Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

MARICÁ - RESTINGA - II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses


II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses
 
O Instituto Vital Brazil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, realiza o II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses - Fitoquímica e Bioatividade, nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Para o evento, são esperados alunos, professores, pesquisadores e pessoas que se interessam ou desenvolvam trabalhos nas áreas de etnobotânica, fitoquímica, biotecnologia e atividade biológica com as plantas das restingas. Vagas limitadas! 

O evento tem como principal objetivo ser um espaço para o debate e a divulgação do potencial fitoquímico e de substâncias bioativas das plantas das restingas. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas

 AQUI


O simpósio também contará com apresentação de trabalhos científicos. Para participar, envie seu resumo para floradarestingafluminense@gmail.com até o dia 1 de setembro. Os cinco melhores farão apresentação oral durante o evento. 

Consulte aqui as normas para envio do resumo.
II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses
A elaboração do texto dos resumos deverá atender às seguintes normas de formatação:
Título
O título deve ser Informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado, seguindo do(s) nome(s) do(s) autor(es) e sua(s) respectiva(s) instituição(ões) indicada(s) por números correspondentes. E-mail para contato deve vir após as filiações.
Texto
Parágrafo único, com margens justificadas a 2,5cm e formato A-4, editado em Word for Windows (.doc), fonte Times New Roman, tamanho 12;
Conter até 2500 caracteres (incluindo espaços) e estruturado com introdução, metodologia, resultados e conclusões;
Nomes científicos devem ser grafados em itálico, acompanhados do nome do autor da espécie;
Outros grifos, tais como negrito ou sublinhado, não deverão ser utilizados;
Tabelas, gráficos, citações ou referências bibliográficas, não deverão constar no texto;
Instituições de fomento devem constar no final do texto, entre parêntesis;
Incluir no final do texto três palavras-chave;
Ao final do resumo indicar a sessão temática em que o trabalho será apresentado;
Para melhor visualização das normas de elaboração do texto, ver modelo de resumo.
Sessões temáticas:
Etnobotânica
Fitoquímica
Atividade Biológica
Biotecnologia

Modelo de Resumo

PLANTAS MEDICINAIS E SEUS USOS: LEVANTAMENTO PRELIMINAR EM UMA FEIRA LIVRE EM NEVES, SÃO GONÇALO, RJ.

Ana Paula de Souza da Silva Melila¹ & Maria Cristina Ferreira dos Santos² ¹Licencianda do Curso de Ciências Biológicas, FFP/UERJ, ²Prof. Assistente do DCIEN/FFP/UERJ.
(napaulamel@hotmail.com)

Os estudos etnobotânicos no Brasil são de fundamental importância uma vez que seu território possui uma grande diversidade vegetal, muito ainda desconhecida quanto a sua aplicabilidade. O município de São Gonçalo tem cerca de um milhão de habitantes e área de 249 km², sendo a comercialização de plantas medicinais e ritualísticas nas feiras livres uma prática comum. Este trabalho foi realizado em junho de 2010 a partir das informações de entrevistas semiestruturadas realizadas com três erveiros que comercializavam plantas na feira livre que ocorre aos domingos no bairro de Neves. A cada erveiro foi perguntado: quais eram as 10 plantas mais vendidas, as partes das plantas comercializadas, indicações terapêuticas, modos de preparo e frequência de consumo; onde eram adquiridas as plantas e como eram conservadas; qual era o perfil dos consumidores e se os erveiros conheciam alguma planta tóxica. As plantas de uso medicinal citadas como mais vendidas pelos erveiros foram coletadas e depositadas no herbário RFFP. Foram coletadas 12 espécies medicinais: alcachofra (Asteraceae), alecrim (Rosmarinus officinalis L.), alfavaca (Ocimum sp.), assa-peixe (Vernonia sp.), carqueja (Baccharis sp.), chapéu-de-couro (Echinodorus sp.), ervacidreira (Lippia sp.), erva-baleeira (Cordia sp.), erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides L.), ervamacaé (Leonurus sibiricus L.), espinheira-santa (Sorocea sp.) e guaco (Mikania sp.). Segundo os depoimentos dos erveiros a parte mais usada das plantas é a folha, o modo de preparo na maioria dos casos é o chá e as indicações variam de acordo com as plantas, como por exemplo: alcachofra para diminuir o colesterol, carqueja para males do fígado e erva-baleeira para os pulmões. A frequência de uso de acordo com dois erveiros pode ser diária e para o outro só quando necessário. As plantas são adquiridas em outros mercados de ervas de grande porte, são conservadas secas ou em geladeiras e o perfil dos consumidores é predominantemente mulheres de 40 a 60 anos. Um feirante citou a erva-macaé e outro a buchinha-do-norte como apresentando efeito tóxico. Os resultados deste trabalho contribuem para o conhecimento das plantas medicinais vendidas em feiras livres em São Gonçalo e para uma primeira aproximação aos saberes
tradicionais mobilizados para o seu uso, inserindo-se no contexto das relações entre a sociedade e o ambiente (FAPERJ).

Palavras-chave: etnobotânica, feiras livres, plantas medicinais.
Área de conhecimento: Etnobotânica
Instruções para elaboração e apresentação do painel
Medida: 90cm (largura) x 120cm (altura).
Os pôsteres deverão ser afixados na data, hora e local a serem divulgados pela Comissão Organizadora.
Ao menos um dos autores (autor e/ou co-autor) deverá permanecer ao lado do pôster, no período determinado a sua apresentação.
Os certificados de apresentação de trabalho serão entregues apenas mediante a presença do apresentador do pôster no período estipulado.
O pôster deverá ser retirado ao final de cada sessão de apresentação, para disponibilizar o espaço para a Comissão Organizadora.
A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos pôsteres cujos autores não procederam à retirada no horário estipulado.
Instruções para as apresentações orais
As apresentações serão realizadas dentro da sessão temática pertinente.
A duração total de cada apresentação será de 15 minutos, sendo 10 minutos para exposição oral e 5 minutos para discussão.
A apresentação deverá ser feita em Power Point versão 2003. Não serão aceitas apresentações com slides e/ou transparências.
O auditório (CDL) fica na Rua Gerenal Andrade Neves, 31, Centro.
17/07/2012
II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses
O Instituto Vital Brazil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, realiza o II Simpósio Flora das Restingas Fluminenses - Fitoquímica e Bioatividade, nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Para o evento, são esperados alunos, professores, pesquisadores e pessoas que se interessam ou desenvolvam trabalhos nas áreas de etnobotânica, fitoquímica, biotecnologia e atividade biológica com as plantas das restingas. Vagas limitadas!
O evento tem como principal objetivo ser um espaço para o debate e a divulgação do potencial fitoquímico e de substâncias bioativas das plantas das restingas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI.
O simpósio também contará com apresentação de trabalhos científicos. Para participar, envie seu resumo para floradarestingafluminense@gmail.com até o dia 1 de setembro. Os cinco melhores farão apresentação oral durante o evento. Consulte aqui as normas para envio do resumo.
O auditório (CDL) fica na Rua Gerenal Andrade Neves, 31, Centro.
Veja abaixo a programação:
17 de outubro de 2012
Horário
Palestrante
Tema
09h – 9h45
Drª Dorothy Sue Dunn de Araújo (JBRJ)
As Restingas Fluminenses
9h45 – 10h30
Drª Alice Sato (UNI-RIO)
Estudos integrados da Flora da Restinga
10h30 – 10h45
Coffee Break

10h45 – 12h
Drª Deborah Quintanilha Falcão (UFF)
Drª Samanta Cardozo Mourão (UFF)
Tecnologia Farmacêutica: Novos produtos
de plantas  da  Restinga de Jurubatiba, RJ
12h – 14h
Almoço

14h – 15h30
Apresentação dos 5 melhores Trabalhos

15h30 – 15h45
Coffee Break

15h45 – 17h30
Mesa Redonda
Dr. Alphonse Kelecom (UFF)
Drª Adriana Passos Oliveira (UEZO)
Drª Maria Denise Feder (UFF)
Drª Priscila Vieira Pontes (UFRJ)
Passado, presente e futuro dos
estudos fitoquímicos e de bioatividade das
plantas do Parque Nacional
da Restinga de Jurubatiba
18 de outubro de 2012
** Os participantes presentes no evento concorrem a uma visita a Restinga de Maricá (Área de Proteção Ambiental de Maricá), das 8h às 13h.
 O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Inscrições: ficha de inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos injúria, calúnia ou difamação nos comentários. A moderação será usada apenas nestes casos. Agradecemos a colaboração dos usuários.
O comentário não representa a opinião do blog, a responsabilidade é do autor da mensagem.